(730) – A CABEÇA 2

“Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o varão, e o varão a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo” (1 Co.11:3). Deus, o Pai, só é cabeça de Cristo e, Cristo é cabeça dos varões.

Por que fala varão? Porque Cristo não é cabeça das fêmeas. Fêmea é o carnal. Cristo não é cabeça dos carnais: “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm.8:5-8). “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Rm.8:13-14).

Todo o que é espiritual, é varão; todo o que é carnal, é fêmea: “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestes, mas o homem encoberto no coração; no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas ao seu próprio marido” (1 Pd.3:3-5). Toda mulher espiritual é varão: “Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito” (1 Co.6:16-17). Quem se ajunta com uma meretriz faz-se uma carne com ela, mas quem se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.

O espírito no Velho Testamento é fêmea (Ruot), e no Novo Testamento, é macho (Pneuma).

Cristo não é cabeça dos reinos deste mundo, pois disse: “O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui” (Jo.18:36). Iahweh é cabeça deste mundo: “Dizei entre as nações: Iahweh reina! O mundo também firmará para que não se abale” (Sl.96:10). “Deus reina sobre as nações; Deus se assenta sobre o trono da sua santidade” (Sl.47:8). “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o varão, e o varão a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo” (1 Co.11:3).

Cristo não é a cabeça de nenhuma mulher. Se alguma mulher não é submissa ao marido, ambos estão fora do corpo; porque o marido não é cabeça. Quando a mulher é submissa ao marido, não há fofoca na igreja. Daí, Cristo é cabeça dos varões. Quando a mulher não é submissa é porque o marido não é varão. Se ele não é varão, Cristo não é cabeça. Daí, a igreja está contaminada: “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo” (2 Co.11:2-3).

Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário