(577) – AS DUAS CRIAÇÕES 2

Citaremos as palavras do apóstolo Paulo, que diz: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou, para que andássemos nelas” (Ef.2:10). Paulo, neste texto, está revelando que há duas criações. A primeira está relatada no livro de Gênesis 1:26-28. Neste texto lemos que o homem e a mulher foram criados à imagem dos deuses, porque a palavra Eloim, no hebraico, está no plural (deuses). A mulher criada à imagem dos deuses caiu no conto da serpente, e o homem caiu com ela (Gn.3:1-6). O homem criado em Jesus Cristo não peca, e por que não peca? Porque não foi criado por Jesus Cristo, mas foi criado em Cristo. Qual a diferença? A diferença é que Jesus Cristo criou-o sozinho, o homem que vai fazer as obras de Deus Pai (Ef.2:10). E os deuses que criaram Adão, disseram: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn.1:26). Quando Adão caiu, um deles disse: “Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal” (Gn.3:22). Este texto deixa claro que um Deus sabia o bem e o mal, e o outro não, logo não havia unidade entre eles.

A segunda coisa que devemos notar no texto de Ef.2:10 é que, os criados por Jesus Cristo são os que fazem parte da segunda criação, e Deus prepara as obras boas para que essas novas criaturas andem nelas; e na primeira criação os deuses puseram a árvore da ciência do bem e do mal ao alcance do homem, mas proibiram que tocasse nela. O homem, incitado pela serpente, comeu o fruto maldito, e desde então, faz o bem ou o mal a seu arbítrio. Aqui está a diferença: Os da primeira criação fazem as obras da árvore do bem e do mal, e os da segunda criação fazem as obras preparadas pelo Deus Pai.

No Velho Testamento não havia obras boas de Deus, porque essas obras boas só surgiram pela mediação de Cristo (Ef.2:10). E Paulo declarou: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço” (Rm.7:18-19). Davi escreveu o seguinte num salmo: “Jeová olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um” (Sl.14:2-3).

Para que não fique dúvida sobre o assunto, Davi repetiu estes versos em Sl.53:2-3. E o apóstolo Paulo confirma o que Davi disse: “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há sequer um” (Rm.3:10-12). E Paulo diz mais: “Porque todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus” (Rm.3:23).

E os profetas, eles não fizeram também a obra de Deus? Como lemos por Moisés, o maior profeta (Dt.34:10): Moisés levantou a vara de Jeová para o céu, e houve trevas totais por três dias (Ex.10:21-23). Porém o Novo Testamento diz: “Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas” (1 Jo.1:5). As trevas que vieram de Moisés não vieram de Deus. Jesus afirma que ele não acusa os cristãos diante do Pai; quem acusa é Moisés (Jo.5:45). Jeremias, o profeta, lançava maldições terríveis (Jr.18:18-23). Ezequiel transmite o recado de Jeová, dizendo: “Quando eu enviar as terríveis flechas da fome contra eles para sua destruição, então aumentarei a fome sobre vós, e tornarei instável o sustento do pão” (Ez.5:16). “As mãos das mulheres piedosas coseram seus próprios filhos; serviram-lhe de alimento na destruição da filha do meu povo” (Lm.4:10). “Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque a vossa beneficência é como a nuvem da manhã, e como o orvalho da madrugada, que cedo passa. Por isso os abati pelos profetas; pelas palavras da minha boca os matei” (Os.6:4-5).

Jesus virou a mesa, e Paulo então diz: “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Co.5:21). “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Ef.2:10).

 

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário