(048) – QUEM FERIU HERODES AGRIPA?

“E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal, e lhe fez uma prática. E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem. E no mesmo instante, feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus, e comido de bichos, expirou” (At. 12:21-23).

É claro que o anjo estava a serviço de alguém, pois lemos: “Anjo do Senhor”. Quem feriu Herodes para ser comido de bichos? Jesus não foi, pois João diz: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo. 3:17). Jesus não veio para julgar o mundo, mas para salvar o mundo (Jo. 12:47). Jesus não se contradiz. Seria o Pai quem mandou o anjo ferir Herodes? Que diz Paulo sobre o Deus Pai? “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem”, inclusive Herodes, logo não poderia ter matado quem quer salvar. O Espírito Santo também não foi, pois Jesus só salva e o Espírito ficou em seu lugar (Jo. 14:16, 18).

Quem feriu Herodes foi o anjo de Jeová pelos seguintes motivos:

O anjo de Jeová era contra os egípcios – Ex. 14:19-20

O anjo de Jeová era contra os cananeus – Ex. 33:2

O anjo de Jeová era contra os assírios – 2 Rs. 19:35

O anjo de Jeová não perdoa ninguém – Ex. 23:20-21

O anjo de Jeová é perseguidor e não defensor – Sl. 35:5

O anjo de Jeová se tornou inimigo do seu próprio povo – Is. 63:9u10

O anjo de Jeová aterroriza os servos de Deus – 1 Cr. 21:30

O anjo de Jeová amaldiçoa – Jz 5:23

O anjo de Jeová se transfigura em Satanás – Nm. 22:32

Todos estes fatos aconteceram antes de Jesus nascer, isto é, antes da graça. Os atos do anjo de Jeová são atos de Jeová, por isso o anjo de Jeová anuncia as obras de Jeová, como aconteceu com Moisés em Ex. 3:1-8, e também com Gideão: “Então o anjo de Jeová veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia  a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então o anjo de Jeová lhe apareceu e lhe disse: Jeová é contigo varão valoroso” (Jz. 6:11-12).

Jeová era o matador dos homens, pois os condenou à morte em Gn. 3:17-19 e Rm. 5:12. Não é de estranhar que o seu anjo seja também matador. Com referência aos que morreram comidos por vermes antes de Jesus nascer, a história registra os seguintes nomes: o filósofo grego Acasto, filho de Pélias morreu comido de bichos; o poeta Alemane, também gregoe o filósofo Ferécides, morreram comidos por vermes; Calístenes, o filósofo, e o jurisconsulto Múcio, também acabaram os seus dias comidos de bichos (Vida de Homens Ilustres de Plutarco 4: 451); Feretina, rainha de Cirene, cidade de Simão, cireneu, morreu devorada por vermes em vida; Herodes magno (39 a 4  a.C.), que construiu em quarenta e seis anos o templo de Jerusalém, rei cruel, que num acesso de ciúmes mandou matar sua mulher Mariana com seus três filhos. Foi também quem mandou matar todas as crianças de dois anos para baixo, numa tentativa de eliminar Jesus, morreu comido de bichos em vida, com todo o merecimento. Seu neto, Herodes Agripa, que mandou degolar Tiago, irmão de João (At. 12:2). Este é o rei do nosso texto inicial, que por não dar glória a Deus, morreu comido de bichos (At. 12:21-23).

Quem tinha predileção para ferir as pessoas no ventre, era Jeová. Jeorão, filho de Jeosafá, reinou em lugar de seu pai. Era porém perverso, pois matou seus seis irmãos à espada. Também, por ter casado com a filha do maligno rei Acabe, andou nos maus caminhos de Acabe. Jeová então o feriu no ventre: “E depois de tudo isto Jeová  o feriu nas entranhas com uma enfermidade incurável. E sucedeu que, depois de muitos dias, ao fim de dois anos, as entranhas saíram-lhe para fora, e morreu desta má enfermidade” (2 Cr. 21:18-19).

No Segundo livro de Macabeus, está registrada a forma pela qual morreu Antíoco Epifânio, oitavo governador da casa de Selêncidas (175- 164 a.C.) I Mac. 1:10. Excitou grande irritação do povo judeu por roubar as alfaias do templo, e levantando no Santo dos Santos a estátua de Júpiter. Proibiu a circuncisão, destruiu todos os livros sagrados e ordenou o sacrifício de suínos, ultrajes que provocaram a revolta dos macabeus. O mais ofendido de todos foi Jeová, que o feriu no ventre, “e morreu  comido de bichos, e ainda vivendo, lhe caíam as carnes em pedaços no meio das dores, sendo também tão hediondo o fétido cheiro que dele saía, que ninguém suportava” (2 Mac. 9:9).

Tudo isto lembra Is. 66:22-24, onde no novo céu e nova terra Jeová vai expor ante os olhos dos seus escolhidos os cadáveres de seus desafetos sendo comidos de bichos em meio a um fogo eterno que não se apaga. Fica assim provado que quem feriu Herodes Agripa foi Jeová, pelas mãos do seu anjo, e se o anjo de Jeová está matando no Novo Testamento, as maldições da Lei de Jeová estão em pleno vigor, e Jeová está atuando  com furor e ira.

Se Jeová está atuando desta maneira, ele não é o Pai de Jesus, pois o Pai de Jesus entregou tudo nas mãos do Filho (Jo. 3:3; 3:35).

O Pai reconciliou todos os pecadores consigo na cruz, não imputando pecado a ninguém (2 Co. 5:19). Mas Jeová imputou a Herodes Agripa. Fica assim provado também, que os salvos por Jesus Cristo são resgatados das maldições da lei e de Jeová; os outros estão expostos a essas pragas, pestes e maldições como aconteceu com Herodes.

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário