(702) – MÃO DE DEUS

Iahweh Deus colocou a serpente no jardim do Éden, de maneira que não foi a serpente quem matou Adão e Eva: foi Iahweh: “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que Iahweh Deus tinha feito” (Gn.3:1a). E Iahweh disse: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn.3:15). Ferir a cabeça é mudá-la. É mudar o comando. A cabeça era Satanás. Ferir o calcanhar era mexer na doutrina, porque o pé, na Bíblia, é o conhecimento da doutrina: “e calçados os pés na preparação do evangelho da paz” (Ef.6:15). “E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!” (Rm.10:15). “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo” (2 Co.11:2-3).

Antes da conversão, todos nós pertencíamos a Satanás, porque este mundo jaz no maligno: “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo jaz no maligno” (1 Jo.5:19). Moisés pertencia Iahweh e depois de morto, continuava pertencendo a Iahweh. Como é que o arcanjo Miguel veio buscar Moisés depois de morto se ele pertencia a Iahweh? Resposta: É que todos os mortos pertencem a Satanás: “E, como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo” (Hb.2:14).

Como foi Satanás que matou os dez filhos de Jó, Satanás é a mão de Iahweh. E Jó diz: “Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, pois a mão de Deus me tocou” (Jó 19:21). Então, Jó disse: “porque a mão de Deus me tocou”. Quando Iahweh e Satanás conversavam sobre a provação de Jó, Iahweh disse: “Ele está na tua mão”. Quando Iahweh disse: “está na tua mão”, a mão de Satanás passou a ser a mão de Iahweh, porque o mandante era Iahweh. Davi explica o fato: “Por que, pois, desprezaste a palavra de Iahweh, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom” (2 Sm.12:9). É o mesmo caso de Iahweh e Satanás. Iahweh deu a ordem para matar e a mão que matou é a de Satanás que é a mão de Iahweh.

No Novo Testamento a mão de Deus Pai era a mão dos apóstolos: “E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias, de sorte que até lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam” (At.19:11-12). De maneira que, se um cristão faz o mal, ele é a mão de Iahweh, porque Iahweh é o autor de todos os males: “Tocar-se-á a buzina na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá qualquer mal à cidade, e Iahweh não o terá feito?” (Am.3:6). Iahweh é o autor da lepra: “Quando tiverdes entrado na terra de Canaã, que vos hei de dar por possessão, e eu enviar a praga da lepra a alguma casa da terra da vossa possessão” (Lv.14:34). Iahweh é o autor da peste: “Ou se eu enviar a peste sobre a tal terra…” (Ez.14:19). “Assim diz Iahweh: Escolhe para ti: Ou três anos de fome, ou que por três meses te consumas diante de teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que por três dias a espada de Iahweh, isto é, a peste na terra, e o anjo de Iahweh destruam todos os termos de Israel; vê, pois, agora que resposta hei de levar a quem me enviou” (1 Cr.21:11-12). “Mandou, pois, Iahweh a peste a Israel, e caíram de Israel setenta mil homens” (1 Cr.21:14). Sabem quem incitou Davi a pecar? Foi Iahweh, e Davi obedeceu: “E a ira de Iahweh se tornou a acender contra Israel, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá” (2 Sm.24:1). O ato de Iahweh foi tão baixo que está escrito que foi Satanás quem incitou a Davi: “Então, Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel” (1 Cr.21:1). Foi Iahweh o autor da tragédia e ele matou 70.000 judeus pela peste: “Mandou, pois, Iahweh a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens” (1 Cr.21:14). Satanás incitou a Davi porque a obra de Iahweh era maligna. João Batista, na prisão, mandou dois discípulos perguntarem para Jesus se era ele o messias de Israel: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados e aos pobres é anunciado o evangelho” (Mt.11:4-5).

Só uma coisa ainda não aconteceu: os cegos não abriram os olhos.

 

Autoria: Olavo Silveira Pareira