(744) – CORAÇÃO 2

 

“Iahweh olha desde os céus, e está vendo a todos os filhos dos homens; da sua morada contempla todos os moradores da terra. Ele é que forma o coração de todos eles” (Sl.33:13-15).

Iahweh forma o coração mau e perverso de todos os homens: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr.17:9).

Iahweh controla os homens pelo coração, para fazer o mal ou o bem: “Então, Israel entrou no Egito, e Jacó peregrinou na terra de Cão. E ele multiplicou sobremodo o seu povo, e o fez mais poderoso do que os seus inimigos. Mudou o coração deles para que aborrecessem o seu povo, para que tratassem astutamente os seus servos” (Sl.105:23-25).

Então, o ódio ou a amizade dos egípcios vinha de Iahweh e era controlada por ele.

Faraó era um fantoche na mão de Iahweh: Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos, e os levou sobre um jumento à terra do Egito; e Moisés tomou a vara de Iahweh na sua mão. E disse Iahweh a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante do faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu endurecerei o seu coração, para que não deixe ir o povo” (Ex.4:20-21). Iahweh endureceu o coração de Faraó muitas vezes (Ex.7:3; 10:1, 20, 27; 11:10). “E eu endurecerei o coração do faraó, para que os persiga, e serei glorificado em faraó, e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o Iahweh. E eles fizeram assim” (Ex.14:4).

Iahweh endurecia o coração para fazer o mal. Então Faraó não era autor do mal e sim Iahweh; e ele continuou endurecendo os corações (Ex.14:8, 17). Iahweh era glorificado quando fazia o mal. Os magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos (Ex.8:7).

Iahweh tinha por hábito endurecer o coração: “Mas Seom, rei de Hesbom, não quis deixar passar por ele; porquanto Iahweh, teu Deus, endureceu o seu espírito e fizera obstinado o seu coração, para to dar na tua mão, como neste dia se vê” (Dt.2:30). “Porquanto de Iahweh vinha que o seu coração endurecesse, para saírem ao encontro de Israel na guerra, para os destruir totalmente, para se não ter piedade deles, mas para os destruir a todos, como o Iahweh tinha ordenado a Moisés” (Js.11:20).

Agora, Iahweh mudou de lado; em lugar de destruir os gentios, resolveu destruir o seu povo; Israel: “E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz Iahweh, Deus de Israel: Eis que eu rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos. Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que elegi de todas as tribos de Israel” (1 Rs.11:31-32). Jeroboão fez dois bezerros de ouro para evitar que o povo fosse a Jerusalém para adorar a Iahweh, e disse: “Pelo que o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro, e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui os teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito” (1 Rs.12:28). Iahweh pelejou contra Jeroboão: “Pelo que Iahweh rejeitou a toda semente de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os tirou de diante da sua presença” (2 Rs.17:20). “Até que Iahweh tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim foi Israel transportado da sua terra à Assíria, onde permanecem até o dia de hoje” (2 Rs.17:23).

Moisés era mão de Iahweh e ele declara: “Então, disse Moisés: Nisto conhecereis que o Iahweh me enviou a fazer todos estes feitos, que do meu coração não procedem” (Nm.16:28). Porquanto de Iahweh vinha que o seu coração endurecesse, para saírem ao encontro de Israel na guerra, para os destruir totalmente, para se não ter piedade deles, mas para os destruir a todos, como o Iahweh tinha ordenado a Moisés” (Js.11:20). “E disse Iahweh: Também a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que elegi, como também a casa de que disse: Estará ali o meu nome” (2 Rs.23:27).

De maneira que Iahweh destruiu Israel; destruiu o Reino de Davi; destruiu o sacerdócio; destruiu tudo.

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

2 ideias sobre “(744) – CORAÇÃO 2

  1. Muito bom, Yahweh é autor do mal e manipula o coração dos homens. Gostaria de comentar sobre Cam, filho de Noé. CHAM (CAM), EM HEBRAICO), SIGNIFICA QUENTE, QUEIMADO, PRETO.
    CHAM (CAM) TEVE QUATRO FILHOS:

    1. KUSH (CUXE) – ETIÓPIA / NÚBIA;
    2. MITSRAYIM – KHEMET / EGITO;
    3. PUT – ANTIGA SOMÁLIA,
    4. KENA’AN (CANAÃ) – ANTIGO TERRITÓRIO DE YISRAEL (BERESHIT / GÊNESIS 10:6-19).

    O mesmo com Avraham que siginifica pai de muitos negros e não de muitas nações. Os verdadeiros hebreus israelitas são negros até hoje.
    Muito agradecido por este texto tão edificante. Shalom

  2. Muito bom este texto espero que outras pessoas veja e aprenda um pouquinho mais sobre os Deuses mencionado nas escrituras.
    gostaria de participar de um simpósio sobre este tema seria muito bom se fosse organizado e convidado pessoas PhD para debater este assunto e meu sabe se não nasceria assim uma igreja que ostentasse esta bandeira Pr Afonso.

Deixe um comentário