(677) – UM SÓ ESPÍRITO 2

“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação” (Ef.4:4). No Novo Testamento há um só Espírito. Iahweh manifesta muitos espíritos.

1)  “Porque Iahweh derramou sobre vós um espírito de profundo sono e fechou os vossos olhos, os profetas; e vendou os vossos líderes, os videntes” (Is.29:10). “Pelo que toda visão vos é como a palavra de um livro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Ora, lê isto; e ele dirá: Não posso, porque está selado. Ou dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Ora, lê isto; e ele dirá: Não sei ler. Porque Iahweh disse: Pois que este povo se aproxima de mim e, com a boca e com os lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens em que foi instruído; eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo; uma obra maravilhosa e um assombro, porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá” (Is.29:11-14).

2)  “Então, disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e endurece-lhes os ouvidos, e fecha-lhes os olhos; não venha a ele ver com os seus olhos, e a ouvir com os seus ouvidos, e a entender com o seu coração, e a converter-se, e a ser sarado” (Is.6:9-10). “E ainda que tenha feito tantos sinais diante deles, não criam nele, para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Por isso não podiam crer, pelo que Isaías disse outra vez: Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, afim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, e se convertam, e eu os cure. Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele” (Jo.12:37-41).

3)  Espírito homicida: “E, vindo ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito de Iahweh possantemente se apossou dele, e as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho que estão queimados, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos. E achou uma queixada fresca de jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens” (Jz.15:14-15).

4)  Espírito de mentira: “E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim. Agora, pois, eis que Iahweh pôs o espírito da mentira na boca de todos estes teus profetas, e Iahweh falou mal contra ti” (1 Rs.22:21-23).

5)  Iahweh punha espíritos malignos: “E o Espírito de Iahweh se retirou de Saul, e o assombrava um espírito mau, da parte de Iahweh” (1 Sm.16:14).

6)  Espírito adversário: “Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu espírito santo; pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles” (Is.63:10).

7)  Espírito de guerra: “Então, temerão o nome de Iahweh desde o poente, e a sua glória, desde o nascente do sol; vindo o inimigo como uma corrente de águas, o espírito de Iahweh arvorará contra ele a sua bandeira” (Is.59:19).

8)  Espírito de ira: “Então, o espírito de Iahweh se apoderou de Saul, ouvindo estas palavras, e acendeu-se em grande maneira a sua ira” (1 Sm.11:6).

9)  Espírito de confusão: “Enviou Deus um mau espírito entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém, os quais se houveram aleivosamente contra Abimeleque” (Jz.9:23).

10)      Espírito de perversidade: “Iahweh derramou no meio deles um perverso espírito; e eles fizeram errar o Egito com toda sua obra, como o bêbado quando se revolve no seu vômito” (Is.19:14).

11)      Espírito de prostituição: “Não querem ordenar as suas ações, a fim de voltarem para o seu Deus; porque o espírito de prostituição está no meio deles, e não conhecem a Iahweh”  (Os.5:4).Para provar que o espírito de prostituição vem de Iahweh: “Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa, porém não morarás nela; plantarás uma vinha, porém não lograrás do seu fruto” (Dt.28:30). “Portanto, assim diz Iahweh: Tua mulher se prostituirá na cidade, e teus filhos e tuas filhas cairão à espada, e a tua terra será repartida a cordel, e tu morrerás na terra imunda, e Israel certamente será levada cativa para fora da sua terra” (Am.7:17). “Portanto darei tuas mulheres a outros, e as suas herdades, a quem as possua; porque, desde o menor até ao maior, cada um deles se dá à avareza; desde o profeta até o sacerdote, cada um deles usa de falsidade” (Jr.8:10).

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário