(620) – AS ALMAS SÃO IMORTAIS ?

1.  Paulo diz: “Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível” (1 Tm.6:16). Se só Deus é imortal, as almas são mortais.

2.  Ezequiel diz: “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá” (Ez.18:4). Se Jeová declara que o pecado mata as almas, as almas são mortais, pois o pecado não mata o corpo, só a alma.

3. Jeová Eloim disse a Adão: “De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn.2:16-17). Adão e Eva comeram e Adão viveu ainda 930 anos. Parece que ele não morreu, mas Paulo diz: “No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés” (Rm.5:14). Se Adão viveu 930 anos, então estava morto na alma: “E foram todos os dias que Adão viveu novecentos e trinta anos, e morreu” (Gn.5:5). Todo esse tempo que Adão viveu na carne, estava morto para Deus: “Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites” (Sl.8:4). “Eu, sou aquele que vos consola; quem pois és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem que se tornará em feno?” (Is.51:12). Lemos dois textos bem claros, que o homem é mortal na alma, pois no corpo, a Bíblia não precisa nem falar, porque todos os dias morrem milhares de pessoas.

4. “Disse eu no meu coração: É por causa dos filhos dos homens, para que Deus possa prová-los, e eles possam ver que são em si mesmos como os animais. Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso também sucede aos animais; a mesma coisa lhes sucede; como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego; e a vantagem dos homens sobre os animais, não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão para o um mesmo lugar; todos são pó, e todos ao pó tornarão. Quem adverte que o fôlego dos filhos dos homens sobe para cima, e que o fôlego dos animais desce para baixo da terra?” (Ec.3:18-21). O fôlego é a alma, portanto a alma é mortal.

5. “E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente, vá sepultar meu pai. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa aos mortos sepultar os seus mortos” (Mt.8:21-22). Os mortos na alma que ainda estão vivos no corpo sepultam os que estão mortos no corpo e na alma.

6.  Jesus pregava assim: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (Jo.5:24). Jesus faz um milagre; faz com que os mortos ouçam: “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão” (Jo.5:25).

7. Sabem por que Jesus faz este milagre? “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá” (Jo.11:25-26).

 

Autoria: PASTOR OLAVO SILVEIRA PEREIRA

Deixe um comentário