(781) – O BATISMO DO LADRÃO

Pode alguém ser salvo na última hora como o ladrão da cruz?

Todos dizem que sim, pois Jesus afirmou que o ladrão entraria no paraíso.

Baseados no ladrão, milhões e milhões de pessoas deixam a salvação de suas almas para a última hora. Milhões e milhões de cristãos alimentam a certeza de que Deus não o rejeitará como não rejeitou o ladrão.

O ladrão tem sido um péssimo exemplo. Todos os fracos, todos os carnais, todos os desonestos, todos os impuros e prostituídos, creem que serão salvos na última hora como o ladrão, e permanecem caídos até o fim da vida.

Se dissermos que a santidade é indispensável para a salvação, logo alguém diz: Mas o ladrão foi salvo”. Se afirmarmos que sem as obras a fé é nula logo alguém dirá: “Mas o ladrão nada fez e foi salvo”. Se pregarmos que o batismo é indispensável para a salva­ção, todos respondem: O ladrão não foi batizado e foi salvo”.

Se o ladrão foi salvo sem santidade, sem obras e sem batismo, eu afirmo que ele tem sido um falso profeta e tem lançado milhões no inferno.

A Bíblia diz: Segui a paz e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb.12:14). “A fé sem obras e morta” Tg.2:26. “Quem crer e for batizado será salvo” Mc.16:16.

Pedro diz: “…na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água; Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo…” (1 Pd.3:20-21).

Se o ladrão foi salvo, não poderia contradizer a Bíblia. Analisemos o texto Bíblico e conheçamos o ladrão para não sermos condenados com os tolos e os formicários.

O ladrão repreendeu o outro ladrão, o que prova que os dois não eram iguais (Lc.23:40). Neste mesmo texto o “bom la­drão” disse: Tu nem ainda temes a Deus?” Vemos que este ladrão tinha temor de Deus, e o temor de Deus é o princípio da sabedoria como lemos no Sl. 111:10. Este “bom ladrão” conhecia a Deus e a Sua palavra, pois a sabedoria vem pela palavra (Sl.119.97-100).

Continuemos a investigar o “bom ladrão”; tinha consciência de culpa e castigo, do bem e do mal, e também da justiça de Deus (Lc.23:41). Porém, a declaração assustadora foi quando defendeu Jesus dizendo: “Este nenhum mal fez”.

Eu já perguntei inúmeras vezes a pessoas conhecidas se podiam afiançar o meu caráter e afirmar que eu não cometi nenhum pecado e todos igualmente negaram. Faça você a experiência e concluirá que o “bom ladrão” era amigo íntimo de Jesus. Para se afirmar que alguém é isento de culpa é necessário um profundo conhecimento. E se o ladrão tinha essa intimidade eu afirmo que era discípulo de Jesus.

Quando o ladrão, olhando para Jesus com ternura e humildade, disse: “SENHOR, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”, podemos ter certeza absoluta que foi o maior dos apóstolos.

EXPLIQUEMOS:

Nicodemos não era discípulo e chamou Jesus de Mestre (Jo.3:2). Os incrédulos O chamavam de “carpinteiro” (Mc.6:3). Os inimigos O chamavam de “Belzebu” (Lc.11:15). Os Príncipes Judeus chamavam-nO “enganador” (Mt.21.63). Somente os discípulos chamavam-no de SENHOR (Mt.26:22 e Lc.6:46).

O ladrão O chamou da maneira que estava habituado a chamar: SENHOR — porque era Seu servo. Agora analisaremos o conhecimento teológico do ladrão: “LEMBRA TE DE MIM QUANDO ENTRARES NO TEU REINO”. Nestas palavras afirmou o ladrão que Jesus não ia morrer na cruz. Nenhum dos apóstolos tinha este conhecimento. Em Mat 26:31 e 56 lemos que quando Judas entregou Jesus, todos os discí­pulos o abandonaram. No Evangelho de Marcos 16:10 a 14 fica mais clara a ignorância e a incredulidade dos discípulos, pois o próprio Jesus lhes lança em rosto sua cegueira.

Só havia um que sabia que Jesus ia ressuscitar, e este foi o “bom ladrão”, discípulo fiel de Jesus. Ele ouviu Jesus dizer que em 3 dias reconstruiria o templo (João 2:19-22). Também ouviu Jesus dizer que ninguém poderia lhe tirar a vida e que tinha poder para a dar e para a tornar a tomá-la (João. 10:17-18). Também ouviu Jesus dizer que quem cresse nunca veria a morte (Jo.8:51). E porque creu nas palavras de Jesus, sabia que não ia morrer na cruz, e que Ele o esperava no Seu Reino Eterno, na glória.

Veja, amigo leitor. O ladrão tinha certeza absoluta que Jesus não iria morrer, que era Rei eterno e que pelos méritos de Jesus entraria nesse Reino com Ele. O ladrão sabia a “doutrina da ressurreição”. Ele ouviu dizer: “Eu sou a ressurreição e a vida” na casa da Lázaro (Jo.11:23). A conclusão que podemos chegar a respeito do ladrão é que ao subir na cruz, não era mais ladrão, tanto que recriminou o outro. Havia mudado de vida quando seguiu a Jesus. E todos que seguiam a Jesus eram batizados (Jo.3:22 e 4:1). Dimas era batizado. Se alguém quiser afirmar que Dimas era ladrão ao subir na cruz, lembre-se que Jesus era inocente e foi condenado como ladrão (Mt.27:13-23).

Nesta passagem, o ladrão Barrabás foi solto, e Jesus morreu cru­cificado em seu lugar. E da mesma maneira que Jesus, na cruz, não era criminoso, Dimas também não era. Estava na cruz porque se entregou voluntariamente para obedecer a Jesus que lhe disse; “Se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali no altar a tua oferta e vai reconciliar-te com o teu irmão” (Mt.5:23-24). Dimas, o que tinha sido ladrão e salteador, entregou-se voluntariamente para pagar o que devia ao estado antes da conversão.

Os crentes de hoje não fazem isso. Pecam voluntariamente, são sensuais e mundanos, pensando em arrepender-se na última hora.

O bom ladrão estava preparado para a última hora. Estava tão preparado que cobrou de Jesus a sua salvação dizendo: “LEMBRATE DE MIM”. LEMBRA-TE, na Bíblia, supõe coisas passadas: o Rico, que foi para o inferno e clamou a Abraão, ouviu dele as seguintes palavras: “Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e que Lázaro somente males. Agora este é consolado e tu atormentado” (Lc.16:24).

Também José, ao interpretar o sonho do copeiro de Faraó, afirmando que em três dias ele seria restaurado, lhe disse: “Lembra-te de mim quando fores bem, e que faças menção do meu nome diante de Faraó, e faze-me sair do cárcere”.

Se você, meu caro leitor, não deixar para última hora sua salvação; Se você crer em Jesus Cristo e conhecer Sua Palavra como aquele ladrão conhecia; Se você for batizado como ele foi; Se você pagar as suas dívidas diante do seu próximo e diante do Estado como ele fez, e como Zaqueu fez, então você poderá dizer como o “bom ladrão” a Jesus: “LEMBRA -TE do que eu fiz por ti”. E Jesus te dirá: “Hoje estarás comigo e com o ladrão no paraíso”.

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

6 ideias sobre “(781) – O BATISMO DO LADRÃO

  1. Graça e paz do nosso senhor Jesus Cristo irmãos..
    Gostaria de saber se o batismo em águas e fundamental, pois o verdadeiro batismo acontece espiritualmente, porque vejo muitos a se batizar e não regenerar em nada.
    Estou querendo fazer o batismo público só que as igrejas que vou não pregam o evangelho em sua essência e verdade como vcs. E aproveito para perguntar se vcs realizam o batismo!?

    • A Paz do Senhor jesus Cristo irmão,
      Sim sem batismo, não haverá entrada no reino de Deus e é necessário que haja total consciência e fé para que o ato do batismo não seja apenas um banho, mas sim uma realidade :

      Crer, que nunca mais irá pecar… Se tiver dúvida, não é lícito descer as águas, e total consciência do Senhorio de Cristo Jesus !

      Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;
      1 Pedro 3:21

      Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
      E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
      E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
      E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
      E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.
      E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.
      Atos 8:35-40

      Todo ato físico tem repercussão espiritual e todo ato espiritual tem repercussão física, como é o caso da fé que se crê com o coração ( Espiritual ) e se confessa com a boca para a Salvação ( Físico ) :

      Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
      Romanos 10:10

      E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.
      Lucas 12:8

      E é necessário a renuncia feita com a boca, de todo envolvimento com o mundo e as obras da carne !

      Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,
      Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
      Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;
      Tito 2:11-13

      Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe:
      Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
      E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.
      Lucas 14:25-27

      Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.
      Lucas 14:33

      Sim nós realizamos batismos e cultos em:

      Rua Madre Clélia Merlonni, 15751, São Roque – SP –> Cultos aos Domingos das 10:30 da manhã às 12:30 ~ 13:00 da tarde… ( Endereço onde realizamos os batismos )

      • Gloria a Jesus eternamente!!!
        A paz irmão, agradeço muito pela resposta, para a glória do senhor jesus fui batizado e vivo para o senhor. Estou interessado na compra do livro enigma do princípio é Jeová falso Deus, mando e-mail para o link da compra mais não obtenho resposta.

  2. Em Lucas 10:25-28, Jesus disse como herdar a vida eterna. 25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26 E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? 27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. 28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás.

    • Não mais… Após a Ressurreição de Cristo a lei não está mais em vigor !

      Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
      Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
      Romanos 10:4,5

      Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
      E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
      Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
      Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
      Gálatas 3:10-13

      Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
      Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.
      Gálatas 5:4,5

      Nova unica e eterna aliança se inicia na Ressurreição de Jesus, ele mesmo viveu no velho Testamento, e teve que responder questões do Velho Testamento, Porém :

      Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
      E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
      Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
      2 Coríntios 3:14-16

      Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
      (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
      Hebreus 7:18,19

      Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
      Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
      E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
      E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
      Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
      Efésios 2:14-18

      Ninguém alcançou o Pai por meio da lei ou por meio de sua própria Justiça !

      Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
      Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
      Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
      Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
      1 Coríntios 1:21-24

Deixe um comentário