(643) – O TODO PODEROSO 1

O primeiro todo-poderoso que surgiu na face da terra chamava-se Ninrode, neto de Noé. Este homem, diz as escrituras, era um poderoso caçador, e ele fundou Nínive, à beira do Tigre. Nínive era a capital do império da Assíria: “Ele foi poderoso caçador diante da face de Jeová; pelo que se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante de Jeová, e o princípio do seu reino foi Babel, e Ereque, e Acade, e Calné, na terra de Sinar. Desta mesma terra saiu ele à Assíria, e edificou a Nínive, e Reobote-Ir, e Calá, e Resém entre Nínive e Calá, (esta é a grande cidade)” (Gn.10:9-12). A torre de Babel foi construída para ir até o céu, porque Ninrode queria tomar satisfações de Deus, pela destruição da humanidade no dilúvio. Daí, Jeová derrubou a torre e espalhou os homens sobre a face da terra, confundindo as línguas (História do Povo Hebreu de Flavio Josefo, cap.4).

O império assírio se tornou a maior potência do mundo conhecido. Os reis da Assíria eram todo-poderosos e cruéis. Salmaneser era rei da Assíria: “E sucedeu, no quarto ano do rei Ezequias, que Salmaneser, rei da Assíria, subiu contra Samaria, e a cercou” (2 Rs.18:9). Foi o fim do Reino de Israel. Só ficou o reino de Judá. No ano de 607 AC. Nabucodonosor, rei de Babilônia, dizimou o império assírio e se tornou o todo-poderoso: “E, agora, eu (Jeová) entreguei todas estas terras na mão de Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo, e até os animais do campo lhe dei, para que o sirvam. E todas as nações servirão a ele, até que também venha o tempo da sua própria terra, quando muitas nações e grandes reis se servirão dele. E acontecerá que, se alguma nação e reino não servirem o mesmo Nabucodonosor, rei da Babilônia, e não puserem o seu pescoço debaixo do jugo do rei da Babilônia, visitarei com espada, e com fome, e com peste essa nação, diz Jeová, até que a consuma com as suas mãos. E não deis ouvidos aos vossos profetas, e aos vossos adivinhos, e aos vossos sonhos, e aos vossos agoureiros, e aos vossos encantadores, que vos falam, dizendo: Não servireis o rei da Babilônia, porque mentiras vos profetizam, para vos mandarem para longe da vossa terra, e para que eu vos lance dela, e vós pereçais” (Jr.27:6-10).

O reino de Judá também foi entregue a Nabucodonosor, rei de Babilônia, no ano 587 AC, e acabou o reino de Judá. Foi nesse tempo que as mães piedosas cozeram seus filhos para servirem de mantimento, tal era a pressão e a fome: “As mãos das mulheres piedosas coseram seus próprios filhos, serviram-lhes de alimento na destruição da filha do meu povo” (Lm.4:10).

No ano 539 AC, Ciro (rei daPérsia) destrói Babilônia e se tornou todo-poderoso: “Assim diz Ciro, rei da Pérsia: Jeová, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra; e ele me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá” (Ed.1:2). Ciro tornou-se o todo-poderoso.

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

2 ideias sobre “(643) – O TODO PODEROSO 1

  1. Todos os pontos negativos de Jeová servem para responder a seguinte pergunta:

    Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos?
    Jeremias 2:5

    • A paz Jorge,

      (Isaías 63:17) Por que, ó Senhor, nos fazes errar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso coração, para que não te temamos? Volta, por amor dos teus servos, às tribos da tua herança.

      (Isaías 6:10) Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado.

      (Mateus 13:14-15) E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz:Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis,e, vendo, vereis, mas não percebereis.
      Porque o coração deste povo está endurecido,E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos;Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam,e eu os cure.

      (2 Coríntios 3:14-18) Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
      E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
      Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
      Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
      Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

      Se o Pai tira o véu posto por Jeová não são a mesma pessoa, e nos fica claro que Jeová é o deus deste século conforme:

      (2 Coríntios 4:3-6) Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
      Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
      Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
      Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.

      Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja contigo.

Deixe um comentário