(767) – NINGUÉM ESCAPA 2

“Vede, agora, que eu, eu o sou, e mais nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão” (Dt.32:39).

“Porque Iahweh dos exércitos o determinou: quem pois o invalidará? E a sua mão estendida está; quem, pois, a fará voltar atrás?” (Is.14:27).

“Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?” (Is.43:13).

“Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? — diz Iahweh. Porventura não encho eu os céus e a terra? — diz Iahweh” (Jr.23:24).

“Vi Iahweh, que estava em pé sobre o altar, e me disse: Fere o capitel, e estremeçam os umbrais, e faze tudo em pedaços sobre a cabeça de todos eles; e eu matarei à espada até o último deles; o que fugir dentre eles não escapará, nem o que escapar dentre eles se salvará. Ainda que cavem até o inferno, a minha mão os tirará dali; e, se subirem ao céu, dali os farei descer. E, se se esconderem no cume do Carmelo, buscá-los-ei, e dali os tirarei; e, se se ocultarem aos meus olhos no fundo do mar, ali darei ordem à serpente, e ela os morderá. E, se forem para o cativeiro diante de seus inimigos, ali darei ordem à espada para que os mate; e eu porei os meus olhos sobre eles para mal, e não para bem” (Am.9:1-4).

Adão não escapou, e ele nem conhecia a Iahweh. E também, nenhum de seus descendentes escapou: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” (Rm.5:12).

“Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação. E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Porque ouço de todo este povo os vossos malefícios, não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; fazeis transgredir povo de Iahweh. Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra Iahweh, quem rogará por ele? Mas não ouviram à voz de seu pai, porque Iahweh os queria matar” (1 Sm.2:22-25).

Uzá também não escapou: “E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e segurou-a, porque os bois a deixavam pender. Então, a ira de Iahweh se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali, junto à arca de Deus” (2 Sm.6:6-7).

Nem Jesabel, mulher de Acabe, rei de Israel, escapou da ira de Iahweh (2 Rs.9:30-37).

Nem o grande rei Davi escapou da ira de Iahweh. Davi cometeu um adultério com Bate-Seba, mulher de Urias, o heteu. Por castigo, Iahweh matou o seu filho recém-nascido e Davi havia orado a Iahweh durante sete dias, sem comer nem beber. Nem Davi escapou. Ler 2 Sm.12:10-25.

     Os justos de Israel também não escaparam. “E veio a mim a palavra de Iahweh, dizendo: Filho do homem, dirige o rosto contra Jerusalém, e derrama as tuas palavras contra os santuários, e profetiza contra a terra de Israel. E dize à terra de Israel: Assim diz Iahweh: Eis que sou contra ti, e tirarei a minha espada da bainha, e exterminarei do meio de ti o justo e o ímpio. Por isso que hei de exterminar do meio de ti o justo e o ímpio, a minha espada sairá da bainha contra toda carne, desde o sul até o norte. E saberá toda carne que eu, Iahweh, tirei a minha espada da bainha; e nunca mais voltará a ela” (Ez.21:1-5). “As mãos das mulheres piedosas coseram seus próprios filhos; serviram-lhe de alimento na destruição da filha do meu povo” (Lm.4:10).

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário