(666) – MISTÉRIO OCULTO

“O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que, agora, foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória” (Cl.1:26-27). Se este mistério esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, este mistério não é para os hebreus. Este mistério é para os gentios, e não era do conhecimento de Iahweh, pois Iahweh excluiu os gentios do meio do seu povo, Israel: “Iahweh é Rei eterno; da sua terra são desarraigados os gentios” (Sl.10:16).

Jesus Cristo veio para os gentios, por isso ele foi excluído do seu povo, Israel: “Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para a nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as coisas que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus” (1 Co.2:7-10).

Logo, o Espírito Santo de Deus não estava lá, em Israel, porque se estivesse, teria revelado: “Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se leem todos os sábados. E, embora não achassem causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto” (At.13:27-28).

Cristo estava no Velho Testamento, mas, oculto em mistério. O Egito simboliza o mundo. Faraó, o todo-poderoso, simboliza o rei deste mundo. Os doze filhos de Jacó simbolizam as doze tribos de Israel. José é figura de Cristo. José, no Egito, recebeu o nome de Zafenate Paneia, que quer dizer salvador do mundo.

Faraó colocou José como governador de todo Egito. Faraó é figura do dragão, e o Dragão é Satanás: “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o diabo e Satanás, que engana a todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Ap.12:12).“O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências” (1 Pd.3:22). Isto aconteceu após a ressurreição: “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar, e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar; e todos comeram de um mesmo manjar espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual; porque bebiam da pedra espiritual que os seguia, e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostrados no deserto. E essas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram, e caíram num dia vinte e três mil. E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes” (1 Co.10:1-9).

“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo.3:17). Ora, quem mandou essas serpentes foi Iahweh, e não Cristo: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”  (Jo.3:14-15).Então, para Moisés, era a serpente que curava e para o Deus Pai, e para os cristãos, é Jesus Cristo quem cura, porque o Pai disse: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo.3:16).

Os que são curados pela serpente, não têm a vida eterna.

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

Uma ideia sobre “(666) – MISTÉRIO OCULTO

  1. QUE POSSO DIZER, IRMÃOS EM CRISTO, O OCULTO CONTINUA PARA QUEM VIVE DOS DÍZIMOS, OS PASTORES, OS ENGANADORES E OS QUE NÃO QUEREM VER A VERDADE REVELADA EM JESUS. ESTÁ TÃO CLARO QUE SÓ É CEGO AQUELE QUE NÃO QUER VER. AMÉM!

Deixe um comentário