(773) – O HOMEM

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gn.2:7). Vamos analisar as diferenças entre este homem e o de Gn.1:27: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gn.1:27). 

1.  O primeiro foi criado do nada (BARÁ, em hebraico). O segundo foi formado do pó da terra (YATSAR, em hebraico).

2.  O primeiro era imagem e semelhança de Deus. O segundo era imagem e semelhança do pó (ADMÁ).

3.  O primeiro foi criado macho e fêmea. O segundo foi formado homem sem mulher.

4.  O primeiro foi liberado para procriar (Gn.1:28). O segundo foi colocado no jardim para cuidar (Gn.2:8).

5.  O primeiro não era alma vivente como os animais. O segundo era alma vivente como os animais (Ec.3:18).

6.  O primeiro não estava ligado a Deus por mandamento. O segundo estava: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn.2:16-17). 

7.  O primeiro era sujeito à morte como o segundo.

8.  O primeiro não tem registro de descendência. O segundo tem (Lc.3:23-38). Foram 42 gerações até Jesus. E Jesus não descende de antropopitécos, nem do macaco (Mt.1:1-17). Jesus descende de Deus, o Pai! E Deus começou a linhagem de Jesus há seis mil anos atrás. Cristo quando se fez carne, se fez pó: “A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte. Pois me rodearam os cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou; traspassaram-me as mãos e os pés. Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha túnica. Mas tu, Iahweh, não te alongues de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me” (Sl.22:15-19). 

9.  O primeiro foi criado macho e fêmea. O segundo, a mulher foi tirada da costela do homem. E essa mulher é a igreja. A mulher de Adão chamou-se Eva que significa “Mãe de todos os Viventes” (Gn.30:20). A serpente, isto é, Satanás, enganou Eva e ela caiu em transgressão: “E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão” (1 Tm.2:14).

E Paulo declara: “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo” (2 Co.11:2-3). “E o Deus de paz, esmagará em breve a Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém!” (Rm.16:20).

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

Uma ideia sobre “(773) – O HOMEM

Deixe um comentário