(728) – OS ANJOS

Os anjos todos estão sob o comando de Iahweh: “Iahweh tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo. Bendizei a Iahweh, anjos seus, magníficos em poder, que cumpris as suas ordens, obedecendo a ordem da sua palavra” (Sl.103:19-20).

Os anjos formam um conselho para decidir assuntos graves: o rei de Israel fez aliança com o rei de Judá para subirem à guerra contra o rei da Síria e resgatarem Ramote-Gileade. Então Iahweh e todo o seu exército iam decidir sobre o assunto: e um anjo dizia de uma maneira, e outro anjo, de outra: “Então, saiu um espírito e se apresentou diante de Iahweh, e disse: Eu o induzirei. E Iahweh lhe disse: com que? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás e ainda prevalecerás; sai e faze assim” (1 Rs.22:21-22).

Os anjos todos mentem e condenam com a mentira. Iahweh mente e concorda com a mentira. Por isso está escrito: “Agora, pois, eis que Iahweh pôs o espírito da mentira na boca de todos estes teus profetas, e Iahweh falou mal contra ti” (1 Rs.22:23). A mentira é uma arma satânica. Se os anjos concordam com a mentira, eles também pecam: “Porque, se Deus não perdoou os anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias de escuridão, ficando reservados para o Juízo” (2 Pd.2:4). “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão, e em prisões eternas até o juízo daquele grande dia” (Jd.6).

Sabem quem vai julgar os anjos? Os crentes: “Não sabeis que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?” (1 Co.6:3). Quem peca e quem mente não é qualificado para julgar os anjos: “Qualquer que permanece nele não peca, qualquer que peca, não o viu e nem o conheceu” (I Jo.3:6). “Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo” (1 Jo.3:8).

Sabem por que nós vamos julgar os anjos? Porque no Velho Testamento nós éramos julgados pelos anjos.

Há sete hierarquias: a primeira é dos querubins: “Iahweh reina; tremam as nações. Ele está entronizado entre os querubins, comova-se a terra” (Sl.99:1). Mas os querubins são contra o homem porque foram colocados por Iahweh para fechar o caminho da árvore da vida: “E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do Jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminha da árvore da vida” (Gn.3:24). A segunda hierarquia é dos serafins. Os serafins estão de sociedade com a serpente. A serpente do Éden era chamada de ANASH que no plural é ANASHIM: “Então, Iahweh mandou entre o povo serpentes ardentes, (ANASHIM SERAFIM) que morderam o povo; e morreu muito povo de Israel” (Nm.21:6). “E Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo” (Nm.21:9). “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele” (Cl.1:16). Estas quatro hierarquias angélicas grifadas são contra nós, acrescentando ainda serafins e querubins. Em Ef.1:21 lemos a última hierarquia: “Acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro”. Toda esta hierarquia é contra nós. Por isso Paulo fala: “Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm.8:38-39).

Os anjos lutam dia e noite para derrubar o homem. por isso Paulo diz: “Porque não temos que lutar contra a came e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra o príncipe das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef.6:12). “Mas graças a Deus, que nos da a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Co.15:57).  Amém.

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

3 thoughts on “(728) – OS ANJOS

  1. QUERIDOS LEITORES, PASTOR OLAVO SILVEIRA PEREIRA, MEMBROS DA ABIP:

    Vocês ao lerem o que está escrito em I Reis 22: 21-22, conforme descrito nesta publicação, tem a impressão equivocada que é a palavra do Senhor que está proferindo a condução do texto, mas não é e sim Micaías quem comenta o fato ao rei Acabe que até o adverte sobre usar o nome do Senhor em vão:
    16 O rei lhe disse: “Quantas vezes devo fazer você jurar que irá me dizer somente a verdade em nome do Senhor?”
    Basta analisar um pouco o texto para verificar – somente a verdade – na sequência da narrativa do texto e o fato abaixo descrito no item 24

    24 Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegou, e feriu a Micaías no queixo, e disse: Por onde saiu de mim o Espírito do Senhor para falar a ti?

    Ou seja não foi Deus quem falou e sim ele MIcaías!

    Os Anjos podem mentir e pecar, mas Deus não, nunca nunca nunca, ele é Santo E NÃO PARTILHA COM MENTIRAS!!!!

    FAVOR REVEREM O TEXTO E O CONTEXTO PARA NÃO PUBLICAR BLASFÊMIAS!

    • A paz do Senhor Jesus Geziel,
      Gostaria de corrigir o irmão e pedir que o irmão lesse o capítulo inteiro de (I Reis 22), o irmão perceberá que Micaías não falou por si só, mas sim foi Jeová que falou por ele:

      (1 Reis 22:14-23) Porém Micaías disse: Vive o Senhor que o que o Senhor me disser isso falarei.
      E, vindo ele ao rei, o rei lhe disse: Micaías, iremos a Ramote de Gileade à peleja, ou deixaremos de ir? E ele lhe disse: Sobe, e serás bem sucedido; porque o Senhor a entregará na mão do rei.
      E o rei lhe disse: Até quantas vezes te conjurarei, que não me fales senão a verdade em nome do Senhor?
      Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não tem pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa.
      Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que nunca profetizará de mim o que é bom, senão só o que é mal?
      Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda.
      E disse o Senhor: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra.
      Então saiu um espírito, e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E o Senhor lhe disse: Com quê?
      E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim.
      Agora, pois, eis que o Senhor pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o Senhor falou o mal contra ti.

      O cumprimento desta profecia está no próprio capítulo:

      (1 Reis 22:27-40) E direis: Assim diz o rei: Colocai este homem na casa do cárcere, e sustentai-o com o pão de angústia, e com água de amargura, até que eu venha em paz.
      E disse Micaías: Se tu voltares em paz, o Senhor não tem falado por mim. Disse mais: Ouvi, povos todos!
      Assim o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, subiram a Ramote de Gileade.
      E disse o rei de Israel a Jeosafá: Eu me disfarçarei, e entrarei na peleja; tu porém veste as tuas roupas. Disfarçou-se, pois o rei de Israel, e entrou na peleja.
      E o rei da Síria dera ordem aos capitães dos carros, que eram trinta e dois, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno nem contra grande, mas só contra o rei de Israel.
      Sucedeu que, vendo os capítães dos carros a Jeosafá, disseram eles: Certamente este é o rei de Israel. E chegaram-se a ele, para pelejar com ele; porém Jeosafá gritou.
      E sucedeu que, vendo os capitães dos carros que não era o rei de Israel, deixaram de segui-lo.
      Então um homem armou o arco, e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel por entre as fivelas e as couraças; então ele disse ao seu carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido.
      E a peleja foi crescendo nequele dia, e o rei foi sustentado no carro defronte dos sírios; porém ele morreu à tarde; e o sangue da ferida corria para o fundo do carro.
      E depois do sol posto passou um pregão pelo exército, dizendo: Cada um para a sua cidade, e cada um para a sua terra!
      E morreu o rei, e o levaram a Samaria; e sepultaram o rei em Samaria.
      E, lavando-se o carro no tanque de Samaria, os cães lamberam o seu sangue (ora as prostitutas se lavavam ali), conforme à palavra que o Senhor tinha falado.
      Quanto ao mais dos atos de Acabe, e a tudo quanto fez, e à casa de marfim que edificou, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?
      Assim dormiu Acabe com seus pais; e Acazias, seu filho, reinou em seu lugar.

      Peço que o irmão tome mais cuidado em contestar o contexto do estudo.

      Sim Jeová é um “deus” que compartilha de mentiras e é o próprio enganador, nós não cremos ser ele o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo:

      (Ezequiel 14:9-10) E se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, eu, o Senhor, terei enganado esse profeta; e estenderei a minha mão contra ele, e destruí-lo-ei do meio do meu povo Israel.
      E levarão sobre si o castigo da sua iniqüidade; o castigo do profeta será como o castigo de quem o consultar.

      Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja sobre o irmão e que o irmão possa a cada dia mais estar sendo iluminado pelo Espirito Santo, proveniente do PAI.

      Atenciosamente,
      Pr. Abner Pereira Dancuart.

  2. Todos os anjos estão a serviço do mal? O Pai não tem anjos ao seu favor: Se Jeová arrastou a terça parte dos anjos .. Os outros que ele não conseguiu arrastar não ficaram do lado do Pai.. Porque ninguém viu o Pai e nem os anjos o viram? Como Jeová sabe que o Pai existe , se ele nunca o viu?

Deixe uma resposta