(014) - O UNIGĂNITO DE DEUS
Jesus Ă© chamado na BĂblia de UnigĂȘnito Filho de Deus, isto Ă©, Ășnico Filho gerado por Deus, e Ă© chamado tambĂ©m de primogĂȘnito, isto Ă©, o primeiro de uma sĂ©rie de filhos de Deus. âPorque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigĂȘnito, para que todo aquele que nele crĂȘ nĂŁo pereça, mas tenha a vida eternaâ (Jo. 3:16 ).
Deus, o Pai, sĂł gerou um Filho, Jesus Cristo, e sĂł tinha um Filho, atravĂ©s do qual poderia ser conhecido. âDeus nunca foi visto por alguĂ©m. O Filho unigĂȘnito, que estĂĄ no seio do Pai, esse o fez conhecerâ (Jo. 1:18). Este verso do Evangelho de JoĂŁo revela que Deus, o Pai, nunca se deu a conhecer pessoalmente aos homens, e sĂł atravĂ©s do seu Filho UnigĂȘnito seria conhecido. E nĂŁo foi MoisĂ©s que tornou pĂșblico e conhecido o nome de Deus Pai, mas Jesus Cristo, o Filho unigĂȘnito. âE eu lhes fiz conhecer o teu nome, e continuarei a dar-lhes a conhecer o teu nome, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles estejaâ (Jo. 17:26). TambĂ©m a salvação sĂł é possĂvel atravĂ©s da fĂ© no Filho unigĂȘnito de Deus. âQuem crĂȘ nele nĂŁo Ă© condenado, mas quem nĂŁo crĂȘ jĂĄ estĂĄ condenado; porquanto nĂŁo crĂȘ no nome do unigĂȘnito Filho de Deus.â (Jo. 3:18).
O apĂłstolo JoĂŁo declara que o homem sĂł pode se tornar filho de Deus a partir da fĂ© em Jesus Cristo, e quem crĂȘ recebe poder para se tornar filho de Deus, isto Ă©, nĂŁo Ă© Deus que engendra os prĂłprios filhos. âMas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crĂȘem no seu nome; Os quais nĂŁo nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varĂŁo, mas de Deus.â (Jo. 1:12,13) JoĂŁo, neste texto, revela que os nascidos da carne e do sangue e da vontade do varĂŁo, nĂŁo sĂŁo nem podem ser filhos de Deus. A fĂ© em Jesus leva o homem a nascer do EspĂrito e receber o poder de se tornar filho de Deus. âJesus disse: Na verdade, na verdade te digo que aquele que nĂŁo nascer de novo, nĂŁo pode ver o reino de Deusâ( Jo. 3:3)
Se Jesus Ă© o unigĂȘnito, nĂŁo pode ser primogĂȘnito. Seria contradição. Por que o ApĂłstolo Paulo afirma que Jesus Ă© o primogĂȘnito dos filhos de Deus ? âPorque os que dantes conheceu tambĂ©m os predestinou para serem conformes Ă imagem de seu Filho, afim de que ele seja o primogĂȘnito entre muitos irmĂŁos.â (Rm. 8:29) . Como explicar o impasse? Paulo nos dĂĄ uma chave em Cl. 1:18 âE ele Ă© a cabeça do corpo da Igreja; Ă© o princĂpio e o primogĂȘnito dentre os mortos.â Jesus Ă© o primogĂȘnito na Igreja, para os cristĂŁos, mas para o universo e este mundo, para todos os homens Ă© unigĂȘnito. Jesus Ă© unigĂȘnito como Verbo encarnado. âE o Verbo se fez carne, e habitou entre nĂłs, e vimos a sua glĂłria, como a gloria do unigĂȘnito do Pai, cheio de graça e de verdade.â (Jo 1:14) E Jesus Ă© primogĂȘnito dentre os mortos, isto Ă©, o primeiro a ressuscitar para a eternidade, como disse Paulo: âIsto Ă©, que Cristo devia padecer, e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentio.â (Atos 26:23)
Fica assim esclarecido o mistĂ©rio. Cristo Ă© unigĂȘnito porque Ă© o Ășnico gerado por Deus, e Ă© primogĂȘnito na Igreja ressuscitando dos mortos, e nĂłs sĂł seremos seus irmĂŁos se ressuscitarmos como ele ressuscitou, por isso diz Paulo: âSepultados com ele no batismo, nele tambĂ©m ressuscitastes pela fĂ© no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortosâ (Cl. 2:12).
Fica bem claro e provado no Novo Testamento que o Pai sĂł teve um Filho semelhante aos homens, que Ă© Jesus Cristo, e que os homens sĂł se tornam filhos de Deus crendo em Jesus, recebendo-o como Salvador, sendo sepultados com ele para serem ressuscitados com ele e viverem uma nova vida, isto Ă©, vida igual a que Jesus viveu. (Rm. 8:29). E JoĂŁo diz: âAquele que estĂĄ nele, tambĂ©m deve andar como ele andou.â (1Jo. 2:6). âPorque qual ele Ă©, somos nĂłs tambĂ©m neste mundo.â (IJo. 4:17).
Se sĂł a partir de Jesus Cristo os homens podem se tornar filhos de Deus, como explicar que Elohim (Deus), ou JeovĂĄ, tinham tantos filhos antes de Jesus vir a este mundo? Os filhos de Elohim e os filhos de JeovĂĄ do Velho Testamento nĂŁo sĂŁo os filhos de Deus do Novo Testamento. Se JeovĂĄ e Elohim sĂŁo dois nomes do mesmo Deus permanece o dilema. O Deus que tinha filhos no Velho Testamento nĂŁo Ă© o mesmo Deus do Novo Testamento que sĂł teve um, por isso chamado de UnigĂȘnito. Aqueles filhos de Deus, antes de Cristo, nĂŁo eram gerados pela palavra do Evangelho, mas pela lei de JeovĂĄ, que Pedro chama de semente corruptĂvel. âSendo de novo gerados, nĂŁo de semente corruptĂvel, mas da incorruptĂvel, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.â (I Pd 1:23). A lei Ă© a palavra corruptĂvel porque produz as paixĂ”es dos pecados (Rom.7:5).
Vamos transcrever textos do Velho Testamento que revelam que aquele Deus tinha filhos sem serem gerados por Jesus. âViram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.â (Gn. 6:2) Estes filhos de Deus eram corruptos e foram destruĂdos por seu pai no DilĂșvio (Gn. 6:7). Isto aconteceu antes da lei. Vejamos depois da lei. âFilhos sois de JeovĂĄ vosso Deus.â(Dt.14:1) âEsqueceste-te da Rocha que te gerou, e em esquecimento puseste o Deus que te formou. O que, vendo JeovĂĄ, os desprezou, provocado a ira contra seus filhos e filhas.â (Dt. 32:18,19) â Ouvi, Ăł cĂ©us, e presta ouvidos, tu Ăł terra, porque fala JeovĂĄ: Criei filhos, e exalcei-os, mas eles prevaricaram contra mim.â (Is. 1:2)
O Velho Testamento estĂĄ cheio de textos que revelam os filhos de JeovĂĄ, que nĂŁo sĂŁo os mesmos filhos de Deus que sĂŁo gerados a partir de Jesus. Ora, pais diferentes tĂȘm filhos diferentes. Os filhos de JeovĂĄ, gerados na carne nĂŁo sĂŁo os filhos de Deus Pai, gerados pelo Espirito Santo. âNĂŁo sĂŁo os filhos da carne que sĂŁo filhos de Deus, mas os filhos da promessaâ (Rm. 9:8). E JeovĂĄ declara que Ă© o Deus de toda a carne (Jr. 32:27).
Amigo leitor, escolha o Pai certo, e nĂŁo o Pai destruidor que Ă© JeovĂĄ.
Â
Autoria Pastor Olavo S. Pereira
Â
Â
Â
FOLHETO NÂș14 DA SĂRIE
DESCOBRINDO A VERDADE
Â
LEIA O LIVRO - JEOVĂ FALSO DEUS?
Cx.Postal 1555 CEP 18.130-990 - SĂŁo Roque - SP
