(751) – O CULPADO 2

Iahweh Deus formou o homem do pó da terra: “E formou Iahweh Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gn.2:7). E o homem foi posto no jardim do Éden para o lavrar e o cultivar, porém, não havia a mulher para colaborar com o homem: Daí, disse Iahweh Deus: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” (Gn.2:18). E Iahweh Deus tomou uma das costelas do homem, Adão, e formou uma mulher; e trouxe-a a Adão (Gn.2:22). Adão e sua mulher estavam nus e não se envergonhavam (Gn.2:25).

A nudez de Adão e de sua mulher Eva, era a inocência, porque não conheciam nem o bem e nem o mal, e eles trabalhavam no jardim, passeavam e brincavam.

E Iahweh Deus fez uma serpente que falava e a colocou no jardim junto com Adão e Eva: “E Iahweh Deus plantou todo tipo de árvore para comer, e pôs no meio do jardim a árvore da vida e a árvore da ciência do bem e do mal” (Gn.2:9). E Iahweh deu uma ordem a Adão dizendo: “De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn.2:16-17). E a serpente que era perversa, seduziu Eva dizendo: Certamente não morrerás, pois Iahweh Deus sabe que no dia em que dela comeres, ficarás como Deus, sabendo o bem e o mal. Então, Eva comeu e seu marido comeu com ela e ambos morreram. Mas, não morte física, mas uma morte espiritual. E Iahweh Deus entrou em juízo com Adão, dizendo: “Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá, e comerás a erva do campo. No suor de teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó, e em pó te tornarás” (Gn.3:17-19).

Quem é o vilão dessa história, da condenação de Adão e Eva?

Então, vamos trazer à luz: Israel estava em guerra, mas o rei Davi ficou em casa, e a mulher de Urias, Bate-Seba, estava se banhando, e Davi, do terraço do seu palácio, a viu; e ela era extremamente linda. Então, Davi mandou buscá-la, e se deitou com ela. E Bate-Seba concebeu de Davi. Então, Davi mandou chamar Urias da guerra, e o mandou para sua casa, a fim de descansar. Só que Urias não foi para sua casa, mas dormiu à porta da casa real, com todos os servos do seu Senhor, e não desceu à sua casa. De manhã, Davi soube que Urias não havia descido à sua casa, e então, mandou embebedá-lo, mas, mesmo assim, Urias resistiu e não desceu à sua casa. Então, Davi escreveu uma carta, mandando por Urias na maior força da peleja; “e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra. E morreu Urias, o heteu” (2 Sm.2:16-17). “E, passado o luto da mulher de Urias, enviou Davi e a recolheu em sua casa, e lhe foi por mulher e ela lhe deu um filho. Porém essa coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos de Iahweh” (2 Sm.11:27). “Por que, pois, desprezaste a palavra de Iahweh, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feristes a espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom” (2 Sm.12:9). Joabe foi quem colocou Urias à frente da batalha, para que ele morresse, mas, o culpado, foi o rei Davi que ordenou.

Assim também, a serpente lá no jardim do Éden, não é culpada. O culpado foi Iahweh que planejou a queda de Adão e Eva, colocando a serpente no jardim. Está provado que Iahweh é contra os cristãos e contra a Igreja: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn.3:15).

O apóstolo Paulo revela essa verdade dizendo: “E o Deus de paz, esmagará em breve a Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém!” (Rm.16:20).

Quem é o culpado?

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário