(686) – INEXPLICÁVEL 1

1)  Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo.14:6).

Ninguém vai ao Pai a não ser através de Jesus; porque o Pai teria vindo antes dEle, e sem ser através de Jesus, e fazendo uma obra destruidora? “Esqueceste-te da rocha que te gerou, e em esquecimento puseste o Deus que te formou. O que, vendo Iahweh, os desprezou, provocando a ira contra seus filhos e suas filhas; e disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração de perversidade, filhos em quem não há lealdade. A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira; portanto eu os provocarei a zelos com os que não são povo; com nação louca os despertarei a ira. Porque um fogo se acendeu na minha ira, e ardera até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua novidade, e abrasara os fundamentos dos montes. Males amontoarei sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles. Exaustos serão de fome, comidos de carbúnculo e de peste amarga; e entre eles enviarei dentes de feras, com ardente peçonha de serpentes do pó. Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor; ao jovem, juntamente com a virgem, assim à criança de mama, como ao homem de cãs” (Dt.32:18-25).

A história de Israel e Iahweh, é uma historia de terror, aflição e morte.

2) “Tudo por meu pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho, senão o Pai, nem quem é o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Lc.l0:22). Se é só o Filho que conhece o Pai, como Iahweh veio 1600 anos antes, e dizendo que ele era o Pai? Moisés disse: “Então dirás a Faraó: Assim diz Iahweh: Israel é meu filho, meu primogênito” (Ex.4:22). Se só o Filho conhece o Pai, Moisés deu um testemunho falso. Se Deus Pai só tem um Filho e este é Unigênito, e só foi manifestado quando Jesus encamou, como Iahweh disse que ele era o único Deus e pai de Israel? “Filhos sois de Iahweh vosso Deus” (Dt.l4:l). “Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão” (Dt.32:39).

3) “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer” (Jo.1:18). Se Jesus revela o Pai na sua pessoa, quem vê Jesus, vê o Pai. Como Iahweh se apresentou fora de Jesus, Iahweh é padrasto e não Pai: “Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Felipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos Pai?” (Jo.14:8-9).

4) “Então Moisés disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Porém Iahweh disse; Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e apregoarei o nome de Iahweh diante de ti e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem me compadecer. E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. Disse mais Iahweh: Eis aqui um lugar junto a mim; ali te porás sobre a penha. E acontecera que, quando a minha glória passar, te porei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá” (Ex.33:18-23).

a)  Quem vê face de Cristo, ganha a vida eterna: “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta; que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo.6:40).

b) Iahweh não tem misericórdia: “E fá-los-ei em pedaços uns contra os outros, e juntamente os pais, diz: Iahweh; não perdoarei, nem pouparei, nem terei deles compaixão, para que os destrua” (Jr.13:14). “As mãos das mulheres piedosas coseram seus próprios filhos; serviram-lhe de alimento na destruição da filha do meu povo” (Lm.4:10). “Portanto os pais devorarão os seus filhos no meio de ti, e os filhos devorarão os seus pais; e executarei em ti juízos, espalharei todo o remanescente a todos os ventos” (Ez.5:10)

c)  Disse Jesus: “Quem come a minha carne, e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo.6:54).

Deixe um comentário