(566) – JOÃO BATISTA – I

JOÃO  BATISTA  1

 

João Batista foi um dos personagens mais importantes da Bíblia.

  1. Foi predito o seu nascimento, a sua vinda: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus” (Is. 40:3). Esta profecia está confirmada no Evangelho de Mateus 3:1-3.
  2.  Nasceu em resposta de oração: Mas o anjo lhe disse: “Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João” (Lc.1:13).
  3. Cheio do Espírito Santo desde o ventre: “porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe” (Lc. 1:15).
  4. João Batista tinha os seus discípulos e Jesus os seus: “Houve, então, uma questão entre os discípulos de João e um judeu, acerca da purificação” (Jo.3:25). “E, quando o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João…” (Jo.4:1). Os discípulos de João não se misturavam com os de Jesus.
  5. João foi o precursor e Jesus Cristo. Ele disse: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt.3:11). Este foi o testemunho de João Pelo Evangelho de Mateus.

Vamos agora narrar o testemunho de João Batista a respeito de Jesus.

A.      “Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas veio para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo” (Jo.1:6-9).

B.      “No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: após mim vem um homem que foi antes de mim, porque já era primeiro do que eu” (Jo.1:29-30).

C.      “E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e repousar sobre ele.E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.E eu vi e tenho testificado que este é o Filho de Deus” (Jo.1:32-34).

D.      “Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo […] (”Jo.3:28-29).

Sendo João Batista o precursor do Messias, profetizado pelo profeta Isaías, e confirmado no Novo Testamento, cheio do Espírito Santo desde o ventre da mãe, sendo enviado de Deus para testemunhar da luz verdadeira (Jo.1:6-9), e dando tantos outros testemunhos do Messias de Israel, isto é, o Cristo, porque Jesus nega o testemunho de João Batista? “Vós mandastes a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não recebo testemunho de homem, mas digo isso, para que vos salveis. Ele era a candeia que ardia e alumiava; e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz. Mas eu tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço testificam de mim, de que o Pai me enviou. E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer;” (Jo.5:33-37). A declaração de Jesus a respeito de João Batista nos faz crer que houve dois Cristos em uma mesma pessoa. Um, que foi profetizado por Jeová e outro, que é o autor da salvação. O anjo Gabriel falou à Maria que o fruto do seu ventre iria se assentar no trono de Davi e o seu reino não teria fim (Lc.1:33). E Jesus declarou: “[…] O meu Reino não é deste mundo […]” (Jo.18:36; Hb.12:12). Cristo é o autor e consumador da fé.

 

Autoria: PASTOR OLAVO SILVEIRA PEREIRA

Deixe um comentário