(669) – PEDRA DE TROPEÇO

1)   Que é pedra de tropeço? “E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados” (1 Pd.2:8). A Bíblia é pedra de tropeço. A Bíblia diz: “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus” (1 Jo.3:9). Aqueles que são escravos do pecado e querem pecar, mudam a palavra de Deus para ‘pecar de vez em quando’: “Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu” (1 Jo.3:6). “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, pois o que permanece nele é a divina semente; ora esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” (1 Jo.3:9). (Bíblia Sagrada Revista e Atualizada no Brasil 2a edição). Tropeçaram na Palavra.

 2)   “Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como pelas obras da lei. Tropeçaram na pedra de tropeço” (Rm.9:30-32). A lei é uma pedra de tropeço.

 3)   “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E, de novo, protesto a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído” (Gl.5:1-4). Quem guarda a lei, tropeça na lei: “Porque, em Jesus Cristo, nem a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim, a fé que opera por caridade” (Gl.5:6).

4)   “Por que, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura” (Gl.6:15).

5)   “Ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor, e seja ele o vosso assombro. Então, ele vos será santuário, mas servirá de pedra de tropeço e de rocha de escândalo às duas casas de Israel; de laço e de rede, aos moradores de Jerusalém. E muitos dentre eles tropeçarão, e cairão, e serão quebrantados, e enlaçados, e presos” (Is.8:13-15). Iahweh é pedra de tropeço; sem misericórdia, sem piedade e sem compaixão, pois, destruiu os dois reinos: “e disse Iahweh: Também a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que elegi, como também a casa de que disse: Estará ali o meu nome” (2 Rs.23:27).

 

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário