(638) – A CRIAÇÃO 1

“No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn.1:1-2).

Gênesis 1:3: “E disse Deus: Haja luz. E houve luz”.

1)   O Deus que criou os céus e a terra foi Eloim, e Eloim é plural de EL. EL é Deus e Eloim, no hebraico, é plural de EL, logo, foram muitos deuses que criaram os céus e a terra. O verso dois está ligado ao verso um. O verso dois explica que a terra criada era sem forma e vazia; portanto, era um caos total. Não havia formas em nada, pois só havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. No hebraico, ‘a terra era sem forma e vazia’, é ‘TOVU VAVOU’ (caos). Terra, na linguagem alegórica é o homem e não o planeta terra. Então, Adão foi feito da terra, pois no hebraico, terra é ‘ADMÁ’, de onde vem o nome Adão. Então, quando a Bíblia diz que a terra era sem forma e vazia, quer dizer que o homem não era racional, não tinha entendimento. Então, os cristãos do início da igreja, dividiam o homem em três classes: hílicos, psíquicos e pneumáticos. Os hílicos são os homens brutos, sem entendimento. Os psíquicos, são os que com o passar de milhares de anos, desenvolveram o pensamento. Foi a época dos grandes filósofos. E os pneumáticos são os espirituais que estão acima dos psíquicos. Moisés foi um homem pneumático. Pneumático, vem da palavra pneuma, que é espírito.

Assim, nos seminários religiosos, existe uma matéria que trata do espírito (pneumatologia). No verso 3 de gênesis1, Deus começa a por ordem na obra criada por Eloim.

2)   Está escrito em Gênesis 1:3: “E disse Deus: Haja luz. E houve luz”. Extinguiram-se as trevas doverso 2. Que luz é esta? Se a luz do sol só veio no quarto dia? É outro tipo de luz. Alguns pensam que esta luz é a lei de Jeová, dada no monte Sinai através de Moisés (Pv.6:23). Mas não é, pelos seguintes motivos:

a) “A lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo.1:17). Se a verdade veio por Jesus, a lei não é verdade. Então, a lei não sendo verdade, não aperfeiçoa ninguém e não é luz: “Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus” (Hb.7:18-19).

b) “Sabendo isto; que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, para os fornicários, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para os que forem contrários à sã doutrina, conforme o evangelho da glória do Deus bem aventurado, que me foi confiado” (1 Tm.1:9-11). A lei foi dada no meio das trevas, portanto não é luz: “Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, e ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual, os que a ouviram pediram que se não lhes não falasse mais, porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte, será apedrejado. E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado e tremendo” (Hb.12:18-21). Por isso, a lei foi mudada por Jesus: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis” (Jo.13:34). Este mandamento de Jesus derrubou o mandamento de Jeová, que diz: “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Yahweh” (Lv.19:18). (Bíblia de Jerusalém). O livro de Hebreus afirma que a lei foi mudada: “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei” (Hb.7:12). Cristo foi sumo sacerdote no lugar dos levitas: “Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei” (Hb.5:5). (continua)

Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira

2 ideias sobre “(638) – A CRIAÇÃO 1

  1. Quem criou o universo foi jeová? quem separou a luz das trevas foi o PAI? A CRIAÇÃO DO HOMEM FORA DO JARDIM FOI O PAI? a historia dos anunaki é falsa? será que o PAI criou tudo e os anjos fizeram manipulação genetica no homem… nas tabuas sumerio os primeiros homens já existiam ele só foram manipulados pelos ets(anjos) então foi o PAI que criou tudo..

    • YHWH é o Autor de tudo mesmo, o Pai é Autor apenas da Segunda Criação feita em Cristo Jesus para a Salvação do homem.
      É por isso que Jesus morreu para nos comprar com seu sangue.
      E é por isso que e guerra das duas criações em nós continua mesmo depois de termos nos convertido e recebido Jesus no nosso coração.
      A nova Criação do Pai esta em Cristo e os Filhos de Deus são gerados pela fé e não por semente corruptível( Sêmem + óvulo) por esta razão dois crentes fervorosos podem ter um filho que não é crente.

      (João 1:12-13) Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
      Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

      (2 Coríntios 5:16-17) Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo.
      Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

      (Efésios 2:8-10) Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
      Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
      Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

      (Tiago 1:17-18) Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
      Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.

      (Gálatas 5:16-17) Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
      Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

      (1 Coríntios 15:45-54) Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
      Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
      O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
      Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.
      E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
      E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
      Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
      Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
      Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
      E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

      (Hebreus 9:11) Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,

Deixe um comentário