(668) – SALOMÃO 2

Iahweh elegeu Salomão antes de Davi conhecer Bate-Seba, logo, o adultério que havia de acontecer já estava planejado por Iahweh: “E sucedeu que, estando o rei Davi em sua casa, e que Iahweh lhe tinha dado descanso de todos os seus inimigos em redor, disse o rei ao profeta Natã: Ora, olha, eu moro em casa de cedros, e a arca de Iahweh mora dentro de cortinas. E disse Natã ao rei: Vai e faze tudo quanto está no teu coração, porque Iahweh é contigo. Porém sucedeu, naquela mesma noite, que a palavra de Iahweh veio a Natã, dizendo: Vai e dize a meu servo, a Davi: Assim diz Iahweh: Edificar-me-ias tu casa para minha habitação? Porque em casa nenhuma habitei, desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo. E, em todo lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei porventura alguma palavra com qualquer das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro? Agora, pois, assim dirás ao meu servo, a Davi: Assim diz Iahweh dos exércitos: Eu tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o chefe sobre o meu povo, sobre Israel. E eu fui contigo, por onde quer que foste, e destruí teus inimigos diante de ti, e fiz para ti um grande nome, como o nome dos grandes que há na terra e prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja movido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam como dantes, desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel. A ti, porém, te darei descanso de todos os teus inimigos; também Iahweh te faz saber que Iahweh te fará casa. Quando os teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então, farei levantar depois de ti a tua semente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens, e com açoites de filhos de homens. Mas a minha benignidade se não apartará dele, como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti” (2 Sm.7:1-15).

Davi estava muito velho e Adonias era o herdeiro legítimo do trono e começou a reinar. Natã, o profeta, soube, e chamou Bate-Seba e combinou com ela para entrar na presença do rei Davi e dizer, vive o rei Davi, meu senhor, que jurou a mim que meu filho Salomão herdaria o trono de Israel, mas agora, eis que Adonias reina. E Davi tirou Adonias e colocou Salomão e o fez sentar no trono. E Adonias pediu a Salomão a Abisague por mulher, por meio de Bate-Seba. Salomão, irado, disse: “E por que pedes Abisague, a sunamita, para Adonias? Pede também para ele o reino (porque é meu irmão maior), para ele, digo, e também para Abiatar, sacerdote, e para Joabe, filho de Zeruia” (1 Rs.2:22). Naquele mesmo dia, Salomão mandou matar Adonias. Foi uma trama assassina para tirar Adonias do trono e colocar Salomão. O pobre Adonias foi a vitima. E essa trama assassina, foi aprovada por Iahweh.

Davi tinha uma paixão: “Lembra-te, Iahweh, de Davi, e de todas as suas aflições. Como jurou a Iahweh e fez votos ao Poderoso de Jacó, dizendo: Certamente que não entrarei na tenda em que habito, nem subirei ao leito em que durmo; não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, enquanto não achar lugar para Iahweh, uma morada para o Poderoso de Jacó” (Sl.132:1-5). Iahweh responde a Davi: Tu derramas sangue em abundância e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome, porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante a minha face, eis que o filho que te nascer, será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos ao redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias. “Este edificará casa ao meu nome; ele me será por filho, e eu a ele por pai; e confirmarei o trono do seu reino sobre Israel, para sempre” (1 Cr.22:9-10).

Davi derramou sangue dos cananeus, amorreus, jebuseus, filisteus, todos sodomitas, inimigos de Iahweh. Salomão derramou sangue de seu irmão, Adonias, herdeiro legítimo do trono, para que ele, Salomão, se assentasse injustamente no trono de Davi. Salomão se assentou no trono com mil mulheres corrompidas e corruptas, que lhe perverteram o coração.

E Iahweh aprova esta barbaridade!?!

 

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

2 ideias sobre “(668) – SALOMÃO 2

  1. Pois é, meu caríssimo pastor Olavo! Assim caminha a humanidade, nesse mundo natural e político caracterizado pelo usurpador deus Jeová. E, sob o comando escrito por Isaías 6, versus 8 ao 12, toda a terra está a mercê da divindade israelita (Jeová).

Deixe um comentário