(664) – MOISÉS

“E era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra” (Nm.12:3). “Não é assim com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, e de vista, e não por figuras, pois ele vê a semelhança de Iahweh; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?” (Nm.12:7-8). “E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem Jeová conhecera face a face; nem semelhante em todos os sinais e maravilhas que Iahweh o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra” (Dt.34:10-11). “Agora, pois, deixa-me, que o meu furor se acenda contra eles, e os consuma; e eu farei de ti uma grande nação. Porém Moisés suplicou a Iahweh, seu Deus, e disse: Ó Iahweh, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tu tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão? Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te da ira do teu furor, e arrepende-te deste mal contra o teu povo. Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa semente como as estrelas dos céus, e darei à vossa semente toda esta terra, de que tenho dito, para que a possuam por herança eternamente. Então, Iahweh arrependeu-se do mal que dissera havia de fazer ao seu povo” (Ex.32:10-14). “E aconteceu que descendo Moisés do monte Sinai (e Moisés trazia as duas tábuas do Testemunho em sua mão, quando desceu do monte), Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que Iahweh falara com ele. Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; pelo que temeram de chegar-se a ele. Então, Moisés os chamou, e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram a ele, e Moisés lhes falou. Depois, chegaram também todos os filhos de Israel; e ele lhes ordenou tudo o que o Iahweh falara com ele no monte Sinai. Assim, acabou Moisés de falar com eles e tinha posto um véu sobre o seu rosto. Porém, entrando Moisés perante Iahweh, para falar com ele, tirava o véu até que saia; e, saindo, falava com os filhos de Israel o que lhe era ordenado. Assim, pois, viram os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que resplandecia a pele do rosto de Moisés; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até que entrava para falar com ele” (Ex.34:29-35). “E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem Iahweh conhecera face a face” (Dt.34:10).

 Vamos ver o que o Novo Testamento fala sobre Moisés: “A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? A este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera no sarçal” (At.7:35). “Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu a palavra de vida para no-las dar” (At.7:38). “Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa havia sido feita, e foi posta pelos anjos na mão de um mediador” (Gl.3:19).

Moisés ocupou o cargo que só Jesus ocupou: “Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem” (1 Tm.2:3-5). Pois, um homem da envergadura de Moisés, que tinha a glória de Deus no rosto, foi proibido de entrar no descanso de Iahweh: “E disse-lhes Iahweh: Esta é a terra de que jurei a Abraão, Isaque e Jacó, dizendo: À tua semente a darei; mostro-ta para a veres com os teus olhos, porém para lá não passarás. Assim, morreu ali Moisés, servo de Iahweh, na terra de Moabe, conforme o dito de Iahweh” (Dt.34:4-5).

Sabem onde foi parar o corpo de Moisés? “Mas, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda” (Jd.9).

Não pensem os servos de Iahweh que vão receber alguma coisa boa dele, pois, se Moisés foi entregue na mão do diabo, não esperem coisa melhor.

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

Uma ideia sobre “(664) – MOISÉS

Deixe um comentário