(479) – JEOVÁ E O ABISMO – II

JEOVÁ  E  O  ABISMO  2

Vimos no estudo no1, que o abismo é criação de Jeová, pois ele declara que criou a terra: “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gn.1:1). Como a teologia e os cristãos entendem que Deus é Jeová, ele é o criador da terra e dos planetas, etc. Há outros textos em que Jeová declara ser o criador da terra(Is.42:5; 45:12; Jr.27:5). E Jeová cobriu a terra com o abismo como a um vestido (Sl.104:5-6).Salomão diz que Jeová passou o compasso sobre a face do abismo (Pv.8:26-27). E Jeová fortificou as fontes do abismo (Pv.8:28). Em Gn.1:2, lemos que havia trevas sobre a face do Abismo, logo o abismo, que é a terra em que vivemos, é um lugar de escuridão e trevas totais. O dicionário diz que o abismo é um fosso negro. Pois Jeová declara que este abismo e todos os que nele habitam são dele (Sl.24:1).Jeová dá tanto valor a este abismo, que repete muitas vezes que lhe pertence. Querem ver? “Agora pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a meu concerto, então sereis a minha propriedade particular dentre todos os povos, porque a terra é minha” (Ex.19:5). Jeová não sabia que o abismo é o lugar só de mortos? O abismo é um imenso cemitério, pois quando Jesus desceu a este mundo, desceu ao abismo que é o lugar dos mortos         (Rm.10:7).

E Jeová reina no abismo? Reina sobre os mortos? O reino de Israel, fundado por Jeová 1.650 anos antes de Cristo, era reino de mortos? Paulo diz: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” (Rm.5:12). E continua falando o grande apóstolo: “Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só — Jesus Cristo” (Rm.5:17). E continua Paulo: “Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” (I Co.15:21-22).

O reino de Deus, estabelecido por Jesus Cristo, é formado por vivos, pois quem crê em Cristo e no Pai que o enviou, passou da morte para a vida (Jo.5:24). É por isso que o evangelista Lucas diz: “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus” (Lc.16:16). Está certo Lucas, pois os mortos não participam das coisas dos vivos. Moisés era morto, Josué era morto, os doze filhos de Jacó eram todos mortos. As doze tribos de Israel, que levam os nomes dos filhos e netos de Jacó, são formadas de mortos. O reino de Davi era feito de mortos, e Jeová é o deus dos mortos.

Como a terra é o abismo, e o abismo é o lugar dos mortos, como o prova a Escritura Sagrada, o templo de Salomão era um necrotério, e a glória de Jeová estava lá dentro (I Rs.8:6, 10-11). Nessa hora Salomão declara que Jeová habitava nas trevas (I Rs.8:12-13). As trevas são a morte (Sl.107:10).

O que choca o leitor da Bíblia é que Jeová, que é El Shaday, o Todo poderoso, abençoa com as bênçãos do abismo, isto é, bênção dos mortos. O texto diz: “Pelo deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-poderoso, o qual te abençoará com as bênçãos dos céus de cima, com as bênçãos do abismo que está embaixo, com as bênçãos dos peitos e da madre” (Gn. 49:25). São estas as palavras de Jacó para abençoar José (Gn.49:25-26). Antes de morrer Jacó abençoou todos os filhos. As bênçãos dos céus de cima era a eleição de Jeová (Gn.37:4-11). As bênçãos do abismo que vieram de baixo, foram, por exemplo, José cair nas graças de Faraó, e ser colocado como governador do Egito, por ter interpretado o sonho das sete vacas gordas e sete vacas magras, que eram sete anos de fartura, e sete anos de fome que viriam sobre a terra. Por que essas bênçãos de Faraó são bênçãos do Abismo que está em baixo? (Gn.41:1-4, 28-33). As bênçãos são do abismo, porque Faraó é o grande dragão(Ez.29:3). E o grande dragão é Satanás: “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo, e Satanás, que engana a todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Ap.12:9).

Mas, quem é que comanda as bênçãos do abismo, que são as bênçãos de Satanás? El Shaday, o Todo poderoso. Quais são as bênçãos do abismo, que vêm de Satanás com a ordem de El Shaday? Ouro, prata, poder, glória, governo deste mundo, ou melhor, do abismo.

Não há duvida que foi El Shaday quem mandou Satanás oferecer as bênçãos do abismo: “E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero; portanto, se tu me adorares, tudo será teu” (Lc.4:5-8). Jesus simplesmente disse: Vai-te Satanás.

Jesus não aceitou e os cristãos andam atrás das bênçãos do abismo, que é exatamente o plano e a vontade de Jeová, o El Shaday!

 

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário