(178) – O ABISMO

O ABISMO

 

 

Que é  um  abismo ? É um sorvedouro medonho; precipício escancarado; poço sem fundo. Biblicamente, o que é o abismo? “E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumo do poço,  como o fumo de uma grande fornalha, e  com o fumo do poço escureceu-se o Sol e o ar. E do fumo vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder dos escorpiões da terra ” (Ap. 9:1-3). Esta foi a descrição assustadora. Os gafanhotos são demônios para atormentar os homens, portanto o abismo é a morada  tenebrosa desses demônios e dos anjos caídos (Ap. 9:4-10). Em seqüência o texto de Apocalipse revela que o abismo tem sobre si um rei, o anjo do abismo; em hebreu, é o seu nome Abadon, que quer dizer PERDIÇÃO, e no grego o mesmo nome é Apolion (Ap. 9:11). Esse abismo é também o lugar onde Satanás ficou preso mil anos. João descreve assim: “E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e  Satanás, e amarrou-o por mil anos, e lançou-o no abismo, e ali o encerrou por mil anos” (Ap. 20:1-3). Isaías revela que o abismo é também o inferno onde será lançado Satanás. “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei  o meu trono, e no monte da congregação exaltarei o meu trono, da banda dos lados do norte. Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo” (Is.14:13-15). É o lugar da besta (Ap. 17:8).

Precisamos saber onde é o abismo, esse lugar tão monstruoso e tenebroso. No abismo só há trevas.“Puseste-me no mais profundo do abismo, em trevas e nas profundezas. Sobre mim pesa a tua cólera” (Sl. 88:6-7).O salmista está declarando três coisas. A primeira é que foi lançado no abismo, e a segunda é que foi Jeová que o lançou, pois estava colérico, e a terceira é que o abismo é aqui na terra. Será isso possível? Será a terra onde vivemos um abismo? O lugar e morada dos demônios, prisão de Satanás e o reino da  besta? Essa besta vence as testemunhas de Deus (Ap. 11:7).

Há um detalhe sobre o abismo nas escrituras. Ele é o lugar dos mortos. O salmista Davi disse: “Jeová, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo” (Sl. 30:3).O apóstolo Paulo deixa mais clara a localização do abismo. “Quem descerá ao abismo? ( Isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo)? (Rm. 10:7). Agora que sabemos que o abismo é o lugar dos mortos, lugar das trevas, e o próprio inferno onde serão lançados o diabo e os demônios, e também os anjos do diabo, precisamos saber quando a terra onde vivemos se tornou um abismo. Teria sido quando Adão e Eva pecaram e a terra foi amaldiçoada por Jeová? (Gn. 3:17; 5:29). Pelas descrições das Escrituras, a terra não se tornou em abismo por causa do pecado. O abismo foi criado com a terra, isto é, a criação da terra é a criação do abismo. Vamos transcrever os textos que esclarecem o assunto sem deixar nenhuma dúvida.

Salomão, no livro dos provérbios, nos diz: “Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando compassava ao redor a face do abismo” (Pv. 8:26-27). A face do abismo é a face da terra onde vivemos. “Lançou os fundamentos da terra, para que não vacile em tempo algum. Tu a cobres com o abismo, como com um vestido; as águas estavam sobre os montes” (Sl.104:5-6). A narrativa de Moisés, descrevendo a obra da criação, diz: “No princípio criou Elohin os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia: e havia trevas sobre a face do abismo; e o espírito de Elohin se movia sobre a face das águas” (Gn. 1:1-2).

Pelas descrições das escrituras, foi criado o abismo, isto é, a casa dos demônios, a prisão e reino de Satanás (Lc. 4:5-8). Sendo o abismo o inferno e lugar dos mortos, o homem, ao ser criado foi lançado no abismo e nas mãos da serpente (Gn. 3:1-6).

Os homens foram condenados antes de pecar. Foi condenado à morte antes da serpente tentar. É por isso que o apóstolo Paulo diz: “No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre  aqueles que não pecaram à semelhança de transgressão de Adão” (Rm. 5:14). Quando Jeová diz que reina sobre a terra, reina sobre o abismo. “Porque Jeová altíssimo é tremendo, e rei grande sobre a terra” (Sl. 47:2). “Pois Jeová é o rei de toda a terra; cantai louvores com inteligência. Jeová reina sobre as nações” (Sl. 47:7-8).Jeová reina sobre o abismo medonho e sobre o inferno junto com Satanás e Abadon. Reina sobre a morte e a perdição, e sobre os condenados que já eram condenados antes da queda de Adão. Isso é assustador (Sl. 8:5-9). Sendo a terra o abismo, o inferno, casa dos demônios, lugar dos condenados e lugar de trevas, a glória que Jeová coroou o homem é falsa, pois, o  homem foi incumbido de reinar sobre esse caos, sobre esse abismo tenebroso e medonho. Jesus ofereceu outra glória e outro reino.

Graças a Deus pai, Jesus declarou: “Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo” (Jo. 8:23). Argüido por Pilatos, Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo” (Jo. 18:36). E para os seus discípulos, Jesus disse: “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque  não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece” (Jo. 15:19). E Jesus continua dizendo: “Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os aborreceu, porque não são do mundo, assim como eu  do mundo não sou” (Jo. 17:14-16). Jesus poderia ter dito: Não são do abismo e do inferno como eu também não sou.

O mal dos cristãos  é amarem as bênçãos do abismo, e com isso confessarem que são de baixo e não de cima; dizem pertencer a Jesus, mas pertencem aos reis do abismo.

 

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário