(483) – AMOR NO VELHO TESTAMENTO – II

AMOR  NO  VELHO TESTAMENTO    2

A grande pergunta que se faz, é: Havia amor no Velho Testamento? Analisemos as palavras de Jesus:“Ouviste o que foi dito: Amarás o teu próximo, e aborrecerás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei aos que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz com que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. POIS, Se amardes os que vos amam, que GALARDÃO HAVereis? Não fazem os PUBLICANOS também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também o mesmo? Sede vós pois perfeitos, como É perfeito o vosso Pai que está nos céus” (Mt.5:43-48).

Para Jesus, o amor natural não é amor, mas o é o sobrenatural. Amar os inimigos é amor sobrenatural, bendizer os que nos maldizem é amor sobrenatural, fazer bem aos que nos odeiam e orar de coração pelos que nos maltratam e perseguem é amor sobrenatural, pois não é normal no ser humano. O normal no ser humano é evitar o inimigo, e prevenir-se para o caso de confronto. Bendizer os que nos maldizem, falar bem dos que falam mal de nós, e orar abençoando é demais para um pobre terráqueo. É mais seguro andar armado.

Tiremos algumas conclusões do ensino de Jesus sobre o amor sobrenatural:

  1. Jeová, no Velho Testamento, ordena na sua lei, amar o próximo e aborrecer o inimigo. Quem aborrece o inimigo não busca o bem do tal. Era o que Jeová fazia: Tinha o Egito por inimigo, e buscava o seu mal enviando pragas e pestes, logo, não amava o inimigo, indo contra a palavra de Jesus. Jeová tinha os habitantes de Canaã por inimigos, e buscava destruí-los (Js.11:18-20).Concluímos que em Jeová não havia o amor do Pai de Jesus, e, por extensão, não havia amor no Velho Testamento.
  2. Fazer bem a Israel porque o amava não qualificava Jeová ao nível do Pai de Jesus, que sempre se preocupou em fazer o bem aos que não o amam. João diz: “Nisto está a caridade, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados” (I Jo.4:10). Paulo declara que nós éramos inimigos de Deus(Rm.5:10).
  3. Jeová mandava a chuva só para os que guardavam os seus mandamentos, isto é, impondo condições (Lv.26:3-4). Se o povo desobedecesse a lei de Jeová, ele retirava as chuvas, e assim a terra não produzia seus frutos, até que o povo morresse de fome (Dt.11:16-17). Novecentos anos mais tarde, quando Judá foi também para o cativeiro, Jeremias confirma o método de Jeová, declarado por Moisés (Jr.3:2-3). Isto quer dizer, que por mais de mil anos Jeová usou este método de matar o seu povo pela fome e pela sede, pois faltando chuva, os poços secam e não há água, e a terra não dá fruto. Jeová mesmo chama a falta de chuva de flechas da fome (Ez.5:16-17). Nesse estado de desespero, as pobres mães perdiam o juízo, e comiam os próprios filhinhos (Ez.5:9-10).Está claro pelas Escrituras, que Jeová não conhecia o amor do Pai, mas só conhecia o ódio, a crueldade e a vingança.
  4. O Pai é diferente, pois fez o seu sol se levantar sobre maus e bons, e faz que a chuva desça sobre justos e injustos, ou melhor, para santos e pecadores.
  5. Para que o homem seja perfeito, Jesus revela o amor de Deus Pai, isto é, o amor sobrenatural, derramado pelo Espírito Santo (Rm.5:5), e com isso revela que a lei de Jeová era imperfeita, pois só ordenava o amor natural e comum tanto a bons como a maus, tanto a justos como a injustos, tanto a homens honestos como a bandidos. Como a lei foi dada por Jeová, ela revela as imperfeições desse deus terráqueo (Hb.7:18-19).

E, se não havia amor no Velho Testamento, também o Pai não estava lá, porque Deus, o Pai, é amor (I Jo.4:7-8).

 

 

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

Uma ideia sobre “(483) – AMOR NO VELHO TESTAMENTO – II

  1. O PODER SUPREMO DE DEUS MOSTRA NA BÍBLIA ESCRITA PELO HOMEM QUE A MENTIRA ERA NECESSÁRIO PARA MOSTRAR A VERDADE EM JESUS CRISTO E MOSTRAR O AMOR DO PAI NEGANDO A LEI QUE MATAVA PELO ÓDIO DE O FALSO DEUS JEOVÁ. DE PORTUGAL COM AMOR PARA OS IRMÃOS EM CRISTO AMEM

Deixe um comentário