(019) – BELZEBU

Quem é Belzebu, que fazia parte da religião dos fariseus no tempo de Jesus?Belzebu era um deus filisteu e se manifestava na cidade de Ecrom, uma das cinco cidades (Js.13:3). Ecrom foi dada a Judá como herança (Js.15:45-47-63). Baal era o supremo deus dos cananeus, correspondendo a Bel, deus dos babilônicos. Era chamado Baal-Semain (Senhor do céu). Baal se traduz por senhor, no hebraico. A forma plural é Baalin (Jz.2:11). Cada lugar tinha seu próprio Baal, Senhor divino. Assim havia Baal-Hazor, Baal-Hermom, Baal-Peor, Baal-Zebu, deus de Ecrom.

A palavra Zvuv no hebraico é mosca, e nas nossas Bíblias lemos Baal-Zebute ou Baal-Zebube, isto é, o Se-nhor das Moscas. A mosca é um inseto nojento e trans-missor de doenças, pois transporta nas patas peludas os germes colhidos nos depósitos de lixo onde se cria. A fe-bre tifóide e a tuberculose encontram nesse inseto repugnante o maior meio de propagação. O lugar de procriação das moscas são as substâncias decompostas e podres, preferindo o esterco de bois e cavalos. Ali a fêmea põe de 100 a 150 ovos brancos, com cerca de um milímetro. De cada ovo nasce uma larva comprida, com aspecto de verme. Após 10 dias sai a mosca, que depois de 10 dias é fecundada para nova geração. Há espécies que guardam as larvas no interior do abdome e depositam larvas vivas. A varejeira, mosca azul ou verde, procria as larvas na carne, isto é, na ferida dos animais. Essas moscas procriam em carne putrefata também. As chamadas bicheiras são formadas pelas larvas da varejeira em cães, bois, cavalos, ovelhas, etc. Uma bicheira contem centenas de vermes e mata o animal não tratado. O berne é a larva da mosca Dermatóbia Hamimis. Este tipo de varejeira põe os ovos em hospedeiras intermediárias, geralmente outras moscas que se encarregam de leva-las ao homem, ao cão, boi, etc., formando-se o berne.

Pois o deus desse exército imundo chama-se Baal-Zebube, o mesmo Belzebu do Novo Testamento. Jesus curou um homem cego e mudo, e os fariseus disseram: “Este não expulsa demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios. Jesus respondeu dizendo: Se Satanás expulsa Satanás, está dividido o seu reino. Vossos pais expulsam por Belzebu, e eu expulso pelo Espírito de Deus para trazer o reino de Deu” (Mt.12:22-28).

Jesus afirmou que Belzebu e Satanás são a mesma pessoa. Satanás é, portanto, o Senhor das moscas e da podridão e corrupção, e Belzebu é o príncipe dos demônios como Satanás (Mt.12:24). Belzebu, ou melhor, Satanás, é quem tem autoridade para colocar espíritos maus, isto é, demônios, e é quem faz proliferar as moscas portadoras de enfermidades malignas e da corrupção. Belzebu aparece com esse nome, pela primeira vez em II Rs.1:1-3.

Se Belzebu, ou melhor, Satanás, é o Senhor das moscas, isto é, o criador das moscas, é muito estranho que Jeová se revele como Senhor das moscas no Egito. “Disse Jeová a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, e põe-te diante de Faraó, e dize-lhe: Assim diz Jeová: Deixa ir o meu povo, para que me sirva, porque se não deixareis ir o meu povo, eis que enviarei enxames de moscas sobre ti, e sobre os teus servos e sobre o teu povo, e às tuas casas, etc” (Ex.8:20-21). E Jeová fez assim, e a terra foi corrompida por estes enxames (Ex.8:24).

O Deus Jeová, o Santo de Israel, usa as armas da corrupção? Jeová, o Santo de Israel, usa as armas de Belzebu? Jeová, o Santo de Israel, o Deus alto e sublime, se vale das artes de Satanás? Jeová desce da glória para se igualar a Belzebu? É estranho, paradoxal, incoerente, mas aconteceu. O que Belzebu faz, Jeová faz igualmente.

O apóstolo Paulo disse: “Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortaleza” (2 Co.10:3-4).

Os cristãos não usam as armas dos carnais não cristãos, e Jeová Santo usa as armas de Satanás? “Abstende-vos de toda a aparência do mal”, disse Paulo em 1 Ts.5: 22, e Jeová se iguala a Satanás fazendo as mesmas obras? Satanás coloca espíritos maus e Jeová colocou um espírito mau em Saul? (1 Sm.16:14) Satanás é pai da mentira e Jeová coloca o espírito da mentira nos profetas? (1 Rs.22:23). Satanás é o enganador e Jeová põe o engano na boca dos profetas? (Ez.14:9; Ap.12:9). Satanás usa setas inflamadas contra os cristãos, e Jeová usa setas inflamadas como Satanás? (Ef.6:16; Sal.7:11-13).  Satanás é o príncipe das trevas e Jeová se oculta nas trevas? (Cl.1:12-13; At.26:18; Sl.18:11). Satanás coloca enfermidades e Jeová também? (Lc.13:11-16; Dt.28:61). Satanás é a serpente peçonhenta e Jeová envia serpentes peçonhentas? (Ap.12:9). “Males amontoarei sobre eles, as minhas setas esgotarei contra eles. Exaustos serão de fome, comidas de carbúnculo e de peste amarga; e entre eles enviarei dentes de feras, com ardente peçonha de serpente do pó (Dt.32:23-24; Jr.8:17).

Disse Jesus: “Por seus frutos os conhecereis. Por ventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos de abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons” (Mt.7:16-18).

O diabo é árvore má e Jeová produz também os mesmos frutos? Jesus veio para destruir as obras do diabo, e obviamente as obras más de Jeová; pois o Pai só faz o bem (Tg.1:17). E Jeová se declara autor de todo o mal em Am. 3:6. Jeová é o oposto do Deus Pai nas obras.

Autoria Pastor Olavo S. Pereira

Deixe uma resposta