(732) – FOGO NA BÍBLIA 1

“No princípio criou Deus o céu e a terra” (Gn.1:1). Berechit (no princípio) Bará (criou) Elohiym (deuses) et a sha maim (os céus e a terra). Porém, et a sha maim quer dizer com fogo e água. O fogo aparece no primeiro verso da Bíblia.

O fogo aparece no altar do holocausto: “Então, falou Isaque a Abraão, seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” (Gn.22:7).

Jeová é um fogo consumidor: “E o aspecto da glória de Iahweh era como um fogo consumidor no cume do monte aos olhos dos filhos de Israel” (Ex.24:17).

Iahweh mata com fogo consumidor: “De Iahweh dos Exércitos serás visitada com trovões, e com terremotos, e com grande ruído, e com tufão de vento, e com tempestade e labareda de fogo consumidor” (Is.29:6). “Eis que o nome de Iahweh vem de longe, ardendo na sua ira e lançando espessa fumaça; os seus lábios estão cheios de indignação, e a sua língua é como um fogo consumidor” (Is.30:27). “Os pecadores de Sião se assombraram; o temor surpreendeu os hipócritas. Quem dentre nós habitará com o fogo consumidor? Quem dentre nós habitará com as labaredas eternas?” (Is.33:14). “Porque o nosso deus é um fogo consumidor” (Hb.12:29). Iahweh é este deus, e não o Pai. O Deus Pai é amor: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” (1 Jo.4:7-8). Iahweh não conhece a Deus porque ele não ama; não tem caridade. Para Iahweh, tudo está envolvido num fogo que consome: “Iahweh veio do Sinai, e lhes subiu de Seir, resplandeceu desde o monte de Parã e veio com dez milhares de santos; à sua direita havia para eles o fogo da lei” (Dt.33:2). O juízo de Iahweh é feito com fogo consumidor: “Então, Iahweh fez chover enxofre e fogo, de Iahweh desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra” (Gn.19:24). “Porque a impiedade lavra como um fogo; devora as sarças e os espinheiros, sim ela se ateará no emaranhado da floresta; e subirão ao alto em espessas nuvens de fumaça. Por causa da ira de Iahweh dos Exércitos, a terra se escurecerá, e será o povo com pasto do fogo; ninguém poupará ao seu irmão” (Is.9:18-19). “E, de medo, passará a sua rocha de refúgio, e os príncipes desertarão a bandeira, diz Iahweh, cujo fogo está em Sião e cuja fornalha, em Jerusalém” (Is.31:9). “Assim me mostrou o Senhor Iahweh: eis que o Senhor Iahweh clamava que queria contender por meio do fogo; e consumiu o grande abismo e também queria consumir a terra” (Am.7:4). “E sairão, e verão os corpos mortos dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morre, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror para toda carne” (Is.66:24). Este é o fogo do inferno de Iahweh.

Agora, vamos ver o fogo do Novo Testamento:

O fogo do Espírito Santo: “E, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At.2:2-4).

O batismo do fogo: “Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!” (Lc.12:50). O batismo de fogo é o batismo da morte na cruz.

“E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo; esta é a segunda morte” (Ap.20:14). A água na Bíblia são povos: “A água que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas” (Ap.17:15). E o fogo é um tormento que queima por dentro. Lago de fogo, são, portanto, povos juntos num lugar de tormento eterno, cujos pecados não foram lavados pelo sangue do cordeiro.

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

2 ideias sobre “(732) – FOGO NA BÍBLIA 1

  1. Graça e Paz a todos!
    Estou em dúvida, por favor, se puderem me ajudar: Pois vejo hoje alguns evangelistas pregar batismo com fogo como algo bom, que purifica, mas muitos também contestam, conforme Mt 3:10-15 que este batismo de fogo é para condenação. Afinal, alguém ser batizado com fogo é algo bom?
    Por favor, me ajudem a entender! Obrigada!

  2. Oi minha irmã não existe batismo com fogo .
    o que existe é o batismo com o espirito Santo; O consolador prometido por Cristo quando este vem a morar em sua vida e dirigir os seus passos. o povo de Israel tinha esta cultura de fogo e por isto João quando se referia a Jesus Ele disse que Vem ai um que é mais poderoso que Eu e Ele vos batizara com Espírito Santo e com fogo. porem Jesus nunca impôs as mãos sobre alguém e fez descer fogo sobre tal pessoa isso era coisa de Jeová.

Deixe um comentário