(757) – O REINO DE DEUS 3

1.   No Velho Testamento, o Reino de Deus era em Canaã. Quem era Canaã? Era o neto de Noé. Noé tinha três filhos: “E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cam e Jafé” (Gn.5:32). O mais novo deles, era Cam. Depois do dilúvio, Noé plantou uma vinha e bebeu do fruto da vinha. Ele ficou embriagado e se despiu no meio da tenda. E Cam, seu filho mais novo, ao entrar na tenda, viu a nudez do seu pai, e Noé então, lançou uma maldição sobre seu filho: “E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos” (Gn.9:25). Canaã era filho de Cam e neto de Noé: “E os filhos de Cam são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã” (Gn.10:6). A terra de Canaã, tem o nome do neto de Noé. Na terra de Canaã surgiram os cananeus que eram sodomitas descendentes de Canaã. A maldição de Noé tornou o seu neto sodomita. Iahweh escolheu Canaã, terra de sodomitas, para fundar o seu reino. Quando Israel entrou em Canaã, Iahweh disse: “… Com varão não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é …” (Lv.18:22), etc, etc.

2.   Quando na igreja se canta: ‘Caminhando vou, para Canaã’, o homem está aprovando a obra tenebrosa de Iahweh. E quando canta ‘Caminhando vou, para Canaã’ está dizendo que está caminhando na direção dos sodomitas, isto é, está indo para as trevas.

3.   Iahweh prometeu que ia tirar aquele povo corrompido quando Israel entrasse em Canaã: “Porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra, que nela estavam antes de vós; e a terra foi contaminada” (Lv.18:27). “Enviarei um anjo diante de ti (e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus e os jebuseus)” (Ex.33:2). “Porque eu lançarei fora as nações de diante de ti, e alargarei o teu termo; ninguém cobiçará a tua terra, quando subires para aparecer três vezes no ano diante de Iahweh, teu Deus” (Ex.34:24).

4.   Porém, Iahweh não cumpriu a sua promessa: “E subiu o anjo do Senhor de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado, e disse: Nunca invalidarei o meu concerto convosco. E quanto a vós, não fareis concerto com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares; mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isto? Pelo que também eu disse: Não os expelirei de diante de vós; antes estarão às vossas costas, e os seus deuses vos serão por laço” (Jz.2:1-3).

5.   “Estas, pois, são as nações que Iahweh deixou ficar, para por elas provar a Israel, a saber, a todos que não sabiam de todas as guerras de Canaã. Tão somente para que as gerações dos filhos de Israel delas soubessem (para lhes ensinar a guerra), pelo menos os que dantes não sabiam disso: Cinco príncipes dos filisteus e todos os cananeus, e sidônios, e heveus, que habitavam nas montanhas do Líbano, desde o monte de Baal-Hermom, até a entrada de Hamate. Estes, pois, ficaram para por eles provar a Israel, para saber se dariam ouvidos aos mandamentos que tinha ordenado a seus pais pelo ministério de Moisés. Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e perizeus, e heveus, e jebuseus, tomaram suas filhas para si por mulheres, e deram aos filhos deles as suas filhas, e serviram a seus deuses. E os filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos de Iahweh, e se esqueceram de Iahweh seu Deus, e serviram aos baalins e a Astarote. Então a ira de Iahweh se acendeu contra Israel, e ele os vendeu em mão de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia. E os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim por oito anos” (Jz.3:1-8).

6.   Começou, então, uma série de cativeiros, que foram sete, e duraram, cento e dez anos. No final do livro de Juízes, a corrupção moral era tão grande que um levita que peregrinava em Israel, durante a noite, com sua concubina, um velho convidou-os para dormirem na sua casa. Isto aconteceu na terra de Benjamim. Numa certa hora da noite, bateram à porta do velho dizendo: “Tira para fora o homem que entrou em tua casa, para que o conheçamos” (Jz.19:22). E o levita pôs a sua concubina para fora de casa e “eles a conheceram e abusaram dela toda a noite até pela manhã e ela morreu” (Jz.19:25): “Nunca tal se fez, nem se viu desde o dia em que os filhos de Israel subiram da terra do Egito, até ao dia de hoje” (Jz.19:24-30). Esta é mais uma história tenebrosa de Iahweh, o deus das trevas.

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário