(738) – O ESPÍRITO SANTO

1)       O Espírito Santo não estava no Velho Testamento, porque lá não havia amor; só havia lei, e onde há lei, há escravidão.

E onde há o Espírito, há liberdade:

“Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (2 Co.3:17).

Lá no Velho Testamento, não havia o Espírito Santo. No Velho Testamento não havia amor porque Jesus disse:

“Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isso disse ele do Espírito, que haveriam de receber os que nele cressem, porque o Espírito ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado” (Jo.7:38-39).

Há um Espírito Santo no Velho Testamento, que não é do Pai:

“Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; pelo que se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles” (Is.63:10).

“Então, temerão o nome do Iahweh desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol; vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito de Iahweh arvorará contra eles a sua bandeira” (Is.59:19).

Este Espírito Santo é a bandeira de guerra de Iahweh; e Jesus disse:

“Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo; do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado” (Jo.16:7-11).

O Espírito Santo de Iahweh era matador:

“Iahweh derramou no meio deles um perverso espírito; e eles fizeram errar o Egito com toda sua obra, como o bêbado quando se revolve no seu vômito” (Is.19:14).

2)         A Igreja de Jesus Cristo só tem um Espírito e um só corpo:

“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação” (Ef.4:4).

Iahweh tem muitos espíritos:

“E o Espírito de Iahweh se retirou de Saul, e o assombrava um espírito mau, da parte de Iahweh” (1 Sm.16:14).

“Agora, pois, eis que Iahweh pôs o espírito da mentira na boca de todos estes teus profetas, e Iahweh falou mal contra ti” (1 Rs.22:23).

“O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito de luxúria os engana, e eles se corrompem, apartando-se da sujeição do seu Deus” (Os.4:12).

“Enviou Iahweh um mau espírito entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém, os quais se houveram aleivosamente contra Abimeleque” (Jz.9:23).

Onde há muitos espíritos, não há o Espírito Santo, porque o Espírito Santo não tem comunhão com o espírito mau, com o espírito de mentira, com espírito de luxúria, com espírito perverso, com espírito de prostituição, etc., etc.

Portanto, o Espírito Santo não poderia estar no Velho Testamento.

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário