(339) – AS DUAS CASAS – V.a

AS    DUAS    CASAS    5A

            Como lemos na carta aos Hebreus, capítulo três, versos um a seis, existem duas casas. A casa de Moisés, que é também a casa de Jeová, e que foi edificada por um servo, não pelo Filho de Deus: “E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; mas Cristo, como Filho sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós” (Hb. 3:5-6). Não há dúvida de que são dois edificadores. Vamos comparar as duas casas para saber se são a mesma, ou se são diferentes:

1- Na casa de Jeová, imperaram as pestes: “Jeová te ferirá com úlceras malignas nos joelhos e nas pernas, de que não possas sarar, desde a planta do pé até o alto da tua cabeça” (Dt. 28:35). “Também Jeová fará vir sobre ti toda enfermidade e toda a praga, que não está escrita no livro desta lei, até que sejas destruído” (Dt. 28:61). Na casa de Jesus impera a cura, pois ele tomou sobre si as nossas enfermidades: “E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos; para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: ‘Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças’ ” (Mt. 8:16-17).

2- Na casa de Jeová, havia sacerdotes cegos, coxos, aleijados, e por isso eram excluídos do templo. E note-se que os levitas foram eleitos por Jeová para ministrar no santuário (Nm. 1:50). “Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua semente, nas suas gerações, em que houver alguma falta, se chegará a oferecer o pão do seu deus. O cego, o coxo, ou de nariz chato, o de membros compridos, o de pé ou mão quebrados, ou corcovado, ou anão, ou sarnento, etc. Nenhum homem da semente de Arão, o sacerdote, se chegará para oferecer as ofertas queimadas de Jeová; falta nele há” (Lv. 21:17-21).No salmo cento e três, verso três, está escrito“Jeová perdoa todas as tuas iniqüidades, e sara todas as tuas enfermidades”. Se Jeová não curou as doenças e aleijões dos levitas, seus predestinados, não cura ninguém. Jesus disse: “Muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro” (Lc. 4:27). Mas na casa de Jesus Cristo e do Pai, todos são curados. Jesus mandou dizer a João Batista: “Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o Evangelho” (Mt. 11:5).

3- Na casa de Jeová só entram os hebreus. Os outros povos ficam de fora: “Filhos sois de Jeová vosso deus; … Porque és povo santo a Jeová teu deus, e Jeová te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu povo próprio” (Dt. 14:1-2). O que é pior, os outros povos foram predestinados por Jeová para, no futuro, depois da restauração, serem escravos dos hebreus: “Porque Jeová é altíssimo e tremendo, e rei grande sobre toda a terra. Ele nos submeterá os povos e porá as nações debaixo dos nossos pés” (Sl. 47:2-3). Na casa do Pai, todas as nações são iguais, e aceitas no seu reino. Jesus ordenou aos discípulos, dizendo: “Ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinado-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amem” (Mt. 28:19-20). “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc. 16:15-16).

4- Na casa de Jeová, quem não guardasse a lei nos seus mínimos detalhes, estava debaixo de terríveis maldições. O maldito plantava muito e não colhia nada. Se houvesse colheita os ladrões levavam tudo. A plantação era destruída pelo gafanhoto, a lagarta e o pulgão. Os filhos eram malditos desde o ventre, e nasciam raquíticos, aleijados ou mortos. Os sãos eram levados como escravos. Há dois capítulos inteiros sobre maldições (Dt. 27:11-26; 28:15-68). No livro dos provérbios, lemos: “A maldição de Jeová habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos ele abençoará” (Pv. 3:33). Mas Paulo disse: “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer (Rm. 3:10). E também disse: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de deus” (Rm. 3:23). Concluímos que não há justos, e assim todos estão debaixo de maldição. Quando um rei em Israel se corrompia, levava o povo à corrupção e à idolatria, e então as maldições vinham sobre toda a nação, e os justos eram condenados com os ímpios. Não havia piedade. Jeová falou pela boca de Ezequiel: “Dize à terra de Israel: Assim diz Jeová: Eis que sou contra ti, e tirarei a minha espada da bainha, e exterminarei do meio de ti o justo e o ímpio” (Ez. 21:3).

Na casa de Jesus e do Pai as coisas mudaram. Jesus falou pela boca de Paulo, dizendo: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” (Gl. 3:13; Dt. 21:22-23). Para os que crêem em Jesus, não há mais maldições de Jeová, ou melhor, Jeová perdeu a força, pois se não há maldições, também não há lei, pois as maldições fazem parte da lei: “Todos aqueles que são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão no livro da lei, para fazê-las” (Gl. 3:10).Se Jeová fosse o Pai, teria mudado, mas ele declarou que não muda (Ml.3:6).

5- Na casa de Jeová os filhos eram carnais e nascidos de semente humana, que é imunda. O próprio Jeová declarou que os hebreus, ou melhor, os filhos de Israel, eram seus filhos, diversas vezes (Dt. 14:1- 2, 32:19-20; Is. 1:2, 30:9, 43:6, 63:8, 64:8; Ml. 1:6). E Jeová declarou que o sêmen humano é imundo (Lv. 15:16). A mulher quando recebe do homem a semente da cópula fica imunda (Lv.15:18). Os filhos nascidos de cópula carnal eram imundos (Lv. 12:1-8). Eram filhos de Jeová, pois Jeová é o deus de toda a carne (Jr. 32:27).

Na casa de Jesus e de seu Pai nenhum nascido de cópula carnal vai entrar, mas só os nascidos do Espírito Santo. Jesus falou a Nicodemos, dizendo: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre da mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo. 3:3-6). E o apóstolo João disse: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de  Deus” (Jo. 1:12-13).

Amigo leitor. A qual casa você pertence? Pense, reflita, e faça a sua opção agora. Saia de debaixo do jugo e das maldições; saia das trevas para a luz; saia da ira para o amor; saia da condenação para a salvação; saia da morte para a vida, com Jesus.

 

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário