(734) – IAHWEH É JESUS? 2

a

Se Iahweh fosse Jesus, este estaria oculto em trevas, porque de Iahweh diz: “Fez das trevas o seu lugar oculto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as nuvens dos céus” (Sl.18:11).

1)  Quem creu em Iahweh, passou fome e sede: “E te lembrarás de todo o teu caminho, pelo qual Iahweh, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te tentar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas que de tudo o que sai da boca de Iahweh viverá o homem” (Dt.8:2-3). Jesus disse: “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (Jo.4:14). “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo” (Jo.6:51).

2)  Iahweh é inimigo dos pecadores: “Armou o seu arco como inimigo; firmou a sua destra como adversário, e matou tudo o que era formoso à vista; derramou a sua indignação, como fogo na tenda da filha de Sião. Tornou-se Iahweh como inimigo; devorou Israel, devorou todos os seus palácios, destruiu as suas fortalezas; e multiplicou na filha de Judá a lamentação e a tristeza” (Lm.2:4-5). Jesus é amigo de publicanos e pecadores: “Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos” (Mt.11:19).

3)  Iahweh destrói as almas dos homens: “E os discípulos Tiago e João, vendo isso, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia” (Lc.9:54-56).

4)  Iahweh é o deus de toda carne: “Eis que eu, sou Iahweh, o Deus de toda a carne. Acaso seria qualquer coisa maravilhosa demais para mim?” (Jr.32:27). Jesus manda crucificar a carne: “E os que são de Cristo, crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” (Gl.5:24).

5)  Iahweh proibiu o seu povo de beber sangue: “E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós, que comer algum sangue, contra aquela alma que comer sangue, eu porei a minha face, e a extirparei do seu povo” (Lv.17:10). “Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós” (Lc.22:20).

6)  Quem blasfema do nome de Iahweh morre: “E aquele que blasfemar o nome de Iahweh, certamente morrerá” (Lv.24:16). Quem blasfemar o nome de Jesus, não morre: “E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século, nem no futuro” (Mt.12:32).

7)  Iahweh divorciou da esposa (Israel): “Assim diz Iahweh: Onde está a carta de divórcio de vossa mãe, pela qual eu a repudiei? Ou quem é o meu credor, a quem eu vos tenha vendido? Eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por causa das vossas prevaricações vossa mãe foi repudiada” (Is.50:1). Jesus deu a vida pela esposa: “Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef.5:25-27).

8)  Iahweh manda gozar a vida: “E quanto ao homem a quem Deus deu riquezas e fazendas, e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho: isto é dom de Deus” (Ec.5:19). Jesus disse: “Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm.14:17).

9)  A salvação de Iahweh é terrena e temporal: “Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que havendo Iahweh salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram” (Jd.5). “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós que, mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo, em que vos grandemente vos alegrareis, ainda que agora importa, sendo necessário, que sejais por um pouco contristados com várias tentações” (1 Pd.1:3-6).

 

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

Uma ideia sobre “(734) – IAHWEH É JESUS? 2

Deixe um comentário