(731) – COINCIDÊNCIAS

1) O diabo reina sobre este mundo: “E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe, num momento de tempo, todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e sua glória, porque a mim me foi entregue, e a dou a quem eu quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te Satanás, porque está escrito: Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele servirás” (Lc.4:5). Jeová também reina neste mundo: “De Jeová é a terra e sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam” (Sl.24:1). “Pois Jeová é o Rei de toda a terra; cantai louvores com inteligência. Jeová reina sobre as nações; Jeová se assenta sobre o trono da sua santidade” (Sl.47:7-8).

2) O diabo é tentador: “Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mt.4:1). Jeová também tenta: “E, aconteceu, depois destas coisas, que tentou Jeová a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui” (Gn.22:1). “E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual Jeová teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te tentar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não” (Dt.8:2).

O Pai não tenta: “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tg.1:13-15).

3) O diabo põe enfermidade: “E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás mantinha presa?” (Lc.13:16). Jeová também põe enfermidades: “Então, Jeová fará maravilhosas as tuas pragas, e as pragas de tua semente, grandes e duradouras pragas, e enfermidades más e duradouras” (Dt.28:59).

Jesus só cura: “E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele, com a sua palavra, expulsou deles os espíritos e curou a todos os que estavam enfermos, para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças” (Mt.8:16-17).

4)  O diabo mente: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade; porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo.8:44). Jeová também mente: “E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? Se, porventura, houver cinqüenta justos na cidade, destrui-los-ás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela? Longe de ti seja. Não faria justiça o juiz de toda a terra? Então, disse Iahweh: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles” (Gn.18:23-26). “Filho do homem, dirige o rosto contra Jerusalém, e derrama as tuas palavras contra os santuários, e profetiza contra a terra de Israel. E dize à terra de Israel: Assim diz Iahweh: Eis que sou contra ti, e tirarei a minha espada da bainha, e exterminarei do meio de ti o justo e o ímpio. Por isso que hei de exterminar do meio de ti o justo e o ímpio, a minha espada sairá da bainha contra toda carne, desde o sul até o norte” (Ez.21:2-4). “Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti, e te abençoarei” (Ex.20:24). “Assim diz Iahweh dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne. Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que vos tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos e sacrifícios” (Jr.7:21-22). Iahweh antecedeu ao diabo na mentira, então, ele é o pai da mentira.

5)  Satanás se oculta nas trevas: “Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; afim de que recebam a remissão dos pecados, e sorte entre os santificados pela fé em mim” (At.26:18). Iahweh também: “Fez das trevas o seu lugar oculto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as nuvens dos céus” (Sl.18:11). Escuridão das águas era o pecado de Israel que Iahweh introduziu (os cativeiros).

6) Satanás atira flechas inflamadas: “Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (Ef.6:16). Iahweh também: “Deus é um juiz justo, um Deus que se ira todos os dias. Se o homem não se converter, Jeová afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado; e já ele preparou armas mortais, e porá em ação as suas setas inflamadas contra os perseguidores” (Sl.7:11-13). “Porque as flechas do Todo-poderoso estão em mim, e o seu ardente veneno, o bebe o meu espírito; os terrores de Deus se armam contra mim” (Jó.6:4). “Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e a tua mão sobre mim desceu” (Sl.38:2).

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário