(765) – O JUIZ 2

No Velho Testamento, Iahweh Deus, é o juiz. Iahweh falou a Abraão e disse: “O clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, descerei agora, e verei se, com efeito, têm praticado segundo este clamor que é vindo até mim” (Gn.18:20-21). Ora, Ló, sobrinho de Abraão, morava em Sodoma com sua mulher e suas duas filhas. Dois anjos enviados por Iahweh disseram a Ló: “tira teus familiares deste lugar, porque nós vamos destruir este lugar” (Gn.19:12-13). Abraão, que amava Ló, disse a Iahweh: “Se, porventura, houver cinquenta justos na cidade, destrui-los-ás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinquenta justos que estão dentro dela? Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti seja. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?” (Gn.18:24-25). Iahweh é o juiz de toda a terra.

No Novo Testamento temos um Deus que não é juiz, pois, deu ao Filho todo juízo (Jo.5:22). Iahweh continua julgando. Ele diz ao profeta Ezequiel: Filho do homem, dirige o rosto contra Jerusalém, e derrama as tuas palavras contra os santuários, e profetiza contra a terra de Israel. E dize à terra de Israel: Assim diz Iahweh: Eis que sou contra ti, e tirarei a minha espada da bainha, e exterminarei do meio de ti o justo e o ímpio” (Ez.21:2-3). Portanto, Iahweh é deus injusto, pois foi ele quem criou Israel: “A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória; eu os formei, sim, eu os fiz” (Is.43:7).

1.   Vejamos se Iahweh é justo ou injusto: Iahweh fez um rico e outro pobre: “O rico e o pobre se encontraram; a todos os fez Iahweh” (Pv.22:2).

2.   “Iahweh empobrece e enriquece; abaixa e também exalta” (1 Sm.2:7).

3.   Iahweh odeia e ama: “Eu vos amei, diz o Iahweh, mas vós dizeis: Em que nos amaste? Não foi Esaú irmão de Jacó? disse Iahweh; todavia amei a Jacó e aborreci a Esaú, e fiz dos seus montes uma assolação, e dei a sua herança aos dragões do deserto” (Ml.1:2-3).

4.   Iahweh faz um vaso para honra e outro para desonra: “Mas, ó homem, quem és tu, que a Iahweh replicas? Porventura, a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?” (Rm.9:20-21). Iahweh fabrica os maus para matar: “Iahweh fez todas as coisas para os seus próprios fins, e até o ímpio para o dia do mal” (Pv.16:4). “Iahweh prova o justo, mas a sua alma aborrece o ímpio e o que ama a violência” (Sl.11:5). “Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; eis a porção do seu copo” (Sl.11:6).

5.   “Preparai a matança para os filhos, por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e possuam a terra, e encham o mundo de cidades” (Is.14:21). Quem mata o inocente em lugar do criminoso, é injusto. Assim é Iahweh: “Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos, pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado” (Dt.24:16).

6.   “A casa e a fazenda são a herança dos pais; mas de Iahweh vem a mulher prudente” (Pv.19:4). “Cova profunda é a boca das mulheres estranhas; aquele contra quem o Iahweh se irar, cairá nela” (Pv.22:14).

7.   Diz Salomão: “Causa que a minha alma ainda busca, mas não a achei; um homem entre mil achei eu, mas uma mulher entre todas, esta não achei” (Ec.7:28).

8.   “O que acha uma mulher acha uma coisa boa, e alcançou a benevolência de Iahweh” (Pv.18:22). Portanto, Salomão não alcançou benevolência de Iahweh.

9.   Iahweh falou a Davi: “Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então, farei levantar depois de ti a tua semente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino” (2 Sm.7:12). “Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens, e com açoites de filhos de homens” (2 Sm.7:13-14).

 

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário