(229) – O APÓSTOLO PAULO – I

O APÓSTOLO PAULO – I

Os fariseus eram uma das principais seitas dos Judeus, e de grande influência sobre o povo. Insistiam no cumprimento rigoroso da lei e das tradições. Existiam dois grupos de fariseus. Os hipócritas e os sinceros e fiéis.

Antes da sua conversão a Cristo, seu nome era Saulo (no hebraico Shaul). Após a conversão, seu nome foi mudado para Paulo. Shaul vem da mesma raiz hebraica sheol, que se traduz por morte, inferno, sepultura. O nome grego Paulo quer dizer pequeno, pois se considerava o menor dos apóstolos  (I Cor.15:9).

Paulo faz a sua confissão religiosa antes de conhecer Jesus Cristo como Filho de Deus, o Pai. “Se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu. Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus, segundo a lei, fui fariseu, segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível”(Fp. 3: 4-6). Paulo era sincero e extremamente rigoroso em matéria de religião. “ A minha vida, pois, desde a mocidade, qual haja sido, desde o princípio, em Jerusalém, entre os da minha nação, todos os judeus o sabem, sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita na nossa religião, vivi  fariseu” (At. 26:4,5).

Paulo confessa também, que, como bom judeu, fiel a seus princípios religiosos, perseguia a Igreja de Deus. “Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a Igreja de Deus e a assolava. E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais”. Gál. 1: 13,14. Como todo israelita zeloso da sua religião e fiel  ao seu deus, de nome Jeová, Paulo procurava por todos os meios combater, destruir e eliminar da face da terra a seita dos nazarenos (Atos 24: 5). E continua sua confissão: “Quanto a mim, sou varão judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vos hoje sois. E persegui este caminho até a morte, prendendo e metendo em prisões, tanto varões como mulheres, como também o suma sacerdote me é testemunha, e todo o conselho dos anciões; e, recebendo destes cartas para os irmãos, fui a Damasco, para trazer manietados para Jerusalém aqueles que ali estivessem, afim de que fossem castigados” (At. 22:3-5). E continua sua tenebrosa confissão, dizendo: “Bem tinha eu imaginado que contra o nome de Jesus nazareno devia eu praticar muitos atos; o que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido poder dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e quando os matavam, eu dava o meu voto contra eles. E, castigando- os muitas vezes pelas sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui” (At. 26:9-11).

Essa fúria odiosa e perseguidora vinha do deus a quem Paulo servia quando ainda era Saulo. “Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até o mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua novidade, e abrasará os fundamentos dos montes. Males amontoarei sobre eles, as minhas setas esgotarei contra eles. Exaustos serão de fome, comidos de carbúnculo (antraz) e de peste amarga; e entre eles enviarei dentes de feras, com ardente peçonha de serpentes do pó. Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor; ao mancebo, juntamente com a virgem, assim à criança de mama, como o homem de cãs” (Deut. 32:22-25).Esse espírito odioso de Jeová passou para seus servos. O rei Davi, tão justo e bondoso recebeu esse espírito. “Não aborreço eu, ó Jeová, aqueles que te aborrecem, e não me aflijo pelos que se levantam contra ti? Aborreço- os com ódio completo; tendo- os por inimigos” (Sl. 139 21,22). É o espírito de Jeová; passando para os seus fiéis servos. O espírito santo de Jeová não é a favor dos homens como no Novo Testamento, mas é contra. “Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu  Espírito Santo; pelo que se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles” (Is. 63:10). Sansão recebia o poder de matar quando o espírito de Jeová se apoderava dele (Jz. 14:19; 15:14,15). A unção trazia o espírito de Jeová sobre o eleito. “Então Samuel tomou o vaso de azeite, e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e desde aquele dia em diante o espírito de Jeová se apoderou de Davi” (1 Sam. 16:13). Jeová mandou Elias ungir  Hazael rei sobre a Síria, ungir Jeú rei sobre Israel, e ungir Elizeu profeta em seu lugar. Os três receberam pela unção o poder de matar pelo espírito de Jeová (1 Reis 19:15-17). Jeová, então, pela boca do profeta Oséias, diz: “Por isso os abati pelos profetas; pela palavra da minha boca, os matei” (Os. 6:5).

Quando Saulo teve um encontro pessoal com o Senhor Jesus Cristo, o espírito assassino e perseguidor de Jeová saiu, e pela imposição das mãos de Ananias recebeu o Espírito Santo do Pai (At. 9:17,18). Paulo mudou de senhor e mudou de vida e de nome. De perseguidor furioso e fiel a Jeová, mudou para o servo humilde e perseguido de Jesus. O ódio saiu, e o seu coração transbordou do amor de Cristo que vem pelo Espírito Santo, conforme Romanos 5:5 e 15:30. O antigo matador agora dava a vida pelos que perseguia (At. 21:10-14; 14:19; 1 Cor. 15:31).

O religioso fiel e zeloso da lei, que perseguia e matava seguindo o exemplo de Elias, Elizeu, Jeú, Davi, Sansão, Samuel e tantos outros que obedecem a Jeová, agora, em obediência a Jesus Cristo e cheio do Espírito Santo do Pai, rejeitou toda aquela bagagem espiritual herdada dos pais. Não é fácil se desligar de conceitos e tradições. Paulo compara essa conquista com uma crucificação tão dolorosa como a de Jesus e declarou: “Os que são de Cristo crucificaram a carne com suas paixões e concupiscência” (Gal. 5:24).

Paulo conseguiu essa façanha. “Já estou crucificado com Cristo, e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo na carne vivo- a na fé do Filho de Seus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gal. 2:20). Paulo estava tão convencido de sua antiga fé em Jeová e de sua lei, que nos legou a seguinte confissão: “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem pela lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé” (Fp. 3:8-9). É preciso notar que Paulo não disse: Sofri a perda de todas as, mas disse: Sofri a perda de todas estas coisas. Quais coisas? As que Paulo se refere neste capítulo. Para Paulo, ser circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu  de hebreus; fariseu segundo a lei; tudo esterco, tudo lixo, tudo tradição que não leva a nada, tudo soberba. Paulo, quando Cristo entrou no seu coração, deixou de ser deste mundo, deixou de ser carnal, e nos diz: SEDE MEUS IMITADORES, COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO (1 Cor. 11:1).

 

Autoria: PASTOR OLAVO SILVEIRA PEREIRA

2 ideias sobre “(229) – O APÓSTOLO PAULO – I

  1. graça e paz do nosso senhor jesus cristo e muita alegria irmãos!
    ao ler os estudos, queria saber a opinião dos demais, se Paulo foi levantado porque foi o único a ter esse discernimento entre Jeová x Deus pai. Suponho a dizer que o seu ministério foi esse na minha visão.

    • Sim… Paulo teve excelência de revelação :

      Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,
      Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;
      Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.
      Romanos 16:25-27

      Ele estabeleceu o Alicerce :

      Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
      Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
      1 Coríntios 3:10,11

      E ele trabalhou mais do que todos :

      Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.
      Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.
      Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
      E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
      E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.
      Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.
      Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.
      E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo.
      Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.
      Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.
      Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim haveis crido.
      1 Coríntios 15:1-11

      Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada;
      Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi;
      Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,
      O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;
      A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;
      Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.
      A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo,
      E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;
      Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,
      Efésios 3:2-10

      Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
      Romanos 1:1

      No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.
      Romanos 2:16 ( Evangelho dele que é o Evangelho de Deus )

      A Revelação se deu, porque ele renunciou o que tinha de mais precioso, coisa que os Apóstolos de Jesus tiveram dificuldade até o fim que eram as raízes judaizantes :

      Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.
      Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu:
      Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;
      Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.
      Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
      E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,
      E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
      Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;
      Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
      Filipenses 3:3-11

Deixe um comentário