(756) – O REINO DE DEUS 2

  1. “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele” (Lc.16:16). Então, o Reino de Deus não está no Velho Testamento, mas o Reino de Iahweh está no Velho Testamento, logo, não é o Reino de Deus: “E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel” (Ex.19:6).
  2. Jesus disse: “O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui” (Jo.18:36). “E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo” (Jo.8:23). Os judeus não fazem parte do Reino de Deus.
  3. “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu” (Mt.6:9-10). Portanto, o Reino de Deus não está na terra, mas o de Iahweh está. Logo, não é Reino de Deus.
  4. “Dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz. Ele nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor” (Cl.1:12-13). Como Iahweh reinava com ira: “Vivo eu, diz o Senhor Iahweh, que, com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada, hei de reinar sobre vós” (Ez.20:33).
  5. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação” (2 Co.1:3). “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, e recebido acima, na glória” (1 Tm.3:16). Como o Pai das misericórdias, antes de Cristo tratava o povo com brutalidade? E fá-los-ei em pedaços uns contra os outros, e juntamente os pais com os filhos, diz Iahweh; não perdoarei, nem pouparei, nem terei deles compaixão, para que os não destrua” (Jr.13:14). “Portanto, tão certo como eu vivo, diz o Senhor Iahweh, pois que profanaste o meu santuário com todas as tuas coisas detestáveis, e com todas as tuas abominações, também eu te diminuirei, e o meu olho não te perdoará, nem também terei piedade” (Ez.5:11).
  6. Só Jesus batiza com o Espírito Santo: “E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo” (Jo.1:32-33).
  7. “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo.8:12). “Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo; estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu” (Jo.1:9-10). Como Iahweh veio antes, mostrando outra luz? “Porque o mandamento é uma lâmpada, e a lei, uma luz, e as repreensões da correção são o caminho da vida” (Pv.6:23). “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E, de novo, protesto a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: da graça tendes caído” (Gl.5:1-4). “Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte” (Rm.7:5). “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Rm.6:14). “Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei” (1 Co.15:56). “Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus” (Hb.7:18-19).
  8. “Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por que? Porque não foi pela fé, mas como pelas obras da lei. Tropeçaram na pedra de tropeço” (Rm.9:30-32). “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê” (Rm.10:4).
  9. Iahweh deu a lei: é alegoria (Gl.4:21-26).
  10. “Tudo por meu pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho, senão o Pai, nem quem é o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Lc.10:22). “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer” (Jo.1:18).

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário