(642) – O DEUS DE TODA CARNE 5

“Então veio a palavra de Iahweh a Jeremias, dizendo: Eis que eu sou Iahweh, o Deus de toda a carne: Seria qualquer coisa maravilhosa para mim?” (Jr.32:26-27). O povo estava sendo oprimido no cativeiro babilônico e Iahweh faz uma promessa: “Porque assim diz Iahweh: Cantai sobre Jacó com alegria, e exultai por causa do chefe das gentes; proclamai, cantai louvores, e dizei: Salva, Iahweh, o teu povo, o resto de Israel. Eu que os trarei da terra do Norte, e os congregarei das extremidades da terra; e com eles os cegos e aleijados, as mulheres grávidas e as de parto juntamente, em grande congregação voltarão para aqui. Virão com choro, e com súplicas os levarei: guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito em que não tropeçarão; porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito. Ouvi a palavra de Iahweh, ó nações, e anunciai-a nas ilhas de longe, e dizei: Aquele que espalhou a Israel congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho. Porque Iahweh resgatou a Jacó, e o livrou da mão do que era mais forte do que ele. Assim se virão, e exultarão na altura de Sião, e correrão aos bens de Iahweh, ao trigo, e ao mosto, e ao azeite, aos cordeiros e aos bezerros; e a sua alma será como um jardim regado, e nunca mais andarão tristes. Então a virgem se alegrará na dança, e também os mancebos e os velhos; e tornarei o pranto em alegria, e os consolarei, e transformarei em regozijo a sua tristeza” (Jr.31:7-13). “Que tem o meu amado que fazer na minha casa, visto como muitos nela cometem grande abominação e as carnes santas se desviaram de ti?” (Jr.11:15).

Iahweh buscava semente santa na carne: “E não fez ele somente um, sobejando-lhe o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma semente de piedosos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade” (Ml.2:15).

Iahweh ia restaurar Israel segundo a carne: “Porque como os céus novos e a terra nova, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz Iahweh, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, desde uma lua nova até à outra, e de um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz Iahweh” (Is.66:22-23).

Quem ia reinar sobre Israel segundo a carne? “Varões irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi; que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Sendo pois ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto dos seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para assentar-se sobre o seu trono” (At.2:29-30). Mas Cristo disse: “Respondeu-lhe Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui” (Jo.18:36). Com estas palavras, Cristo pôs fim ao Velho Testamento.

Por isso que Paulo disse: “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje, o mesmo véu está por levantar, na lição do Velho Testamento, o qual foi por Cristo abolido” (II Co.3:14). “O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida” (Jo.6:63). “E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo” (Jo.8:23). “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o espírito, para as coisas do espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm.8:5-8).

“Porque se viverdes segundo a carne morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” (Rm.8:13). “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gl.5:17-21). “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma” (1 Pd.2:11).

“Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, obravam em nossos membros para darem fruto para a morte” (Rm.7:5). “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim como eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado” (Rm.7:25). “Vós porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Rm.8:9). “Estai pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará” (Gl.5:1-2).

“E, de novo protesto a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: da graça tendes caído” (Gl.5:3-4). Cristo não podia ficar com a lei,  porque ele anularia a graça. Como a lei é de Iahweh, ele preferiu a morte na cruz, para poder nos salvar.

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário