(655) – ALMA VIVENTE

1)    Jesus, ao encarnar, ficou igual ao homem tornando-se em alma vivente, sujeito à morte e sujeito à tentações: “E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações” (Lc.22:28). O Deus Pai é espírito: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade” (Jo.4:24). Por ser espírito, ele é invisível: “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém” (1 Tm.1:17). Cristo é a imagem de Deus: “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” (Cl.1:15). Fica provado, que a imagem de Deus só pode ser Espírito, porque encarnado, ele era imagem do homem: “E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo.1:14). Como imagem de Deus, nEle estão todos os tesouros da sabedoria e da ciência (Cl.2:3). Como imagem do homem, nele estão todas as fraquezas e tentações dos homens: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Hb.4:15).

2)   Vejamos Iahweh: “Jurou Iahweh pela sua alma, o Senhor dos Exércitos: Tenho abominação pela soberba de Jacó, e aborreço seus palácios, e entregarei a sua cidade e tudo o que nela há” (Am.6:8). Iahweh tem alma como Adão: “E formou Iahweh Eloim o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gn.2:7). Para provar que Iahweh tem alma como o homem, vamos citar mais textos: “Corrige-te, ó Jerusalém, para que a minha alma não se aparte de ti, para que não torne em assolação e terra não habitada” (Jr.6:8). “E alegrar-me-ei por causa deles, fazendo-lhes bem, e os plantarei nesta terra certamente, com todo o meu coração e com toda a minha alma” (Jr.32:41).

3)   A alma é movida por paixões. Os filósofos classificaram sete paixões da alma e seus respectivos contrários. Melhor dizendo, sete paixões positivas e sete negativas:

a) Coragem, e seu oposto, temor;

b) Egoísmo, e seu oposto, renuncia;

c) Ousadia, e seu oposto, covardia;

d) Ira, e seu oposto, mansidão;

e) Alegria, e seu oposto, tristeza;

f) Simplicidade, e seu oposto, vaidade;

g) Amor, e seu oposto, ódio.

Outro pensador fez uma classificação um pouco diferente: medo, coragem; ódio, amor; orgulho,humildade; avareza, caridade; preguiça, diligência; jactância, modestia; ira, mansidão. Um outro pensador fez uma classificação também um pouco diferente: audácia, temor; alegria, tristeza;esperança, desespero; bondade, maldade; fuga, concupiscência; desejo, repugnâcia; fidelidade, rebelião.

Iahweh, sendo alma vivente, está sujeito a todas essas paixões, pois elas são paixões da alma: “Iahweh prova o justo, mas a sua alma aborrece o ímpio e o que ama a violência” (Sl.11:5). Iahweh cobiça: “Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal e de ferro, são consagrados a Iahweh; irão ao tesouro de Iahweh” (Js.6:19). Quando a ira de Iahweh é muito grande, ela se transforma em furor do inferno: “Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até o mais profundo do inferno, e consumirá a terra com sua novidade, e abrasará os fundamentos dos montes” (Dt.32:22). “Amaldiçoai a Meroz, disse o anjo de Iahweh; acremente amaldiçoai os seus moradores, porquanto não vieram em socorro de Iahweh, com os valorosos” (Jz.5:23). Iahweh é alma vivente, por isso tem medo.

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

2 ideias sobre “(655) – ALMA VIVENTE

    • Com relação a existência de outros além do diabo temos :
      (Jó 1:6-7) E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
      Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
      ( Importante Frisar que esses Filhos de Deus no original esta escrito Filhos de Elohim = ( El = Deus ) ( him = prefixo plural masculino no hebraico ) portanto Elohim = Deuses que dentro da nossa concepção engloba a orquestra espiritual da maldade).

      (1 Coríntios 8:5-6) Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),
      Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
      (Gálatas 4:8) Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.
      (Efésios 2:2) Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
      (Efésios 6:12) Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
      (Marcos 5:1-13) E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos.
      E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;
      O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender;
      Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.
      E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.
      E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
      E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.
      (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)
      E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
      E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.
      E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.
      E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
      E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.

      A paz de nosso Senhor jesus esteja com o irmão !

Deixe um comentário