(646) – DOIS MINISTÉRIOS 45

O ministério de Jeová é o Velho Testamento, e o do Pai é o Novo Testamento.

As pragas de Jeová:

1)   Iahweh manda piolhos. “Disse mais o Iahweh a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua vara, e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito” (Ex.8:16). Ele encheu o Egito de piolhos. Piolhos simbolizam problemas insolúveis.

2)   Iahweh manda moscas. E o Iahweh fez assim; e vieram grandes enxames de moscas à casa de Faraó e às casas dos seus servos, e sobre toda a terra do Egito; a terra foi corrompida destes enxames” (Ex. 8:24). As moscas simbolizam contaminação e corrupção, porque elas depositam larvas nos animais e dão bicheiras. Se o homem não se cuidar, ele pega bicheira também.

3)   Iahweh manda gafanhotos. “E vieram os gafanhotos sobre toda a terra do Egito, e assentaram-se sobre todos os termos do Egito; tão numerosos foram que, antes destes nunca houve tantos, nem depois deles haverá” (Ex.10:14). Os gafanhotos simbolizam os ladrões que roubam as plantações: “Porque sucedeu que, semeando Israel, subiam os midianitas e os amalequitas; e também os do oriente contra eles subiram. E punham-se contra eles em campo, e destruíam a novidade da terra, até chegarem a Gaza, e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois e nem jumentos. Porque subiam com os seus gados e tendas, vinham como gafanhotos em multidão, que não se podiam contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra para as destruir” (Jz.6:3-5).

4)   Iahweh manda vespões com ferrões tão venenosos que matavam homens e animais. “Também enviarei vespões adiante de ti, que lancem fora os heveus …” (Ex.23:28). “E enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram de diante de vós …” (Js.24:12).

5)   Iahweh mandava leões. “… e  Iahweh mandou entre eles, leões, que mataram a alguns deles (II Rs.17:25). “…  e um leão o encontrou no caminho, e o matou; …” (1 Rs.13:23-24).

6)   Iahweh manda serpentes. “E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o Iahweh mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel” (Nm.21:5-6).

7)   Iahweh envia Satanás. “Então o anjo do Iahweh lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim:” (Nm.22:32). (Traduziram Satã por adversário), no hebraico está Satã.

8)  Iahweh manda peste. “Ou três anos de fome, ou que três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que três dias a espada de Iahweh, isto é, a peste na terra, e o anjo do Iahweh destrua todos os termos de Israel; … (1 Cr.21:12).” “Mandou, pois, o Iahweh a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens (1 Cr.21:14).

9)   Iahweh manda fogo do céu. “… Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta. E tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinquenta, […] E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinquenta”  (2 Rs.1:9-12); “E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o Iahweh, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Iahweh e os consumiu; e morreram perante o Iahweh” (Lv.10:1-2). “E aconteceu que, queixou-se o povo falando o que era mal aos ouvidos do Iahweh; e ouvindo o Iahweh a sua ira se acendeu; e o fogo do Iahweh ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial” (Nm.11:1).

Termina aqui o ministério do V. Testamento. Na Bíblia de Jerusalém não está escrito Senhor, mas sim, Iahweh, como está no original hebraico.

Vamos ao Novo Testamento:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo.3:16). 

Jesus nos dá poder para pisar a cabeça da serpente, isto é, Satanás: “E o Deus de paz, esmagará em breve a Satanás debaixo dos vossos pés” (Rm.16:20).

“Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno” (1 Jo.2:13-14).

“Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg.4:7).

 

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário