(653) – QUEM DO IMUNDO TIRARÁ O PURO?

São palavras de Jó. Ele disse: “Como, pois, seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce da mulher?” (Jó 25:4). Elifaz, amigo de Jó, também disse: “Que é o homem, para que seja puro? E o que nasce da mulher, para que fique justo?” (Jó 15:14). O problema está dentro do homem: “Também o homem, quando sair dele a semente da cópula, toda a sua carne banhará com água, e será imundo até à tarde” (Lv.15:16). “Também toda a veste, e toda pele em que houver semente da cópula, se lavarão com água e serão imundos até a tarde” (Lv.15:17). “Ninguém da semente de Arão, que for leproso, ou tiver fluxo comerá das coisas santas, até que seja limpo; como também o que tocar alguma coisa imunda de cadáver, ou aquele de que sair a semente da cópula” (Lv.22:4). É claro que a criança que nasce da cópula nasce imunda: “Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação e qualquer que a tocar será imundo até à tarde” (Lv.15:19). “E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano por holocausto e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado, diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote; o qual oferecerá perante o Jeová, e por ela fará propiciação; e será limpa do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz varão ou fêmea” (Lv.12:6-7). É por isso que Jó falou: “Quem do imundo tirará o puro?” (Jó 14:4). O grande problema é que é Jeová quem dá os filhos na carne: “E servireis a Jeová vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de ti as enfermidades. Não haverá alguma que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei” (Ex.23:25-26). “E comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que te der Jeová teu Deus, no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apertarão” (Dt.28:53). “Eis que os filhos são herança de Jeová, e o fruto do ventre, o seu galardão” (Sl.127:3). “Porque adulteram e sangue se acha nas suas mãos; com os seus ídolos adulteraram, e até os seus filhos, que de mim geraram, fizeram passar pelo fogo, para os consumirem” (Ez.23:37). “Além disso, tomaste teus filhos e tuas filhas, que por mim geraras, e os sacrificaste a elas, para serem consumidos; acaso é pequena a tua prostituição?” (Ez.16:20).

Conclusão: Os filhos imundos vêm todos de Jeová. Jesus, ao fazer o homem nascer de novo, está tirando a imundícia de Jeová: “Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus” (Jo.3:3). “Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne, é carne, mas o que é nascido do Espírito, é espírito. Não te maravilhes de ter te dito: Necessário vos é nascer de novo” (Jo.3:4-7). É por isso que Paulo diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co.5:17). Jó errou quando disse: “Quem do imundo tirará o puro? Ninguém” (Jó 14:4).

O novo nascimento não é mais do que tirar do imundo o puro. “Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade” (Ef.4:22-24). Pedro falou: “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre” (1 Pd.1:23).

Jeová criou o homem imundo, e afirma que ele é a imagem e semelhança de Deus? Adão tinha semente imunda, isto é, esperma imundo.

Alguém dirá: Adão só se tornou imundo depois da queda. Não é verdadeira esta afirmação. Adão era carne antes da queda, e carne é corrupção e podridão. Tinha consciência carnal antes da queda: “Então Jeová Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que Jeová Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão” (Gn.2:21-22).

“E, agora, digo isto, irmãos: Que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção” (1 Co.15:50).

 

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário