(452) – O DEUS DESTE MUNDO – II

DEUS DESTE MUNDO 2

 

Paulo, o apóstolo dos gentios, declara que este mundo tem um deus. Que deus será o deus deste mundo? Jesus declarou que este mundo o aborrece, porque as suas obras são más (Jo. 7:7). Declara também que este mundo é de baixo, e ele é de cima; e afirma que os judeus são deste mundo, e ele, Jesus, não é deste mundo (Jo. 8:23). João manda não amar este mundo, nem as coisas deste mundo, pois aquele que ama este mundo, o amor do Pai não está nele, pois as três coisas deste mundo: concupiscência da carne, concupiscência dos olhos, e a soberba da vida, são coisas deste mundo, e não procedem do Pai, mas do mundo (I Jo. 2:15-16).  São Tiago, declara que os cristãos que são amigos deste mundo são adúlteros, e se fazem inimigos de Deus (Tg. 4:4). “O diabo levou Jesus a um alto monte, e mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero; portanto se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te Satanás; porque está escrito: Adorarás ao Senhor teu Deus, e só a ele servirás” (Lc 4:5-8). Jesus não negou a declaração de Satanás, apenas expulsou-o. Parece que é o diabo o deus deste mundo. Mas o próprio Satanás, disse a Jesus que os reinos deste mundo lhe foram entregues, e é claro que quem entregou o mundo a Satã foi o deus deste mundo, pois o Deus Pai de Jesus Cristo jamais faria isso.

Jesus declarou: “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Lc. 10:22). Vejam a diferença. O Pai entregou todas as coisas não mão do Filho, e Satanás afirma que alguém lhe entregou todos os reinos deste mundo, e esse não é o Pai. E esse tal que entregou todos os reinos deste mundo a Satã, foi quem submeteu a criação a um regime de vaidade e servidão da corrupção (Rm. 8:20-21).Esse que submeteu a criação não é Satanás, pois é tido como deus, e Satã desde o início pecou e mentiu (I Jo. 3:8; Jo. 8:44) .

Deus, o Pai não tem ligações com este mundo, e o seu reino não é neste mundo. Os textos que provam isso são: II Tm. 4:18; I Pe. 1:3-4; Jo. 14:1-3. E Deus, o Pai, está completamente desligado deste mundo (I Tm. 6:16; Jo. 1:18).

Jesus foi enviado pelo Pai para salvar os condenados e cativos deste mundo (Jo. 3:16-17). E o preço pago ao deus deste mundo foi a vida do Filho de Deus Pai (I Pe. 1:18-19; I Co. 6:19-20). Jesus nos comprou, e nós que cremos, somos tirados das potestades das trevas (poderes demoníacos), e levados para o reino de Deus (Cl. 1:12-13). Paulo assim se refere a essas potestades das trevas: “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também” (Ef. 2:2-3). Jesus só veio a este mundo para salvar pecadores (Gl. 1:4). Mas Jesus nada tem a ver com este mundo (Jo. 8:23; Jo. 17:13-16). O deus deste mundo é alguém que está muito ligado a ele e tem muito poder.

  1. Esse ser poderoso estabeleceu o seu reino neste mundo. Ele disse ao povo de Israel: “Vós me sereis um reino sacerdotal e um povo santo” (Ex. 19:6).
  2. Esse ser poderoso tem os seus filhos gerados pela carne neste mundo. Ele disse: “Israel é meu filho, meu primogênito” (Ex. 4:22). E disse ao povo: “Filhos sois de Jeová vosso deus” (Dt. 14:1). Os filhos de Jeová, não são nascidos do Espírito Santo. Este novo nascimento só surgiu quando Jesus encarnou (Jo. 3:3-6). Os nascidos da carne não são filhos de Deus Pai (Jo. 1:12-13).
  3. A herança de Jeová para seus filhos é neste mundo; a terra de Canaã, ou melhor, a Palestina, que foi prometida com juramento a Abraão e a sua descendência por possessão eterna (Gn. 17:8). E o próprio Abrão não creu em Jeová; pois, pela fé, creu na Jerusalém celestial (Hb. 11:8-10).
  4. A capital do reino de Jeová é a Jerusalém da Terra, que pertencia aos Jebuseus (II Sm. 5:6-7). Esta é a Jerusalém deste mundo, onde habita Jeová (Ed. 2:68; I Cr. 23:25;  Sl. 68:16; Sl. 132:13-14; Sl. 135:21). Era o sonho de Jeová (Ex. 15:17-18). Paulo declara que as duas Jerusaléns são duas heranças diferentes (Gl. 4:21-26; Gl. 4:30-31). Vemos que Abraão é o pai da fé porque escolheu a Jerusalém verdadeira e não a falsa (Gl. 3:6-9).
  5. Jeová mesmo declara que este mundo, e os homens deste mundo são seus (Sl. 24:1).
  6. Jeová reina também sobre as nações deste mundo (Sl. 47:7-8; Sl. 22:28; Sl. 96:10 Sl. 99:1).
  7. Jeová é quem elege os reis deste mundo, os bons e os maus. “Esta sentença é por ordem dos vigiadores, e esta ordem é por mandado dos santos, afim de que conheçam os viventes que o altíssimo tem domínio sobre os reinos dos homens, e os dá a quem quer, e até ao mais baixo dos homens constitui sobre eles” (Dn. 4:17). Jeová entregou todos os reinos sob o domínio de Nabucodonozor, rei da Babilônia, rei cruel e perverso, que destruiu Jerusalém, e queimou a fogo o templo onde Jeová habitava (Jr. 27:5-8). Judá foi levado cativo, e lá, a fome era tanta que as mulheres piedosas comiam os próprios filhos (Lm. 4:10).
  8. Não há como negar. O deus deste mundo, a quem Paulo se refere em II Co. 4:4 é Jeová, que tem tanto poder, que cega os cristãos, e assim, o adoram como sendo o deus verdadeiro.

 

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

6 ideias sobre “(452) – O DEUS DESTE MUNDO – II

    • Não,
      Os Gnósticos não acreditavam que Jesus tinha vindo em Carne, muitos nem acreditavam no Pai no Filho e no Espírito Santo.
      Não cremos na doutrina católica sobre a trindade porém cremos no trinitarismo, isto é: No Pai ( Como uma pessoa ” nada de energia cósmica “) No Filho ( Como uma pessoa Divina eterna e incriada que deixou de Ser Deus para encarnar e na ressurreição se tornou Deus de novo ) e no Espírito Santo que procede do Pai e que também não é uma energia e sim uma Pessoa que se entristece, sente ciúme, ensina, consola e ajuda e que não é Jesus nem o Pai.

      Obviamente que quando vemos que Jeová não é o Pai muitas coisas passam a fazer sentido, e muitas coisas mudam. Porém o Pai é o Pai o filho é o Filho e o Espírito Santo é o Espírito Santo.

  1. Prezado Pastor, saudações e paz em Cristo Jesus!

    Estive lendo o texto O DEUS DESSE MUNDO – II, por sinal, profundamente interessante e bastante esclarecedor em muitos aspectos, porém, se me permite uma crítica construtiva, não acha estranhíssimo a lógica que tenta explicar a presença de DOIS SERES MALIGNOS; o deus Jeová de um lado e Satanás do outro??? Veja, não há a mínima lógica nisso, pois se partirmos da revelação em Apocalipse 12: 9 de que “Foi precipitado o Grande Dragão que é a antiga serpente chamada Diabo e Satanás, que engana todo o mundo”, de que ele foi precipitado na Terra e com ele os seus anjos, o que significa que ele (Satanás) é chefe absoluto pelo menos dos anjos que ele arrastou (a terça parte das estrelas do céu). Se partirmos, novamente, de Apocalipse 20: 10 que diz que o Diabo (Satanás) e seus anjos serão lançados no Lago de Fogo e Enxofre (Segunda Morte), o que fica estranho é que a Bíblia NÃO FAZ MENÇÃO à condenação de Jeová e é claro que, se Jeová NÃO É O DEUS PAI VERDADEIRO, logo, é um falso deus e, como falso deus, certamente será condenado. Como fica essa questão??? Se Satanás, que é o chefão absoluto dos demônios e está acima de qualquer demônio por ser chefe, será condenado, como fica Jeová nessa história???

    • A Paz do Senhor Jesus Cristo irmão Hélio,

      A Bíblia é clara em afirmar e mostrar a identidade de Jeová e que ele sim será arrancado e condenado, veja só :

      Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto.
      Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de fornicação; temos um Pai, que é Deus.
      Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
      Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
      Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
      João 8:40-44

      O Próprio Jeová se diz Pai do primogênito Israel, segue-se que Cristo não pode ser seu UNIGÊNITO, quando Jesus diz que o Pai de Israel é o Diabo ele refere-se a Jeová, porque quem se identificou como Pai, foi o próprio Jeová :

      Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito.
      Êxodo 4:22

      Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus.
      E vós não o conheceis, mas eu conheço-o. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra.
      João 8:54,55

      Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
      Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.
      João 1:17,18

      Jesus falou em parábolas porque os próprios discípulos não podiam suportar e porquê Jesus falaria em Parábolas se todos já o conhecessem ? :

      Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai.
      João 16:25

      Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
      João 16:12

      Fora que os próprios discípulos estavam querendo satisfações do Pai fora de Cristo e Jesus disse que era impossível :

      Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
      Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
      Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
      Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
      Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
      Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
      João 14:6-11

      A Condenação de Jeová Virá, ele é o Anti Cristo :
      Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
      O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
      Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?
      E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
      Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado;
      E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
      A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira
      2 Tessalonicenses 2:3-9

      O Homem do Pecado cuja a eficácia é segundo Satanás é Jeová e ele se assenta como Deus no Santuário de Deus desde a época dos apóstolos, Jeová é um anjo que se diz Deus e que nega Jesus :

      Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes.
      E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.
      Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
      E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
      Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele.
      Atos 7:53-57

      Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
      Gálatas 3:19

      Estes são os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.
      Levítico 27:34

      E sim existe uma distinção entre Satanás e Jeová que ficam claras :

      Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
      E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
      Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
      Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
      Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
      E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.
      Jó 1:7-12

      E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR.
      Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
      E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.
      Então Satanás respondeu ao Senhor, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
      Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!
      E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.
      Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.
      Jó 2:1-7

      Além de tudo não conhecia o que estava no coração de Jó e admite para o próprio Satanás que ele foi enganado para ao fazer o mal sem causa para Jó, e pior… Depois disso é enganado pela segunda vez e erra pela segunda vez. Isto prova três coisas 1- Jeová não é definitivamente Deus 2- Jeová é o Chefão absoluto, Satanás é só a Mão dele 3- Jeová age segundo a eficácia de Satanás, porque a mão de Jeová é o próprio Satanás, o que o configura certinho como o homem iníquo, que Paulo diz que existe o MISTÉRIO DA INIQUIDADE, se é MISTÉRIO, segue-se que este homem da iniquidade ainda esta reinando dentro da igreja e enganando o Povo, mas este mistério só vai ser desfeito no arrebatamento :

      Fora que Jesus nos veio revelar o verdadeiro, porque havia um que era falso :

      E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
      1 João 5:20

      (Apocalipse 12:9)É uma figura de Cristo e os Crentes que já estão nos lugares celestiais lutando contra o Dragão (Miguel = Aquele que é como Deus(O único que é como Deus é Jesus))

      Anjos = Mensageiros = Crentes
      “E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.”
      Gálatas 4:14

      Outra Coisa, se Satanás tirou alguém do céu aonde o Pai estava, Jesus se enganou ao dizer que ninguém viu ao Pai e que ninguém subiu ao céu aonde o Pai está :

      Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai.
      João 6:46

      Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
      João 3:13

      Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.
      1 Timóteo 6:16

      A Verdade é que a identidade falsa de Jeová está bem visivél principalmente para o povo daquela época e realidade, e a Bíblia é clara ao dizer que haverá a destruição do iníquo que sempre coloca a culpa em Satanás !

  2. A despeito de Satanás ter dito a Jesus Cristo que todos os reinos desse mundo e sua glória a ele fora entregue, NÃO QUER DIZER que tenha sido entregue por um “deus” que NÃO É O VERDADEIRO e terá que ser condenado por ter se colocado como deus. O fato é que foi ADÃO, que o Deus Pai Verdadeiro, colocou como administrador do Planeta e que, pelo pecado de ambos (ADÃO e EVA) eles entregaram o mundo a Satanás (Jeová, neste caso), razão pela qual Deus Pai disse a ADÃO: “Visto que deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste do fruto que te ordenei não comer, MALDITA É A TERRA POR TUA CAUSA” (por que foi através do pecado de Adão e Eva que o inimigo passou a dominar). Nesse caso, faz sentido Satanás , que é o maioral, ter dito que o mundo lhe fora entregue e que, por isso mesmo, a Terra passou a ser maldita! Gostaria que refletisses sobre isso! Grande abraço!

    • A paz do Senhor Jesus Hélio,
      O Apóstolo Paulo diz que antes da lei já estava o pecado, e que a lei não pode ser cumprida por causa da contaminação da carne a primeira lei foi “Não comerás” :

      Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
      Romanos 5:13

      Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
      Romanos 8:3

      Muito bem, Jeová ainda detinha este mundo em suas mãos depois da queda do homem, e disse que o homem se tornara como ele após o pecado :

      Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
      Gênesis 3:22

      Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
      Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.
      Salmos 24:1,2

      Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de triunfo.
      Porque o Senhor Altíssimo é tremendo, e Rei grande sobre toda a terra.
      Ele nos subjugará os povos e as nações debaixo dos nossos pés.
      Salmos 47:1-3

      Teus são os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude tu os fundaste.
      Salmos 89:11

      Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.
      Isaías 42:5

      Se o Mundo estava nas mãos de Jeová após a queda, conforme os versículos acima, segue-se que quem entregou o mundo a Satanás, foi Jeová mesmo !

      Quando o Apóstolo Paulo diz que :

      Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
      Romanos 5:12

      Ele não se refere ao pecado, mas o homem Adão criado em carne que não tinha condições de dar certo porque era carne:

      Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
      Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
      O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
      Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.
      E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
      E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
      1 Coríntios 15:45-50

      O primeiro já era corruptível, e estava em si mesmo fadado a dar errado, as primeiras Criaturas de Deus o Pai começaram em Cristo :

      Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
      Tiago 1:18

      Assim que, se alguém está em Cristo, nova ***criatura*** é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
      2 Coríntios 5:17

      ***Criação do Grego***

      Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
      Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
      E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
      Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
      Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.
      Gálatas 4:4-8

Deixe um comentário