(673) – VAIDADE 3

Definição: “Qualidade do que é vão; desejo exagerado de atrair a admiração ou as homenagens dos outros; ostentação; presunção; futilidade” (Dicionário da Língua Portuguesa). “Ambição mesquinha, vaidade, egocentrismo” (Dicionário de Filosofia). Definição bíblica: “Vaidade de vaidades! — diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade!” (Ec.1:2). Em hebraico, “Avel Avalim, avel avalim amar coelet avel avalim”.

1)   A vaidade gosta de exibir qualidades: piedade, misericórdia, justiça. Iahweh disse: “E porei entre eles um sinal, e os que deles escaparem enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lude, flecheiros, a Tubal e Javã, até as ilhas de mais longe, que não ouviram a minha fama, nem viram a minha glória; e anunciarão a minha glória entre as nações” (Is.66:19). “Então Moisés disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e apregoarei o nome do Iahweh diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer” (Ex.33:19).

2)   A vaidade sempre quer ser a primeira. Iahweh disse: “Sendo, pois, Abraão da idade de noventa e nove anos, apareceu Iahweh a Abraão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito” (Gn.17:1). Na Bíblia hebraica, Deus Todo-poderoso é El Shadday: “Amaldiçoai a Meroz, diz o Anjo de Iahweh; acremente amaldiçoai os seus moradores, porquanto não vieram em socorro de Iahweh, em socorro de Iahweh, com os valorosos” (Jz.5:23). O Deus Todo-poderoso não precisa de socorro: “Assim os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados. E, havendo Deus acabado no sétimo dia a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito” (Gn.2:1-2). “Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez Iahweh os céus e a terra, e ao sétimo dia, descansou, e restaurou-se” (Ex.31:17). O Todo-poderoso não necessita restaurar-se: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento” (Is.40:28). Para completar, Jesus disse: “E, por essa causa, os judeus perseguiam Jesus e procuravam matá-lo, porque fazia essas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (Jo.5:16-17).

3)   A vaidade quer ser sempre apreciada e louvada: “Louvem a Iahweh pela sua bondade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! E ofereçam sacrifícios de louvor e relatem as suas obras com regozijo!” (Sl.107:21-22).

4)   “Eu sou Iahweh; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura” (Is.42:8). A vaidade é egocêntrica, ela não reparte. Jesus é diferente: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E, eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um” (Jo.17:21-22).

5)   “Dai a Iahweh, ó filhos dos poderosos, dai a Iahweh glória e força. Dai a Iahweh a glória devida ao seu nome; adorai a Iahweh na beleza da sua santidade” (Sl.29:1-2). A vaidade usa de recursos impuros para ser adorado. Iahweh deu ordem a Oséias: “O princípio da palavra de Iahweh por Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se de Iahweh. E foi-se, e tomou a Gômer, filha de Diblaim, e ela concebeu, e lhe deu um filho” (Os.1:2-3). Onde está a beleza da santidade de Iahweh? Oséias casou-se com uma prostituta e não é pecado? E ainda teve um filho bastardo? “Nenhum bastardo entrará na congregação de Iahweh; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação de Iahweh” (Dt.23:2). O que Iahweh vai fazer deste bastardo? Pelo exemplo de Oséias, muitos vão se casar com prostitutas. Onde está a beleza da santidade de Iahweh? “Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa porém não morarás nela; plantarás uma vinha, porém não lograrás do seu fruto” (Dt.28:30). Onde está a formosura de Iahweh? Onde está a santidade de Iahweh?

6)   “Portanto assim diz Iahweh: Tua mulher se prostituirá na cidade, e teus filhos e tuas filhas cairão à espada, e a tua terra será repartida a cordel, e tu morrerás na terra imunda, e Israel certamente será levado cativo para fora da sua terra” (Am.7:17). A beleza da santidade de Iahweh tem cheiro de prostituição.

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

Deixe um comentário