JESUS PREGOU AOS MORTOS

ESTUDO FEITO PELO PASTOR OLAVO SILVEIRA PEREIRA

 24/01/2010 

JESUS VEIO PREGAR AOS MORTOS

 (I Pedro 4:6)- Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito;

            Jesus pregou aos mortos … quem seriam estes mortos?

No evangelho de João está escrito que ninguém subiu ao céu, senão Cristo, este texto invalida as narrativas do VT que anjos ou Elias, ou Jeová subia e descia ….

(João 3:13)-             Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.

Existe um céu, visível ao olho humano : o céu astronomicamente falando, ou seja,  o céu  azul ou céu das estrelas.

Santo Agostinho , São Gregório, São Jerônimo – falam do céu em que Deus está.

A vida do homem é muito instável … terremotos, tsunamis …. a vida do homem é ilusória, repleta de acidentes, doenças. filhos rebeldes, a vida pode se transformar num verdadeiro inferno para muitas pessoas. Este mundo é repleto de sofrimentos. Para muitos a vida é um verdadeiro inferno aqui na terra. E Jesus veio neste inferno, pregar a nós, os mortos.

No evangelho de Lucas, Jesus deixa claro que os mortos, são os homens “vivos” que estão andando sobre a terra.

(LC 9:60) –  Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.

(Apocalipse 3:1) – E AO anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto

(João 11:25)-           Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

Então a terra está repleta de mortos que podem viver.

Sobre padecimentos com Cristo:

(Filipenses 1:29) – Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,

 

I Pe 3: 18 a 21

18   Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;

19   No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;

Jesus padeceu pelos injustos também … Jeová mata e castiga os injustos, Cristo padece pelos injustos, para que eles possam ser transformados, e justificados.

 (I Corintios 6:9) – Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?

Havia um soldado romano que prendia cristãos e os matava na fogueira … ele era injusto …. porém com o tempo ele se converteu …. e ele implorou para um cristão que estava prestes a morrer …. e ele implorou o perdão do cristão …. e o cristão NÃO o perdoou…. este cristão morreu a toa … perdeu a chance da salvação e aquele soldado que se arrependeu estava no caminho certo. Portanto mesmo que der o corpo para ser queimado, se não tiver amor, para nada se aproveita.

(1CO 13:3) –  E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

(Efésios 4:13) – Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

Mat. 6, se não perdoares, também Deus não o perdoará. Quem ama: perdoa, chegou a perfeição.

Perdoar até 70 vezes 7, é perdoar infinitas vezes. Nunca devemos julgar

(I Corintios 4:5) – Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.

 

(Mateus 22:32) – Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.

 

Rom. 5:

17   Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.

18   Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.

19   Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.

20   Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;

21   Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

 

I Cor. 15: 21 e 22

21   Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.

22   Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.

 

Todos morrem em Adão, todos estão mortos por causa da Lei, Adão é figura da Lei, do Velho Testamento, ministério da morte. Todos morreram em          Adão (Jeová) e todos vivem em Cristo (na ressurreição). Jesus batiza para a vida. Jeová batizou para morte no dilúvio

Rom 6:

3   Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?

4   De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

5   Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;

6   Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.

            O batismo nos capacita a sair da morte e entrar na vida.

(Colossenses 2:12) – Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.

            O batismo de Jeová é o da morte. O batismo de Cristo é o batismo da ressurreição é para vivificar

CL 2:13) –  E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,

I Pe 3: 18 a 21

18   Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;

19   No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;

20   Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;

21   Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;

No Batismo de Cristo há mudança de consciência .. .. (v. 21) O cristão tem tanta vontade de mudar, que quando se batiza “sepulta” as vontades. A salvação está na ressurreição. Somos justificados na ressurreição

I Co 15: 16 a 20

16   Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.

17   E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.

18   E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.

19   Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.

20   Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.

 

(Romanos 4:25) – O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.

(Efésios 5:14) – Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

            Só deixamos de ser mortos após recebermos Cristo. Batismo não do despojamento da imundícia da carne … Prá Jeová a remissão dos pecados era matar bodes e outros animais inocentes.

 (Hebreus 9:13) – Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,

Prá Jeová, os sacrifícios de touros e bodes santifica a CARNE.

(Jeremias 11:15) – Que direito tem a minha amada na minha casa, visto que com muitos tem cometido grande lascívia? Crês que os sacrifícios e as carnes santificadas poderão afastar de ti o mal? Então saltarias de prazer.

Jeová tem as carnes santas?? Como o que é corrupção pode ser santo?

 (I Corintios 15:50)-            E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

Jeová é o deus de toda a carne , e carne é corrupção, Jeová é o deus da corrupção.

(Jeremias 32:27)-   Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim?  

A carne adora Jeová. A carne para nada aproveita.

 (IS 66:23) –  E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.

(JO 6:63) –  O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.

Jeová colocou entendimento na carne humana, este entendimento é o espírito do homem.

 (Jó 12:9) – Quem não entende, por todas estas coisas, que a mão do SENHOR fez isto?

(Jó 12:10) – Na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana.

(JÓ 20:3) –  Eu ouvi a repreensão, que me envergonha, mas o espírito do meu entendimento responderá por mim.

 (Jó 32:8) – Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-Poderoso o faz entendido.

Jeová faz o espírito dentro do homem.

(Zacarias 12:1) – PESO da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele.

            Se o Espírito Santo habita no homem, o homem não está na carne.

 (Romanos 8:9)- Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

O mundo tem que ser retirado do coração do cristão.

 I JO 2:

15   Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

16   Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

17   E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

O mundo jaz no maligno. Jeová está no mundo, ele é o Deus de Toda a Terra, Deus das Nações.

(I João 5:19)-           Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.

(Hebreus 6:10)-      Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.

 

 (I Corintios 2:14) – Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Jeová põe um espírito no homem que não entende as coisas de Deus, mas o Espírito do verdadeiro Deus faz o homem entender as coisas de Deus.

Deixe um comentário