(635) – ANÁLISE DO ATO SEXUAL

 

Pela Bíblia, o ato sexual é santificado pelo matrimônio. Há três bens no matrimônio:

a) Ele é remédio para a concupiscência,

b) Prole,

c) Ajuda mútua.

Fora do casamento, qualquer ato sexual é pecaminoso.

Neste estudo não colocamos nenhuma ideia pessoal, mas somente a autoridade da Bíblia.

1)  Jesus disse: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno” (Mt.5:27-30).

2)  “E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento, mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dos mortos, nem hão de se casar, nem ser dados em casamento; porque já não podem mais morrer, pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição” (Lc.20:34-36). Resta saber se os filhos de Deus têm de chegar a esta perfeição nesta vida, ou se este milagre só vai acontecer no céu, pois o texto deixa bem claro que os filhos da ressurreição, filhos de Deus, não praticam o ato sexual. “Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido. Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do Reino dos Céus. Quem pode receber isso, que o receba” (Mt.19:10-12).

3)  Em Rm.8:5-9, os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Ora, o ato sexual é um ato da carne.  “Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que continueis a progredir cada vez mais; porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação” (1 Ts.4:1-7).

4)  Em Ex.19:14-15, na santificação do povo para achegar a Deus e ouvir a lei, não podiam tocar em mulher por três dias, por que? Para Jeová o ato conjugal é contrário à santidade e repugna a sua natureza de Deus. Esta é a lei daquele que tem o fluxo, e daquele de quem sai o sêmen da cópula, e que fica por eles imundo” (Lv. 15:32).

5)  “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz ao pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tg.1:13-15).

6)  “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gl.5:19-21).

7)  “Porque se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Rm.8:13-14). O Espírito de Deus é contrário à carne.

8) “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma” (1 Pd.2:11).

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

2 ideias sobre “(635) – ANÁLISE DO ATO SEXUAL

  1. AS PALAVRAS DE JESUS NO ANTIGO TESTAMENTO EM RELAÇÃO AO ATO SEXUAL NÂO QUERIA DIZER PECADO, PORQUE O ATO DO PRAZER É AMOR O QUE JEOVÁ DETESTA PORQUE O AMOR VEM DE DEUS MAS PROSTITUIÇÃO VEM DO PECADO E O QUE VEM DA CABEÇA NÂO TEM VALOR PORQUE DEUS CONHECE O NOSSO CORAÇÂO E NÂO VAMOS DEIXAR DE SER CARNE AO CONFUNDIR O AMOR DE DEUS AMEM

    • O Amor de Deus não tem nenhuma ligação com o sexo, tanto que no reino de Deus não existe união carnal nem macho nem fêmea:
      (Gálatas 3:27-28) Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
      Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

      (1 Coríntios 13:4-7) O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
      Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
      Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
      Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

      E mesmo o amor conjugal diante de Deus não tem nada com o sexo e sim com com a santificação mútua:
      (Efésios 5:25-28) Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
      Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
      Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
      Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

      O Sexo mesmo dentro do casamento diminui a intimidade com Deus e a incontinência sexual e instigada por Satanás e nunca pelo Amor de Deus ou Pelo Espírito Santo:
      (1 Coríntios 7:1-5) Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;
      Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
      O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
      A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
      Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

      A separação de Corpos dentro do casamento é um sacrifício vivo e racional aceitável diante de Deus e aumenta o poder da oração do casal, porém Satanás pode tentá-los pela incontinência sexual e por isso Paulo aconselha que o casal volte a se unir.

      (1 Coríntios 7:8-9) Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.
      Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.

      (1 Coríntios 7:27-28) Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher.
      Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos.

      Quanto aos casados, Paulo afirma que Jesus está voltado e bom seria que o amadurecimento espiritual os desse condições de viver sem união de corpos:

      (1 Coríntios 7:29) Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem;

      Dentro do casamento se o sexo for desordenado é considerado por Deus como Prostituição:
      (Hebreus 13:4) Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.

      (Mateus 19:10-12) Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
      Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
      Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.

      (Lucas 20:34-36) E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento;
      Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento;
      Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.

      (Mateus 5:8) Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

      (Mateus 5:27-32) Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
      Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
      Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
      E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
      Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
      Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.

Deixe um comentário