(701) – LIVRE ARBÍTRIO

O homem, no paraíso, não tinha livre arbítrio, pois Deus disse: “De toda a árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn.2:16-17). Logo, o homem não tinha livre arbítrio. A serpente sugeriu à mulher, a rebelião. O homem, para poder comer da árvore da vida não pode ter livre arbítrio, pois, quem tem livre arbítrio não dá satisfação de seus atos; e nós damos satisfação a Deus. O homem tem realmente livre arbítrio?

1)  Todo o que tem livre arbítrio faz o que quer, mas o homem não faz o que quer, pois diz o apóstolo Paulo: “Porque o que faço não o bem que quero, mas o mal que não quero, isso faço” (Rm.7:15). Logo, o homem não tem livre arbítrio.

2)  O que tem livre arbítrio, queira ou não queira, obra, ou deixa de obrar, mas isto não é próprio do homem, pois diz o apóstolo Paulo: “Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece” (Rm.9:16). Logo, o homem não tem livre arbítrio.

3)  Livre arbítrio é moto próprio, logo o que é movido por outro não é livre. Deus move as vontades: “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão de Iahweh; a tudo o que quer o inclina” (Pv.21:1). Deus o dirige para onde quer. E Paulo diz: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Fp.2:13). Logo, o homem não tem livre arbítrio.

4)  Quem tem livre arbítrio é dono dos seus atos, coisa que não está no homem, pois diz: Jeremias: “Eu sei, ó Iahweh, que não é do homem o seu caminho, nem é do homem que caminha, o dirigir os seus passos” (Jr.10:23). Logo, o homem não tem livre arbítrio.

5)  Não está ao nosso alcance, o próprio modo de ser; pois, o homem é produto do meio, logo não tem livre arbítrio. Exemplo: Em Sodoma todos eram sodomitas. Antes do dilúvio todos eram maus: “E viu Iahweh que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se Iahweh de ter feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. E disse Iahweh: Destruirei de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave do céu; porque me arrependo de os haver feito” (Gn.6:5-7). Logo, o homem não tem livre arbítrio. Nos nosso dias a moda dita o comportamento: A moda é mini-saia, todas usam. A moda é biquíni, todas usam. A moda é balada, todos vão. A moda é mulher usar roupa de homem, todas usam. Etc.

6)  Os homens são movidos em seu comportamento, ou pelo Espírito de Deus, ou por espíritos das trevas: “Em que, noutro tempo, andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também” (Ef.2:1-3). O homem não quer pecar mas peca, logo, não tem livre arbítrio.

7)  O que foi que o diabo deu aos homens? Uma ilusão. O homem pensa que é livre e não é, por isso o diabo é o pai da mentira: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo.8:44). A Bíblia diz: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer não se desviará dele” (Pv.22:6). Por que? Porque é produto ou de Deus, ou do mundo. Há pais que dizem: meu filho ou minha filha vão provar para escolher. Isto é satânico. Sabem por que Deus é santo? Porque não tem livre arbítrio. Deus não pode mentir: “Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos” (Tt.1:2).

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário