(480) – JEOVÁ E O ABISMO – III

JEOVÁ  E  O  ABISMO  3

  1. Que lugar é o abismo? É a prisão dos demônios; milhões de demônios. João, no Apocalipse diz:“Vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumo do poço, como o fumo de uma grande fornalha, e com o fumo do poço escureceu-se o sol e o ar. E do fumo vieram gafanhotos sobre a terra, e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra” (Ap.9:1-3). O fumo da fornalha mostra que o abismo é lugar de tormento. E os gafanhotos são figuras dos demônios atormentados na fornalha do abismo, que ao saírem cheios de ódio vão atormentar os homens que não têm em suas testas o sinal de Deus, e o seu tormento é semelhante ao tormento do escorpião quando fere o homem(Ap.9:4-5). Esses gafanhotos, no seu parecer, eram semelhantes a cavalos aparelhados para a guerra, seus rostos eram como rostos de homens que usavam coroas de ouro. Tinham cabelos compridos como mulheres e dentes como de leões. Usavam couraças de ferro, e o ruído de suas asas eram como o ruído de muitos carros em combate. E tinham caudas semelhantes a escorpiões, e aguilhões na ponta da cauda para ferir; e o seu poder era de cinco meses para atormentar os homens (Ap.9:7-10). E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom (Ap.9:11). Abadom que quer dizer destruidor é transliterado no Apocalipse para designar o diabo.
  2. O Abismo é o poço negro e cheio de fumo, e o lugar donde sai uma besta cor de escarlate, que tem sete cabeças e dez chifres, que traz sobre ela uma prostituta toda adornada de ouro e pedras preciosas, tendo na mão um cálice de ouro cheio de abominações e da imundícia da sua prostituição. Na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições da terra. E a mulher estava embriagada com o sangue dos santos, e o sangue das testemunhas de Jesus(Ap.17:1-8). Essa besta é a que mata as duas testemunhas de Jesus de Ap.11:1-7.
  3. O abismo é a prisão onde será lançado Satanás por mil anos. Diz o texto que um anjo desceu do céu com a chave do abismo, e prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos (Ap.20:1-3). Passados os mil anos será solto Satanás da sua prisão e sairá a enganar as nações pelos quatro cantos da terra, e levá-los a batalha contra os santos (Ap.20:7-10).
  4. O apóstolo Pedro revela que os anjos que pecaram foram lançados no inferno, em cadeias de escuridão, ficando reservados para o juízo (II Pd.2:4). Mas que tem a ver o inferno com o abismo? O profeta Isaías nos revela que o inferno é a parte mais profunda do abismo: “Já foi derribada no inferno a tua soberba com o som dos teus alaúdes; os bichinhos debaixo de ti se estenderão e te cobrirão. Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! e tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei da banda dos lados do norte. Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo” (Is.14:11-15).
  5. Como vimos, este mundo, ou melhor, a terra em que vivemos, é um abismo tenebroso e sem forma (Gn.1:2). Quem o formou foi Jeová (Sl.104:5-6; Pv.8:26-29). Esta terra é um cemitério redondo, pois Jesus desceu ao abismo dos mortos para tentar tira-los do poder da morte e da condenação (Rm.10:6-7). E Jeová é o autor desta parafernália, pois é o autor de todos os caminhos que levam à morte. As pragas de Jeová levam à morte; as pestes de Jeová levam à morte, as maldições de Jeová levam à morte; as guerras de Jeová, varão de guerra e Senhor dos exércitos e a lei de Jeová levam à morte (Ez.18:20). E finalmente, a ira de Jeová leva à morte (Dt.32:22-25).

Enquanto Jeová e seus anjos se ocupavam de matar e destruir os homens por quatro mil anos, o Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo trabalhou construindo um reino celestial, uma cidade celestial fora do abismo, um lar para os que crêem em Cristo. Trabalhou o Pai, o Filho e o Espírito Santo no projeto da graça (Tt.2:11; II Co.8:9, 5:18-21; Jo.14:1-4; Fp.3:20-21; II Tm.4:18; I Pd.1:3-4). E até Abraão já sabia disso (Hb.11:8-10). E até hoje o Pai trabalha (Jo.5:17).

E há crentes e teólogos que, para lançar tropeço nos cegos, perguntam: E o que Deus estava fazendo enquanto Jeová aprontava?

 

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário