(711) – DEUSES EM COLISÃO 4

 

1)   O santuário de Iahweh é na terra: “Estendeu o adversário a sua mão a todas as coisas mais preciosas dela; pois viu entrar no seu santuário as nações acerca das quais que mandaste que não entrassem na tua congregação” (Lm.1:10).

        O santuário de Deus não é na terra: “Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer, por nós, perante a face de Deus” (Hb.9:24).

2)   Iahweh é contra o seu povo: “Por isso, assim diz: Iahweh: Eis que eu, sim, eu mesmo, estou contra ti; e executarei juízos no meio de ti aos olhos das nações” (Ez.5:8).

       O Pai é a favor do seu povo: “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm.8:31).

3)   Iahweh põe o mundo no coração dos homens: “Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração deles, sem que o homem possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim” (Ec.3:11).

       Cristo tira o mundo do coração do homem: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tg.4:4).

4)   Iahweh diz: “Porque eu quero misericórdia e não o sacrifício, e o conhecimento de Deus é mais do que holocaustos” (Os.6:6). Iahweh, no entanto, aceitou o sacrifício dos sete filhos de Saul para apagar a sua ira: “de seus filhos se nos dêem sete homens, para que o enforquemos a Iahweh, em Gibeá de Saul, o eleito de Iahweh. E disse o rei: Eu os darei” (2 Sm.21:6). “Enterraram os ossos de Saul e de Jônatas, seu filho, na terra de Benjamim, em Zila, na sepultura de Quis, seu pai, e fizeram tudo o que o rei ordenara; e depois disso, Iahweh se aplacou para com a terra” (2 Sm.21:14).

5)   Iahweh não aceita pessoas aleijadas ou castradas: O quebrado de quebradura ou castrado não entrará na congregação de Iahweh” (Dt.23:1).

        Porém, no reino de Deus Pai, entra: “Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do Reino dos Céus. Quem pode receber isso, que o receba” (Mt.19:12).

6)   Iahweh é o Deus dos poderosos: “E lhes darás uma mensagem para seus senhores, dizendo: Assim diz Iahweh dos Exércitos, o Deus de Israel: Assim direis a vossos senhores: Eu fiz a terra, o homem, e os animais que estão sobre a face da terra, pelo meu grande poder, e com o meu braço estendido, e a dou a quem me agrada. E, agora, eu entreguei todas estas terras na mão de Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo; e até os animais do campo lhe dei, para que o sirvam” (Jr.27:4-6).

       O Deus do Novo Testamento, o Pai de Jesus disse: “Ouvi, meus amados irmãos: Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?” (Tg.2:5).

7)   Iahweh imputou o pecado quando não havia lei, no dilúvio: “Porque, até a lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei” (Rm.5:13).

       Deus Pai não imputa pecado quando há abundância de lei: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tt.2:11). “Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas onde o pecado abundou, superabundou a graça” (Rm.5:20).

8)   “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo.1:17). “Por isso, o juízo está longe de nós, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão. Apalpamos as paredes como cegos; sim, como os cegos que não têm olhos, andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros somos como mortos” (Is.59:9-10). O Espírito Santo do Pai tem por função revelar a verdade; e no Velho Testamento a verdade não era revelada, por isso, o povo andava em trevas: “Mas devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé da verdade” (2 Ts.2:13).

9)   Jesus disse: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós” (Jo.14:16-18).

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário