(671) – DEUS PERDOADOR

1) “É ele que perdoa todas as tuas iniqüidades, e sara todas as tuas enfermidades” (Sl.103:3). Samuel, nesta época, era profeta de Iahweh e Saul lhe disse: “Agora, pois, te rogo, perdoa-me o meu pecado e volta comigo, para que adore a Iahweh” (1 Sm.15:25). Mas Iahweh não perdoou: “Vendo, pois, o seu pagem de armas que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada, e morreu com ele” (1 Sm.31:5). 

Está provado que Iahweh não perdoa todas as iniquidades: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta a Iahweh, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque é grandioso em perdoar” (Is.55:7).

2)  “Por que dais coices contra o sacrifício e contra a minha oferta de manjares, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel? Portanto, diz Iahweh, Deus de Israel, na verdade tinha dito eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz Iahweh: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão envilecidos” (1 Sm.2:29-30). “Porque já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo os seus filhos execráveis, não os repreendeu. Portanto, jurei à casa de Eli que nunca mais será expiada a iniqüidade da casa de Eli com sacrifício nem com oferta de manjares” (1 Sm.3:13-14).

Está provado que Iahweh não sara todas as enfermidades.

3) Iahweh não perdoa seu povo: “E disse Iahweh a Moisés: Até quando me provocará este povo? E até quando não crerão por todos os sinais que fiz no meio deles? Com pestilência o ferirei, e o rejeitarei, e farei de ti povo maior e mais forte do que este” (Nm.14:11-12). Moisés responde a Iahweh: “Assim, os egípcios o ouvirão; porquanto com a tua força fizeste subir este povo do meio deles. E o dirão aos moradores desta terra, que ouviram que tu, ó Iahweh, estás no meio deste povo, que face a face, ó Iahweh, lhes apareces, que a tua nuvem está sobre eles, e que vais adiante deles numa nuvem de dia, e numa coluna de fogo de noite. E se matares este povo como a um só homem, as nações, pois, que ouviram a tua fama, falarão dizendo: Porquanto Iahweh não podia pôr este povo na terra que lhes tinha jurado; por isso, os matou no deserto. Agora, pois, rogo-te que a força do meu Senhor se engrandeça, como tens falado, dizendo: Iahweh é longânimo e grande em beneficência, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração. Perdoa, pois, a iniquidade deste povo, segundo a grandeza da tua benignidade, e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui. E disse Iahweh: Conforme a tua palavra, lhe perdoei” (Nm.14:13-20). “Porém, tão certamente como eu vivo, e que a glória de Iahweh encherá toda a terra, todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz, não verão a terra de que a seus pais jurei, e até nenhum daqueles que me provocaram a verá” (Nm.14:21-23).“Dize-lhes: Assim como eu vivo, diz Iahweh, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros. Neste deserto cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados, segundo toda vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes; não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão, que vos faria habitar nela” (Nm.14:28-30). Iahweh perdoou, mas não perdoou, porque matou todos no deserto. Quando ele diz: “Eu sou Iahweh que perdoa todas as tuas iniqüidades” (Sl.103:3), ele está mentindo. E quando diz que: ‘sara todas as tuas enfermidades’ (Sl.103:3) também está mentindo, porque ele diz: “Iahweh te ferirá com úlceras malignas nos joelhos e as pernas de modo que não possas curar, desde a planta do teu pé até o alto da cabeça” (Dt.28:35). “Iahweh te ferirá com úlceras do Egito, e com hemorróidas, e com sarna, e com coceira, de que não possas curar-te” (Dt.28:27).

Mas Iahweh está mentindo. Quem sara todas as tuas enfermidades que Iahweh põe, é Jesus: “E Jesus, respondendo, disse-lhe: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e aos pobres é anunciado o evangelho” (Mt.11:4-5). “E, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça daí” (Mt.10:7-8).

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário