(617) – APTIDÃO

1)  A criança quando nasce tem alma e corpo como os animais, ou tem corpo, alma e espírito como diz Paulo em 1 Ts.5:23. Segundo o Velho Testamento, a criança ao nascer, só tem alma e corpo, pois no livro de Jó, lemos: “Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-poderoso os faz entendidos” (Jó.32:8). “Peso da palavra de Jeová sobre Israel: Fala Jeová, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele” (Zc.12:1). Este texto deixa claro que o espírito é formado dentro do homem depois de seu nascimento. Portanto, a criança ao nascer só tem alma e corpo. Mas o espírito é o entendimento do homem, pois Jó diz: “Eu ouvi a repreensão, que me envergonha, mas o meu espírito do meu entendimento responderá por mim” (Jó.20:3). A criança quando nasce não tem entendimento. Logo, não tem espírito, Salomão diz: “Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência; para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade; para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso” (Pv.1:2-4). “Nos lábios do sábio se acha a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de entendimento” (Pv.10:13).

2)  Há homens que até a velhice não têm entendimento: “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a ti” (Sl.32:8-9). “Como cavalos bem fartos, levantam-se pela manhã, rinchando cada um à mulher do seu companheiro. Deixaria eu de castigar estas coisas, diz Jeová, ou se não vingaria a minha alma de uma nação como esta?” (Jr.5:8-9). Quem está debaixo do poder da carne, está debaixo das maldições de Jeová. Os que são de Cristo, são guiados pelo Espírito Santo: “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Rm.8:13-14).

3)  Se Deus, o Pai, fizesse com que as crianças nascessem com corpo, alma e espírito, seria injusto, pois Caim nasceu perverso e Abel nasceu santo. Jacó nasceu puro e Esaú impuro. As crianças nascem com corpo e alma. O espírito é formado durante a vida. Porém, Jeová forma o espírito de todos: “Peso da palavra de Jeová sobre Israel. Fala Jeová, o que estende o céu e o que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele” (Zc.12:1) “Jeová fez todas as coisas para os seus próprios fins, e até o ímpio para o dia do mal” (Pv.16:4). “Jeová olha desde os céus, e está vendo a todos os filhos dos homens; da sua morada contempla todos os moradores da terra. Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras” (Sl.33:13-15). “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr.17:9). Todas as crianças recém-nascidas tem corpo e alma, mais o espírito vai sendo formado, com o seu desenvolvimento no convívio social com outras crianças e adultos: “Quem não entende por todas estas coisas que a mão de Jeová fez isto? E que está na sua mão a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana? (Jó.12:9-10). “Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora” (Rm.8:20-22).

 

Autoria: PASTOR OLAVO SILVEIRA PEREIRA

Deixe um comentário