(700) – CORAÇÃO 1

1)   É Iahweh que forma o coração dos homens: “Iahweh olha desde os céus, e está vendo a todos os filhos dos homens; da sua morada contempla todos os moradores da terra. Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras” (Sl.32:13-15). Iahweh formou o coração de Abel e o coração de Caim. Caim teve inveja Abel só porque “Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou Iahweh para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante” (Gn.4:4-5). “E sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou” (Gn.4:8). Como foi Iahweh que formou o coração de Caim, ele é o pai do primeiro homicídio. Como Iahweh pôde condenar Caim, se foi ele mesmo quem formou o coração de Caim?

2)   Iahweh muda os corações: “Então, Israel entrou no Egito, e Jacó peregrinou na terra de Cam. E ele multiplicou sobremodo o seu povo, e o fez mais poderoso do que os seus inimigos. Mudou o coração deles para que aborrecessem o seu povo, para que tratassem astutamente aos seus servos” (Sl.105:23-25). Os egípcios amavam o povo de Israel porque José, o israelita, governou o Egito com muita sabedoria e houve muitas bênçãos. Faraó, no tempo de José, morreu. O próximo Faraó, tinha um coração mau e impôs um cativeiro pesado, de cem anos, sobre o povo de Israel e foi Israel que construiu os monumentos do Egito, debaixo de chicotes: “Iahweh fez todas as coisas para os seus próprios fins, e até ao ímpio para o dia do mal” (Pv.16:4). “O perverso de coração nunca achará o bem; e o que tem língua dobre virá a cair no mal” (Pv.17:20). “Olhar altivo, coração orgulhoso, e até a lavoura dos ímpios, são pecado” (Pv.21:4). “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, Iahweh, faço todas essas coisas” (Is.45:7). “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” (Mt.15:19). 

3)   “E lhe darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus” (Ez.11:19-20). Israel tinha um coração de pedra, portanto, um coração empedernido, endurecido e insensível. Iahweh tirou o coração de pedra e colocou um coração de carne: “E vos darei um coração novo, e porei dentro em vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne, e vos darei um coração de carne” (Ez.36:26). Não é mais um coração de pedra. Agora é um coração de carne: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” (Mt.15:19). É do povo de Iahweh que vinham todos esses males. E o povo orava assim: “Porque, ó Iahweh nos fazes desviar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso coração, para que te não temamos? Faz voltar, por amor dos teus servos, as tribos da tua herança” (Is.63:17).

 A única solução é Jesus Cristo

“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e és também herdeiro de Deus por Cristo” (Gl.4:4-7).

 

Autor: Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário