(543) – ONISCIÊNCIA

 ONISCIÊNCIA

Definição: Onisciência é ter conhecimento de tudo o que os homens pensavam e fizeram no passado. É ter conhecimento claro de tudo o que todos os homens pensam e fazem no presente em todo o universo. Onisciência é ter o conhecimento claro de tudo o que os homens vão pensar, desejar e realizar no futuro longínquo. Jeová se declara Deus em Isaías 43:12. E Jeová declara que fora dele não há Deus salvador (Is. 43:11). Jeová declara que sabe as coisas futuras (Is. 41:22-23; 45:11).

  1. Jeová escolheu Saul para ser rei de Israel (I Sm. 10:1-7). Mas Saul desobedeceu a Jeová (I Sm. 15:1-11). Jeová não sabia o que Saul ia fazer. Se fosse da vontade de Jeová o que Saul fez, Jeová não teria se arrependido.
  2. 2.       Quando Jeová predestinou Salomão para ser rei e edificar o templo, sabia o futuro? Davi, o ungido de Jeová, disse o seguinte: “Porém a mim a palavra de Jeová veio, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância, e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome, porquanto muito sangue tens derramado na terra perante a minha face. Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos em redor. Portanto Salomão será o seu nome, e paz e descanso hei de dar a Israel nos seus dias. Este edificará casa ao meu nome, e ele me será por filho, e eu a ele por pai; e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel, para sempre” (I Cr. 22:8-10).

O que aconteceu no tempo do rei de Salomão?

  1. Não houve paz em Israel nos seus dias por causa dos seus pecados. O próprio Jeová levantou um adversário a Salomão, de nome Hadade, o edomeu. Este Hadade se retirou para o Egito, até a morte de Davi; depois voltou à Israel para fazer guerra contra Salomão. E Jeová levantou outro adversário contra Salomão, a Rezom, filho de Eliada. Este ajuntou um esquadrão, e foi adversário contra Salomão por todos os seus dias, além do que Hadade fazia, porque odiava a Israel e reinava sobre a Assíria (I Rs. 11:14-25).
  2. Salomão, o rei lúbrico, voluptuoso e lascivo, amou muitas mulheres, moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, das nações que Jeová proibira, por serem corruptas, além da filha de Faraó. Foram ao todo mil, e perverteram o coração de Salomão, que se tornou o maior idólatra de Israel. Salomão andou em seguimento de Astarote, deusa dos sidônios, e em seguimento a Milcom, a abominação dos amonitas. Edificou a Quemós um alto, abominação dos moabitas, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom. O furor de Jeová se levantou contra Salomão, e dividiu o reino em dois, ficando uma tribo para Salomão por amor a Davi, e dez tribos foram dadas a Jeroboão, filho de Nebate (I Rs. 11:1-13, 28-36).
  3. Salomão impôs um jugo pesadíssimo, de cobrança de impostos sobre o povo de Israel. O povo após a sua morte foi a Roboão, seu filho, e imploraram, dizendo: “Alivia o jugo que teu pai pôs sobre nós, e te serviremos” (I Rs. 12:4). Roboão, seguindo o conselho dos jovens, respondeu:“Meu pai vos castigou com açoites; porém eu vos castigarei com escorpiões” (I Rs. 12:14). E o ouro que o povo trazia a Salomão todos os anos, eram 666 talentos de ouro (I Rs. 10:14). Salomão fez tantas coisas erradas, que seu nome está ligado ao número da besta (Ap. 13:18).

Tudo o que Jeová falou que deveria acontecer no reino de Salomão, aconteceu ao contrário, inclusive quando falou que o seu reino ia ser confirmado para sempre, antes foi dividido para sempre. Está fartamente provado que Jeová não é onisciente, e se não é onisciente é um impostor passando por deus aos olhos dos cegos. Jesus Cristo é onisciente, pois interrogado sobre pagar tributos, disse a Pedro: “Vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por ti e por mim” (Mt. 17:27).

 

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

Uma ideia sobre “(543) – ONISCIÊNCIA

Deixe um comentário