(660) – BELZEBÚ (BAAL-ZEBUBE)

“E depois da morte de Acabe, Moabe se revoltou contra Israel. E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros e disse-lhes: Ide, e perguntai a Baal-Zebu, deus de Ecrom, se sararei desta doença. Mas o anjo de Iahweh disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebu, deus de Ecrom? E, por isso, assim diz Iahweh: Da cama a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então, Elias partiu. E os mensageiros voltaram para ele: e ele lhes disse: Que há, que voltastes? E eles lhes disseram: Um homem nos saiu ao encontro, e nos disse: Ide, voltai para o rei que vos mandou, e dizei-lhe: Assim diz Iahweh: Porventura, não há Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-Zebu, deus de Ecrom? Portanto, da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. E eles lhe disseram: Qual era o trajo do homem que vos veio ao encontro e vos falou estas palavras? E eles lhe disseram: Era um homem vestido de pêlos, e com os lombos cingidos com um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita” (2 Rs.1:1-8). Ecrom era uma cidade dos filisteus e o deus de Ecrom chamava-se Baal-Zebube.

“Trouxeram-lhe, então, um endemoninhado cego e mudo; e de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via. E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de Davi? Mas os fariseus, ouvindo isso, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios. Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. E, se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino? E se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam, então, os vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes. Mas, se eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus” (Mt.12:22-28).

Temos aqui as seguintes revelações:

1)   Belzebu era o deus invocado pelos judeus e pelos fariseus para expulsar demônios.

2)   Iahweh dizia que era ele o rei de Israel e Jesus revela que o rei de Israel era Satanás, porque Jesus disse que se o reino de Satanás está dividido, não subsistirá. “Eu sou Iahweh, vosso Santo, o criador de Israel, vosso Rei” (Is.43-15:). Quem é Baal-Zebu? Baal era o maior deus dos cananeus, e se traduz por Pai. E Zebu, é mosca. “E Iahweh fez assim: Vieram grandes enxames de moscas à casa de Faraó, e às casas dos seus servos, e sobre toda a terra do Egito; a terra foi corrompida destes enxames” (Ex.8:24). Logo, Baal-Zebu quer dizer: Pai das moscas: “E converteu em sangue os seus rios; e as suas correntes, para que não pudessem beber. E lhes mandou enxames de moscas que os consumiram, e rãs que os destruíram” (Sl.78:44-45). “E, naquele dia, eu separarei a terra de Gósen, em que meu povo habita, afim de que nela não haja enxames de moscas, para que saibas que eu sou Iahweh no meio desta terra” (Ex.8:22).

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário